Brasileirão: Líder Botafogo derrotado pelo Cruzeiro (0-3), Palmeiras volta a perder (0-2)
Botafogo 0-3 Cruzeiro
Foi apenas a segunda derrota do Botafogo em casa na Série A do Brasileirão. O Glorioso não sabia o que era uma derrota há oito jogos, com seis vitórias nessa sequência.
Apesar do desaire, a equipa de Artur Jorge segue na liderança do Brasileirão, com 40 pontos, mas pode ser alcançada pelo Flamengo, com 37, que joga este domingo, no Maracanã, contra o Atlético-GO.
O Cruzeiro, por sua vez, conquistou apenas a terceira vitória como visitante no Brasileirão. Um triunfo expressivo e que mostrou a força do conjunto mineiro após as contratações feitas desde a chegada de Pedro Lourenço no comando da SAD celeste.
Recital do Cruzeiro
Após anos de sofrimento e um risco real de insolvência, o Cruzeiro vem dando claros sinais de que está de volta ao topo do futebol brasileiro. A exibição desta noite contra o Botafogo confirmou essa condição, com a equipa a jogar em sintonia em todos os setores do campo.
O primeiro golo, por exemplo, começou com uma troca de passes que se iniciou na defesa até à área do Botafogo, onde o Grémio chegou com seis jogadores. Marlon encontrou William, o melhor lateral do Brasileirão até então, que rematou e contou com o desvio de Lucas Halter.
No segundo tento, marcado também na primeira etapa, outra jogada iniciada no campo defensivo e criada por Matheus Henrique, um dos nomes da partida. Já no chão, dentro da área, Matheus Pereira aproveitou-se de um descuido da defesa do Botafogo e deu um toque para a conclusão de Lautaro Díaz, que marcou o seu primeiro golo com a camisola do Cruzeiro.
Já no segundo tempo, o recital do conjunto mineiro foi completado com outro toque magistral de Matheus Pereira, que recebeu na direita e assistiu Álvaro Barreal. Um golaço do argentino, que já foi nomeado para o prémio Puskás quando atuava no Cincinnati, dos Estados Unidos, clube que detém o seu passe.
Se não bastasse a grande performance ofensiva do Cruzeiro, o veterano Cássio teve um jogo brilhante no Nilton Santos. Preterido no seu fim de ciclo no Corinthians, o guardião vem recuperando a sua grande forma no conjunto mineiro. Essa foi apenas a sua quarta partida pelo novo clube e, sem dúvidas, o jogo mais especial. Foram pelo menos três defesas decisivas.
A vitória do Cruzeiro teve a assinatura do ataque, mas passou mesmo pelas mãos de Cássio, que fez com que o Botafogo terminasse pela primeira vez um jogo nesta edição do Brasileirão sem qualquer golo marcado.
Palmeiras 0-2 Vitória
Abel fez várias alterações no onze inicial, com ausências consideráveis como o guarda-redes Weverton, os laterais Marcos Rocha e Vanderlan, o médio Aníbal Moreno, além dos atacantes Dudu e Flaco López. O resultado foi uma derrota contra um conjunto que luta pela manutenção.
O resultado mantém o Palmeiras na 3.ª posição, com a equipa a perder a chance de assumir a vice-liderança e ficar a apenas um ponto do líder Botafogo. Foi a terceira derrota palmeirense nos últimos quatro jogos.
O jogo começou morno, mas não demorou para o guarda-redes Lucas Arcanjo ser obrigado a uma boa intervenção quando o Palmeiras começou a encontrar espaço no meio-campo do Vitória.
Apesar de ter criado bem mais, o Palmeiras pecou na hora de acertar no alvo. Foram 11 remates no primeiro tempo contra apenas três do Vitória, que teve dificuldades para ficar com a bola.
O Palmeiras ainda tentava encontrar o mesmo volume de jogo do primeiro tempo quando foi surpreendido aos sete minutos da segunda parte. Osvaldo recebeu na entrada da área e abriu o marcador para o conjunto de Salvador.
Abel Ferreira fez duas mudanças de imediato, procurando mudar o cenário de dificuldades de finalização para o Verdão, mas a falta de inspiração continuou presente, com o Vitória a ter os seus méritos para conseguir controlar o jogo.
Num contra-ataque a sete minutos do final, Alerrandro deixou Matheuzinho na cara do golo para o resultado final.