Cinco jogadores que lutam pela manutenção e que podem continuar na Serie A no próximo ano
Sampdoria: Alessandro Zanoli
Marcou um belo golo contra o Empoli no fim de semana, mas também mostrou nos últimos meses que é uma grande promessa do futebol italiano.
A classe de 2000 chegou a Génova por empréstimo do Nápoles em janeiro, mas tem encontrado cada vez mais espaço nas hierarquias de Stankovic, que lhe deu confiança e o colocou a jogar quase sempre como titular desde o final de fevereiro.
A passagem pelo Blucerchiato pode chegar ao fim em junho, mas o futuro do lateral ainda deve ser na Serie A, onde pode continuar a cultivar um talento indiscutível.
Cremonese: Marco Carnesecchi
De todos eles, Carnesecchi é talvez o jogador sobre o qual há menos dúvidas quanto à permanência na Serie A.
O guarda-redes da Cremonese há muito que é seguido pela Lazio de Maurizio Sarri, que fez pressão para o contratar no verão passado. O jogador confirmou o motivo de tanto interesse ao fazer uma temporada impecável e ser o homem do jogo dos grigiorossi em mais de uma ocasião.
Agora, com a Cremonese ainda à espera de saber o seu destino, o nome de Carnesecchi já foi colocado na agenda da maioria dos diretores desportivos italianos, com um futuro num grande clube a surgir cada vez mais claramente no horizonte.
Spezia: M'bala Nzola
Muitos já coroaram esta temporada como a sua melhor na Serie A. A verdade, porém, é que Nzola parece ter explodido definitivamente, atuando como o verdadeiro fiel da balança nas atuações do Spezia.
Apesar da lesão muscular que lhe retirou vários minutos durante a época, o avançado centro marcou 13 golos e fez duas assistências. Números importantes, que chamaram a atenção de vários clubes e permitiram assegurar a permanência do jogador na Serie A (caso queira sair do Spezia), em caso de despromoção.
No entanto, entretanto, chegou a renovação até 2026: um gesto de gratidão para com o clube que lhe permitiu viver esta aventura.
Lecce: Samuel Umtiti
O campeão do mundo com a camisola de França foi uma das contratações mais loucas (por empréstimo do Barcelona) do verão.
A sua experiência nos Giallorossi começou demasiado tarde, dado que a primeira parte da época foi passada no banco devido a problemas físicos que também comprometeram a sua carreira nos anos anteriores.
Na segunda metade da temporada, porém, revelou-se um verdadeiro homem-bónus, dado o seu forte carisma, mas também um grande sentido de pertença que o levou a atrair a atenção dos grandes nomes.
Independentemente da experiência no Lecce, o futuro do defesa-central ainda pode ser em Itália, mas desta vez em direção a áreas mais altas da tabela de classificação.
Verona: Cyril Ngonge
No Verona, talento é o que não falta. No entanto, foi Cyril Ngonge quem deu um impulso decisivo para a ascensão da equipa na classificação. Chegou a Itália apenas em janeiro, mas já marcou três golos e fez uma assistência, todos eles recompensados com atuações decisivas.
Voltar a vê-lo na Serie A na próxima temporada significaria também uma série de golos com um coeficiente técnico muito elevado, pérolas de que o campeonato italiano não pode prescindir.
O seu agente falou sobre o seu futuro e foi claro: Ngonge sente-se em casa em Verona, mais uma razão para esperar a salvação dos Scaglieri.