Brasileirão: Criciúma surpreende (2-1) Botafogo de Artur Jorge
Criciúma 2-1 Botafogo
A lei mais temida do futebol brasileiro foi aplicada aos 10 minutos do primeiro tempo. Barreto surgiu como um raio na pequena área e cabeceou firme para abrir o marcador para o Criciúma. O médio passou pelo Botafogo entre 2021 e 2022, e pertencia ao clube alvinegro até julho do ano passado.
A vantagem do Tigre fez jus à equipa que foi superior na execução no primeiro tempo. A equipa de Cláudio Tencati protegeu bem a área nas investidas do Botafogo e levou perigo nos contra-ataques. Matheusinho chegou a fazer o segundo, mas o golo foi anulado por falta de Barreto na origem do lance.
Sem conseguir encontrar seu melhor futebol, o Botafogo recorreu a uma das suas maiores armas para empatar o jogo no segundo tempo: a bola aérea. Lucas Halter ganhou no alto após cantode Óscar Romero, aos 55', e deixou tudo igual. Foi a única finalização enquadrada do Alvinegro na etapa final.
O Criciúma retomou o controlo da partida, e aí apareceu o protagonista da segunda etapa. Logo após o empate, Arthur Caíke apareceu sozinho na área e perdeu uma ótima oportunidade, de cabeça. Depois, arriscou um remate de longe e errou de forma bisonha. Mas ele acabou premiado pela insistência.
Aos 84 minutos, Claudinho roubou a bola no meio-campo, avançou com liberdade e deixou Arthur Caíke na boa para fazer o golo da merecida vitória do Tigre.
O Criciúma chegou aos 12 pontos e subiu provisoriamente para o 13.º lugar, com dois jogos a menos. Este foi o primeiro triunfo carvoeiro em casa no retorno à Série A. A equipa volta a campo na próxima quinta-feira, contra o São Paulo, no Morumbis.
Já o Botafogo perdeu uma invencibilidade de nove jogos em todas as competições e desperdiçou a oportunidade de assumir a liderança. O Glorioso caiu para o terceiro lugar, com 20 pontos, e ainda pode terminar a jornada em quinto. Na quarta, o conjunto de Artur Jorge recebe o Red Bull Bragantino, no Nilton Santos.