Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CBF vai fazer campanha de combate ao racismo nesta jornada do Brasileirão

Mateus Figueiredo
Fachada do prédio da CBF com mensagem antirracista em agosto de 2022
Fachada do prédio da CBF com mensagem antirracista em agosto de 2022Lucas Figueiredo/CBF
A CBF informou oficialmente que vai promover uma campanha de combate ao racismo nos dez jogos da 8.ª jornada do Brasileirão. A ação contará com a participação das equipas de arbitragem e dos jogadores dos 20 clubes que compõem o campeonato.

Segundo a CBF, a frase “com racismo não tem jogo” será estampada nos estádios. Os jogadores usarão camisolas com a mesma mensagem, que também estará nas braçadeias dos capitães, nas moedas utilizadas pelas equipas de arbitragem a nas bolas dos jogos.

Além da mensagem estampada em diversos locais, também está previsto um protesto em que os atletas ficarão sentados no relvado assim que árbitro autorizar o início da partida. A iniciativa foi criada após os mais recentes casos de racismo envolvendo jogadores brasileiros, não só no Brasil como no estrangeiro, nomeadamente Vinícius Júnior, do Real Madrid.

CBF divulgará mensagem antirracista nesta rodada do Brasileirão
CBF divulgará mensagem antirracista nesta rodada do BrasileirãoDivulgação/CBF

"Essa é a mensagem potente que queremos passar para toda a sociedade. Com racismo, não tem jogo. Contamos com o apoio de cada adepto. Racismo é um crime brutal e deve ser banido dos estádios. Basta de preconceito", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, primeiro negro e nordestino a liderar o organismo.