Corinthians afunda Santos (2-0) em clássico tenso na Vila Belmiro
Recorde as incidências da partida
Com este resultado, o Corinthians encerrou uma sequência de três jogos sem vencer em todas as competições e, por fim, libertou-se da pressão dos seus exigentes adeprtos, que impediu até mesmo a permanência da equipa na zona de Santos.
Assim, o Timão subiu, de forma provisória, duas posições na tabela, saindo do 16º lugar até ao 14º posto, com 12 pontos. O Santos, por sua vez, está um ponto à frente do rival, com 13 e justamente na 13ª posição.
É o nono jogo sem vencer do Santos em todas as competições, sendo o quinto jogo no Brasileirão, com três empates e duas derrotas. Um tropeço que aumenta a pressão sobre o Peixe, que segue sem engrenar sob o comando de Odair Hellmann.
Fim de jejum
O grande destaque da vitória corinthiana foi Yuri Alberto. O avançado fez mais uma vez valer a "lei do ex" no futebol e abriu o marcador para o Corinthians, encerrando, desta forma, um jejum de quase um mês e meio. O seu último golo tinha sido no dia 8 de maio, no empate com o Fortaleza (1-1), na quarta jornada do Brasileirão.
Cenas lamentáveis
Aos 41 minutos do segundo tempo, os adeptos do Santos revoltados com o desempenho da equipa, atiraram engenhos pirotécnicos em direção ao relvado, nomeadamente atrás da baliza à guarda de Cássio. O guarda-redes do Corinthians saiu rapidamente da área e pediu a interrupção do jogo.
Após pressão e poucas condições para seguir com a partida, o árbitro Leandro Vuaden decidiu pelo término do jogo aos 44 minutos. A confusão estava estabelecida, com vários seguranças no relvado para impedirem que os adeptos invadissem o campo e até mesmo agredissem os jogadores e equipa técnica.
Mesmo assim, a saída dos jogadores do Santos foi complicada e foi preciso que a Polícia Militar retirasse os adeptos para que os atletas passassem em direção ao túnel. Clima de insegurança total e cenas lamentáveis, vistas também fora da Vila Belmiro, que obrigou a um policiamento reforçado para fazer dispersar os adeptos.
Filme repetido
No ano passado, quando o Corinthians eliminou o Santos dentro da Vila na Taça do Brasil, episódios parecidos foram registados e o guarda-redes Cássio acabou mesmo por ser agredido por um adepto. Imagens que foram registadas exatamente no mesmo setor do campo, onde fica localizada a claque organizada do Santos.
Próximos desafios
O Santos volta a jogar no próximo domingo, dia 25, quando receber o Flamengo na Vila Belmiro. Já o Corinthians vai até Curitiba enfrentar o Athletico Paranaense, no sábado, dia 21, na Arena da Baixada. Ambos os jogos contam para a 12ª jornada do Brasileirão.