Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Conseguirá Romelu Lukaku ter sucesso na Roma depois de ser rejeitado pelo Chelsea?

Romelu Lukaku jogou pela última vez pelo Inter na final da Liga dos Campeões
Romelu Lukaku jogou pela última vez pelo Inter na final da Liga dos CampeõesProfimedia
Romelu Lukaku pode estar de saída do Chelsea, mas foi apresentado como uma tábua de salvação do clube da Serie A esta semana.

Na sexta-feira, foi noticiado que a Roma tinha entrado em negociações para contratar Lukaku por empréstimo. Os blues esperam conseguir a transferência de Lukaku antes do final da janela de transferências, com uma saída permanente ou um empréstimo que inclua uma cláusula de opção de compra.

A mudança para a Roma faria com que Lukaku regressasse à Serie A, onde passou três das últimas quatro épocas, e a capital italiana deverá representar um destino apelativo para si, que é atualmente dadi como proscrito no Chelsea.

A Roma terminou fora dos quatro primeiros lugares em cada uma das últimas cinco campanhas da Serie A, mas a sua cotação está alta depois de impressionantes excursões recentes no cenário europeu, vencendo a Liga Conferência há duas temporadas e chegando à final da Liga Europa na última temporada.

No entanto, o clube não teve um verão fácil. Os fundos têm sido escassos, com a única aquisição em dinheiro a ser o vencedor do Campeonato do Mundo Leandro Paredes, que foi comprado ao PSG num negócio de pouco mais de 2 milhões de euros.

A renovação do meio-campo tem sido claramente uma prioridade para José Mourinho, depois de ter transferido jogadores como Nemanja MaticMady Camara e Georginio Wijnaldum no verão passado. Para além de Paredes, a Roma contratou mais um médio do PSG, Renato Sanches, que foi emprestado por uma temporada, e Houssem Aouar, que foi uma boa aquisição a custo zero.

Apesar das melhorias no meio-campo, a Roma enfrenta problemas reais na parte superior do campo que podem dificultar a sua progressão nesta temporada, e é aí que esperam que Lukaku possa ajudar. Na época passada, apenas o Torino, que terminou em 10.º lugar, marcou menos golos do que a Roma (50) entre os 10 primeiros. Tudo isso apesar de a Roma ter o quarto melhor total de golos esperados (xG) da Serie A (64,02).

Últimas temporadas de Lukaku
Últimas temporadas de LukakuFlashscore

Tammy Abraham, o principal atacante do clube, tem parte da culpa por ter marcado apenas oito golos no campeonato italiano, nove a menos do que na temporada anterior, mas muitos comentadores acharam que essa foi apenas uma campanha irregular do ex-Chelsea. O jogador da seleção inglesa era cotado para recuperar até sofrer uma lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) no último dia da última temporada da Série A, o que significa que ele não estará apto novamente até pelo menos ao Natal. 

A Roma conta com Paulo Dybala e Andrea Belotti para marcar golos. O último marcou dois no empate com a Salernitana na primeira jornada, mas o facto de não ter marcado nenhum golo em 31 partidas na sua temporada de estreia na capital italiana levanta dúvidas sobre a confiabilidade a longo prazo.

Na verdade, Lukaku também é alvo das mesmas preocupações. O internacional belga era um dos avançados mais procurados da Europa no verão de 2017. Tinha acabado de passar quatro épocas no Everton, onde marcou 68 golos na Premier League - 25 dos quais na última época em Goodison Park.

Por isso, não faltaram interessados na sua transferência, mas foram os antigos clubes Chelsea e Manchester United que lideraram a corrida pela sua contratação. Os Red Devils, então dirigidos por Mourinho, venceram a corrida num negócio de muitos milhões. Mourinho espera poder voltar a contratá-lo, mas desta vez, nomeadamente, não há concorrência.

Depois de ter passado três das últimas quatro épocas no Inter, havia um desejo de ambas as partes de tornar essa mudança permanente. Mas Lukaku acabou com esses planos em meados de julho, não só por ter empatado o acerto de detalhes pessoais com o clube, apesar de Chelsea e Inter terem chegado a acordo, mas também por ter explorado uma possível transferência para a rival Juventus no meio do caminho.

As consequências dessa saga deixaram um gosto amargo na boca dos dois clubes italianos, que se afastaram de qualquer possível negócio por Lukaku. A ida para a Arábia Saudita era uma opção alternativa, mas Lukaku não parecia muito interessado em explorá-la. O jogador está ansioso por permanecer na Europa, mas há uma perceção de que as suas capacidades estão a vacilar, o que significa que não tem havido um clamor para garantir a sua assinatura entre os clubes de elite do continente.

No campeonato, conseguiu apenas duas temporadas com mais de 20 golos nas seis temporadas desde que deixou o Everton, enquanto uma série de falhas de alto nível nos maiores palcos (Campeonato do Mundo, final da Liga dos Campeões) prejudicaram ainda mais a sua reputação.

No entanto, as tentativas de Lukaku não foram ajudadas por problemas de lesões e vale a pena notar que marcou mais de 20 golos em duas das três épocas das últimas seis em que conseguiu ser titular em mais de 30 jogos do campeonato.

Além disso, os seus números subjacentes continuam a mostrar que é um goleador preciso e clínico. Ao longo das últimas seis épocas, acumulou um xG da Liga combinado de 81,3, marcando um total de 93 golos. Trata-se de um desempenho superior impressionante numa amostra prolongada e adequada.

Além disso, a sua melhor forma foi, sem dúvida, em Itália, onde o jogo que é jogado a uma velocidade que favorece os pontos fortes do internacional belga, e a familiaridade que Lukaku tem com Mourinho pode ser um fator-chave para obter o melhor do avançado.

O treinador português, que foi treinador de Lukaku no Chelsea e também no Manchester United, normalmente prefere jogar com sistemas táticos que utilizam um avançado a liderar o ataque, como o 3-4-2-1 que utilizou com mais frequência na época passada. Apesar de Lukaku ter demonstrado ao longo dos anos ser um jogador versátil, que pode jogar na frente de ataque ou mesmo nas alas, as suas qualidades físicas fazem dele o avançado perfeito para liderar um ataque.

O sistema da Roma vai beneficiá-lo, na medida em que inclui frequentemente dois perfis de número 10 e extremos agressivos e ofensivos, que suportam grande parte da carga criativa. O elevado número de xG na época passada mostra que este sistema foi eficaz em termos de criação de uma grande quantidade de oportunidades.

Agora, precisam de alguém que possa dar o toque final a essas jogadas, e muitas evidências indicam que Lukaku ainda pode ser esse homem.