Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Conte "muito feliz" com jogadores antes da receção do Nápoles à Atalanta

AFP
Conte levou o Napoli ao topo da Serie A
Conte levou o Napoli ao topo da Serie ACiro De Luca / NurPhoto / NurPhoto via AFP
Antonio Conte é um treinador duro, mas os feitos do Nápoles até agora esta época levam-no a elogiar como os "jogadores estão prontos para morrer, em termos de futebol, por esta camisola".

Acompanhe aqui as incidências do encontro

O Nápoles de Conte é uma equipa transformada em relação àquela que montou a pior defesa de um título da Serie A na época passada, terminando a 41 pontos do campeão Inter de Milão. A caminho da difícil receção à terceira classificada Atalanta, no domingo, os napolitanos têm quatro pontos de vantagem sobre o Inter na liderança e procuram a sexta vitória consecutiva.

Para além da chegada de Conte, as contratações dos escoceses Scott McTominay e Billy Gilmour, vindos do Manchester United e do Brighton, respetivamente, bem como do veterano avançado Romelu Lukaku, vindo do Chelsea, foram o motor deste renascimento.

O golo de Lukaku na impressionante vitória por 0-2 sobre o AC Milan, de Paulo Fonseca, na terça-feira, foi o quarto da estrela belga em apenas oito jogos. O muito viajado avançado de 31 anos - que preencheu o vazio deixado pelo nigeriano Victor Osimhen - é um velho favorito de Conte, de 55 anos, que já o tinha orientado no Inter, conquistando o título de 2021.

Jogos da Serie A
Jogos da Serie AFlashscore

No entanto, é McTominay que tem sido o pilar, produzindo desempenhos apelativos e ganhando a alcunha de "McTotalmente" dos adeptos ao aparecer em todo o campo. O jogador de 27 anos, que custou cerca de 30 milhões de euros, ficou impressionado com a receção que recebeu no sul da Itália, o que explica, de certa forma, por que se encaixou tão rapidamente.

"Não me canso de falar dos adeptos, das pessoas, da cidade e do acolhimento que os meus colegas de equipa e treinadores me deram", afirmou.

McTominay é um exemplo do que Conte disse sobre a dedicação que o plantel está a demonstrar.

"Este é um dos melhores grupos que já tive na minha carreira. Estes jogadores estão prontos para morrer, em termos de futebol, por esta camisola, o que me deixa muito feliz. Há uma relação maravilhosa entre a equipa, o clube e toda a gente aqui. Há uma limpeza no ar sustentada por entusiasmo e paixão", disse Conte após a vitória sobre o Milan.

A forma recente do Nápoles
A forma recente do NápolesFlashscore

O capitão do clube, Giovanni di Lorenzo, foi associado a uma saída no verão, pois estava desiludido, mas é agora uma figura diferente sob o comando de Conte.

"Estamos muito positivos. Agora temos de olhar para a frente, pois vamos defrontar a Atalanta no domingo e vamos tentar dar o nosso melhor. É preciso adotar a mentalidade certa em cada jogo. O nosso trabalho árduo durante a semana está a dar frutos e vamos continuar neste caminho", disse Di Lorenzo.

A Atalanta, no entanto, será um bom teste para saber se o Nápoles conseguirá recuperar e se Conte pode conquistar o quarto título da Serie A na carreira de treinador. A vitória por 2-0 sobre o Monza valeu a ultrapassagem à Juventus pelo terceiro lugar, o que rendeu elogios do treinador Gian Piero Gasperini.

"Temos uma defesa e um meio-campo sólidos, que sempre nos dão força e competitividade", disse Gasperini.

O técnico ficou especialmente satisfeito com a força do plantel, evidenciada pelos substitutos que deram mais vigor na vitória sobre o Monza.

"Isso significa que a equipa não é composta por 11 jogadores, mas sim por 16. Subimos na tabela e temos alguns jogos em casa. Agora enfrentamos grandes equipas. O Nápoles está a fazer coisas extraordinárias", acrescentou.

Tabela da Serie A
Tabela da Serie AFlashscore

Jogador a ser observado: Khvicha Kvaratskhelia (Nápoles)

O avançado georgiano de 23 anos celebrou o 100.º jogo pelo clube com um golo, o seu 30.º pelo Nápoles, na vitória sobre o Milan. Kvaratskhelia foi associado a uma transferência no verão, mas a chegada de Conte reanimou-o e está a discutir um novo contrato.

Apesar de ser uma das estrelas da equipa que conquistou o título da Serie A, continua a receber o mesmo valor anual de 1,3 milhões de euros que recebia quando chegou do Dinamo Batumi em 2022. O Napoli oferece-lhe cinco milhões de euros mais objetivos, mas o jogador pede oito milhões.