Cinco jogadores recém-promovidos à Serie A para observar no próximo ano
O campeonato da Serie B de 2022/2023 terminou com a promoção direta do Frosinone e do Génova, e a do Cagliari através da incrível dupla final contra o Bari.
Há sempre muitos jogadores interessantes na Serie B, mas selecionámos cinco que (se as eliminações permitirem) veremos na Serie A na próxima temporada.
Aqui está a escolha do Flashscore, por ordem alfabética.
Daniel Boloca - Frosinone
Tem 24 anos, os últimos três dos quais passados com a camisola do Frosinone, onde Boloca foi certamente um dos melhores médios do último campeonato. O jogador de origem romena, mas nascido em Itália, tem sido um dos segredos da equipa treinada por Fabio Grosso.
Elegante, muito móvel e com um grande sentido de posicionamento, vai disputar pela primeira vez a Serie A, como coroação de uma longa aprendizagem. Em 2022, Roberto Mancini recompensou o seu desempenho, chamando-o à seleção nacional italiana para um estágio.
Radu Dragusin - Génova
Outro romeno, de quem já se falava nos seus tempos da formação na Juventus, antes de os Bianconeri o deixarem sair - demasiado cedo, pensarão agora.
Depois de experiências na Serie A, com Sampdoria e Salernitana, Dragusin desceu à Serie B, onde dominou, apesar da sua tenra idade; 21 anos. Para ele, uma contribuição importante também em termos de golos mas, acima de tudo, a sensação de que o central em breve pisará outros palcos.
Será difícil para o Génova mantê-lo por muito tempo, mas os adeptos esperam poder admirá-lo pelo menos por mais uma época, na Serie A.
Albert Gudmundsson - Génova
O fantasista islandês chegou ao Rossoblù em janeiro de 2022, quando o Génova ainda lutava para não descer de divisão.
A sua contribuição não foi decisiva para evitar o colapso, até porque sob a orientação de Blessin o Génova tinha números ofensivos muito baixos, mas esta época, na Serie B, o antigo jogador do AZ Alkmaar tem sido arrasador.
Além das jogadas, dos números e dos golos, Gudmundsson mostrou que não tem nada a ver com a Serie B, de tal forma que atraiu inúmeros admiradores que poderão bater à porta do Génova no verão.
Zito Luvumbo - Cagliari
O campeonato do avançado angolano de 21 anos não foi arrasador, pelo contrário, mas foi sempre em crescendo. Um pouco à semelhança do que aconteceu com o Cagliari, que só conseguiu a promoção à Serie A graças a um excelente final de época.
Luvumbo tem características únicas (explosão, rapidez, drible), mas conseguiu mostrar-se com pouca continuidade.
Teve, no entanto, o mérito de ter resolvido praticamente sozinho o jogo contra o Parma, anulando um resultado de 0-2 que estava a condenar os sardos à eliminação.
Está destinado a ficar no próximo ano, até porque ainda é demasiado jovem para tentar fazer carreira noutro lado.
Stefano Turati - Frosinone
Não nos limitamos aos jogadores de campo, mas também devemos mencionar um guarda-redes muito promissor, que foi o menos batido de toda a Serie B, este ano, a defender a baliza do Frosinone.
Depois da experiência no Sassuolo e no Reggina, Turati mostrou que merece a Serie A, pelo menos tanto quanto os seus pares Dragusin e Luvumbo. Ainda não se sabe em que equipa o veremos, uma vez que o clube neroverde ainda possui o seu passe e o seu futuro ainda está por decidir.
Entretanto, prepara-se para disputar o Europeu sub-21 com a seleção italiana, onde disputará um lugar com Caprile e Carnesecchi.