Brasileirão: Grêmio bate Fortaleza e soma pontos importantes na luta pela manutenção (3-1)
Recorde as incidências da partida
O triunfo fez o Grêmio subir três posições na classificação e ganhar fôlego nesta fase do Brasileirão. O Tricolor agora é 11.º, com sete pontos de vantagem para a zona de descida. O Fortaleza perdeu a oportunidade de assumir a liderança do Brasileirão ao ser derrotado em Porto Alegre.
Depois de um primeiro tempo equilibrado, o segundo também indicava equilíbrio. Porém, uma falha individual recolocou o Grêmio à frente no marcador. Pouco depois de ter uma finalização bloqueada na área, Martin Braithwaite recebeu próximo da meia-lua e rematou fraco em diagonal. João Ricardo tentou fazer a defesa, mas deixou a bola passar e a equipa da casa voltou à liderança do marcador.
Em desvantagem, Juan Pablo Vojvoda mexeu na equipa e arriscou para chegar ao empate. As mudanças não geraram grande volume ofensivo do Leão do Pici, mas houve uma grande ocasião. Juan Lucero, de cabeça, obrigou Caíque a uma defesa milagrosa.
Logo de seguida, um lance praticamente definiu o resultado. Mancuso recebeu o segundo cartão amarelo, foi expulso e deixou o Fortaleza com 10 jogadores em campo. A superioridade numérica fez o Grêmio respirar e ainda deu a oportunidade de Yeferson Soteldo fechar a contagem já no período de descontos.
Início agitado
Por necessidade, os dois conjuntos adotaram posturas ousadas desde os primeiros minutos. O Grêmio fez o primeiro logo aos 13'. Braithwaite iniciou a jogada, passou para Franco Cristaldo, que encontrou Alexander Aravena. O chileno posicionou-se ao segundo poste e abriu o ativo.
A resposta do Fortaleza foi imediata. Em subida rápida pela direita, Hércules alcançou a área sem ser parado pela marcação e marcou com um remate cruzado.