CBF afasta três árbitros de jogos do Brasileirão
Os árbitros principais afastados são Ramon Abatti Abel (SC), Braulio da Silva Machado (SC) e Flavio Rodrigues de Souza (SP), todos do quadro da FIFA. Eles comandaram as partidas no Allianz Parque, Maracanã e Barradão, respetivamente. A informação foi divulgada em primeira mão por Rodrigo Mattos, do UOL.
Já os árbitros do VAR punidos são Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN), Diego Pombo Lopez (BA) e Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP). No caso de Vitória-Flu, a CBF ainda afastou o segundo assistente do VAR (AVAR2), José Claudio Rocha Filho (SP). Os quatro citados também possuem distintivo da FIFA.
Os sete árbitros estão fora das contas para competições brasileiras por tempo indeterminado para "reavaliação de desempenho técnico", acrescentou o UOL.
No Palmeiras-Fortaleza, o Laion acabou visado pelos dois penáltis marcados para o Verdão. Ramon Abatti assinalou a penalidade em campo após uma disputa por espaço entre Titi e Flaco López; já o VAR chamou o árbitro para rever um lance em que Yago Pikachu desviou a bola com o braço recolhido.
Já na partida entre Flamengo e Juventude, Braulio apitou um penálti bastante duvidoso para o Fla por um toque de Mandaca em Gerson. O árbitro catarinense ainda expulsou Nenê, do Juventude, com dois amarelos consecutivos, um por protestos e outro por falar utilizar um termo ofensivo.
Por fim, no Vitória-Fluminense, Flavio Rodrigues marcou um penálti para o Leão após Matheusinho forçar o contato com Lima e cair na área. O VAR não recomendou a revisão. O lance aconteceu nos minutos finais e definiu a vitória rubro-negra num confronto direto contra o rebaixamento.
A série de afastamentos forçou a CBF a alterar a escala de dois jogos desta segunda-feira na Série B. Diego Pombo Lopez estaria no VAR no América-MG-Sport, enquanto Rodrigo Guarizo seria o responsável pela arbitragem de vídeo no Ituano-Santos. Os substitutos são Philip Georg Bennett e Adriano de Assis Miranda, respetivamente.