Brasileirão: Com festa para Dinamite, Vasco vence Grêmio (2-1)
Vasco da Gama 2-1 Grémio
Esta foi o segundo encontro entre cruzmaltinos e tricolores numa estreia de Campeonato Brasileiro. Assim como em 2012, deu Vasco a vencer por 2-1.
Com este resultado, os cariocas iniciam a Série A dentro dos quatro primeiros, enquanto o Grêmio termina a primeira ronda colado na zona de despromoção.
Na próxima jornada, na quarta-feira, o Vasco visita o Bragantino e o Grêmio recebe o Athletico-PR.
Confira a classificação da Série A
Festa para Dinamite e bom jogo
O duelo foi marcado pelas homenagens ao ídolo vascaíno Roberto Dinamite, que completaria 70 anos no sábado.
O Vasco usou novo equipamento, no estilo do craque falecido no ano passado, os adeptos fizeram um mosaico na bancada, usaram máscaras e o clube rendeu uma homenagem com familiares de Dinamite.
Dentro de campo, a equipa da casa também fez bonito. Mesmo sem Payet, lesionado no joelho, o Gigante da Colina Dois dominou o Tricolor na primeira parte. Além de marcar dois golos, a equipa de Ramon Díaz não sofreu uma finalização à baliza sequer.
Na segunda parte, Renato Portaluppi fez três alterações em 15 minutos e o Imortal acordou. O gol ogremista chegou aos 68 minutos, mas logo depois a equipa da casa reorganizou-se e não concedeu ocasiões claras para o rival empatar.
Primeiro VAR com anúncio do Brasileirão
A partida em São Januário teve a primeira revisão do VAR anunciada para todo o estádio, nos moldes que já acontecem em Portugal. O árbitro Flavio Rodrigues de Souza explicou que anulou uma grande penalidade para o Vasco por simulação, e na sequência, deu um cartão amarelo ao avançado Rossi.
Os adeptos ficaram em silêncio para ouvir o juiz, antes de protestarem a decisão.
Outra novidade da regra colocada em prática esta temporada, e que aconteceu no jogo, foi a substituição extra por concussão. O central tricolor Kannemann foi substituído logo aos 14 minutos de jogo, devido a uma pancada na cabeça.
Gustavo Martins, o seu substituto, foi o autor do golo gremista.