Brasileirão: Artur Jorge estreia-se pelo Botafogo com derrota diante do Cruzeiro (2-3)
Cruzeiro 3-2 Botafogo
Depois do vice no Mineiro e do empate dececionante na Sul-Americana, o Cruzeiro deu um novo alento aos adeptos e iniciou o Brasileirão com uma vitória. A Raposa não iniciava a Série A a ganhar desde 2017. O triunfo também põe fim a um jejum de quatro partidas. Na quarta-feira, a equipe mineira visita o Fortaleza no Castelão.
Veja a classificação atualizada do Brasileirão
Grande decepção do último Brasileirão, o Botafogo perdeu o seu terceiro jogo seguido e começa mal a Série A. O treinador português Artur Jorge, que chegou do SC Braga, segue sem pontuar no comando do Glorioso. Agora, os cariocas preparam-se para a estreia em casa, diante do Atlético-GO, na quinta-feira.
Bela primeira parte
As duas equipas começaram o jogo num ritmo forte e criaram momentos de emoção logo nos primeiros minutos. O Cruzeiro quase abriu o marcador por Neris, num golo evitado por Gatito. No ataque seguinte, Júnior Santos escapou pela direita e cruzou para Tiquinho Soares fazer o 1-0.
O ritmo seguiu no Mineirão, mas com ligeira superioridade da Raposa. A defesa do Botafogo não encaixou e a equipa da casa conseguiu o empate aos 19 minutos. Depois de jogada trabalhada, Lucas Silva acertou um remate de fora da área e deixou tudo igual.
O Cruzeiro chegou a virar ainda na primeira etapa, mas o golo marcado por Arthur Gomes foi anulado por toque com o braço. No final da primeira parte, a sensação era de que os mineiros estavam mais próximos do segundo golo.
Cruzeiro resiliente
O Botafogo reagiu no regresso do intervalo e teve duas ótimas ocasiões para fazer o 2-1. Júnior Santos parou no guarda-redes Anderson e Jeffinho perdeu o golo de baliza aberta. O Cruzeiro resistiu e foi-se acertando no jogo. Pouco depois, Matheus Pereira fez uma grande jogada e a bola sobrou para Rafa Silva balançar a rede.
A situação ficou melhor para os donos da casa quando Alexander Barboza, do Botafogo, foi expulso. Com um a mais, parecia só uma questão de administrar a vantagem. Porém, os visitantes empataram por Danilo.
O Cruzeiro lançou-se de novo no ataque e, muito resiliente, foi premiado pela insistência. Nos descontos, William cruzou rasteiro e Rafael Elias completou para fazer o golo da vitória.