Críticas a árbitro: Mourinho condenado a doar 20 mil euros a uma instituição de caridade
José Mourinho vai pagar uma multa à procuradoria da FIGC pelos seus comentários sobre o árbitro Mercenaro e Berardi, avançado do Sassuolo. Tanto o treinador como a Roma terão de pagar uma multa de 20.000 euros cada, que será doada à instituição de caridade AIL.
Tinha sido aberto um inquérito contra o treinador português e a Roma por responsabilidade objetiva, na sequência das palavras de José Mourinho durante a conferência de imprensa de lançamento do jogo com o Sassuolo.
Na sequência do acordo alcançado entre as partes, o treinador da Roma foi sancionado com uma multa de 20.000 euros a doar à Associação Italiana contra a Leucemia, o Linfoma e o Mieloma (AIL).
A mesma sanção, igualmente a favor da AIL, foi aplicada à Roma, por responsabilidade objetiva, nos termos dos artigos 6, n.º 2, e 23, n.º 4, do Código de Justiça Desportiva.
O processo foi desencadeado depois de Mourinho ter "proferido juízos prejudiciais ao prestígio e à reputação do árbitro Matteo Marcenaro e do jogador Domenico Berardi" durante a conferência de imprensa de apresentação do jogo Sassuolo-Roma de sábado, 3 de dezembro.