Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

De campeão do mundo a teste positivo: a descida ao inferno de Paul Pogba

Paul Pogba novamente em problemas
Paul Pogba novamente em problemasProfimedia
O campeão do mundo de 2018 teve cinco anos particularmente complicados. Entre maus desempenhos a nível de clubes, lesões repetidas e problemas extra-desportivos, Paul Pogba continua a cair e parece que a sua queda não tem fim.

Alguns argumentam que o regresso de Paul Pogba à Juventus precipitou a sua queda. Outros argumentam que os seus dois últimos anos no Manchester United foram apenas o início. A convergência destes dois argumentos é unânime: desde o seu sucesso com os Bleus em 2018, o médio tornou-se apenas uma sombra do jogador que já foi. Depois de sofrer repetidas lesões, o médio foi apanhado num escândalo ea envolver o seu irmão, Mathias, e esta segunda-feira testou positivo para testosterona. Foi um triste epílogo para uma série de contratempos desportivos e pessoais.

Lesões, lesões e mais lesões

A 15 de julho de 2018, Paul Pogba estava no topo do mundo. Acabado de ganhar um troféu no Campeonato do Mundo da Rússia, o jovem de 25 anos tinha o futuro à sua frente. Com os rumores de uma saída do Manchester United e o aumento do seu valor de mercado, tudo parecia estar a correr bem. No entanto, o médio não tardou a sofrer um revés em 2019/20, quando sofreu uma lesão no tornozelo nos primeiros três meses da época e depois uma recaída. Falhou um total de 36 jogos pelos red devils.

E 2020/21 não foi melhor. Voltou a lesionar-se no tornozelo durante 17 dias e depois esteve imobilizado durante um mês e meio com um problema no tendão. Por isso, foi pouco utilizado no seu regresso. Pogba trabalhou arduamente para voltar ao seu melhor e ajudar a sua equipa a chegar o mais longe possível. Influente no jogo, ele conseguiu fazê-lo... antes de sofrer mais uma deceção.

O jogador de Lagny-sur-Marne passou um total de 122 dias da temporada 2021/22 longe dos relvados. Como resultado, ele teve uma temporada muito mediana e não viu seu contrato renovado. Mas Pogba acredita nisso. Uma mudança de clube era sinónimo de um novo começo, e ele escolheu a Juventus - a equipa que tinha deixado seis anos antes - para relançar a sua carreira.

O seu corpo decidiu o contrário. Depois de sofrer um problema no joelho em julho e de ser operado em setembro, não vestiu uma única camisola dos Bianconeri até maio de 2023. Finalmente utilizado contra o Sevilla na Liga Europa, foi titular no fim de semana seguinte contra a Cremonese. No entanto, uma recaída não estava longe de acontecer. Aos 24 minutos, o jogador foi retirado de maca e não terminou a época em campo.

Este verão, tinha sofrido uma pequena lesão e, no início de setembro, a fadiga muscular impedia-o de avançar. Ainda incomodado por um corpo que não lhe dá tréguas, poderá ter mais um ano difícil. Mais um ano, para além das preocupações extra-desportivas?

Os números de Paul Pogba
Os números de Paul PogbaFlashscore

"O caso Pogba"

Toda a agitação em torno da família Pogba começou em agosto de 2022. Começou com uma mensagem de vídeo publicada por Mathias Pogba nas suas redes sociais. Nela, Mathias Pogba denuncia "atos e comentários" que o seu irmão terá feito, para que o público possa julgar "com conhecimento de causa se ele merece respeito e admiração". Também menciona "coisas muito importantes sobre Kylian Mbappé". As restantes revelações referem-se à utilização de um"marabu" para "lançar um feitiço sobre Mbappé". Pogba negou o facto.

Poucos dias depois da publicação do vídeo, foi revelado que Paul Pogba tinha sido vítima de ameaças e de uma tentativa de extorsão organizada, e que tinha decidido levar o caso às autoridades. Segundo consta, em março de 2022, quando se encontrava na região de Paris, antigos amigos arrastaram-no para um apartamento e dois homens encapuzados e armados exigiram-lhe 13 milhões de euros. Estes homens afirmaram ainda que esta soma equivalia à sua "proteção discreta". O seu irmão foi posteriormente acusado no processo e ainda não foi levado a julgamento.

Poucas horas antes do anúncio do seu teste positivo, o jogador falou à Al-Jazeera sobre este episódio da sua vida: "Às vezes estava sozinho e pensava: 'Não quero ter mais dinheiro. Não quero jogar mais. Só quero estar com pessoas normais, para que me amem por mim, não pela fama, não pelo dinheiro. Às vezes, isso é difícil'", revelou, antes de se recompor. "Quero mostrar-lhes que não sou fraco", diz ele. "Podem dizer mal de mim, mas eu nunca vou desistir".

Doping

No entanto, as suas preocupações estão longe de terminar. Apenas algumas horas após a publicação dos seus comentários, noticiados pela Al-Jazeera, o jogador voltou a causar polémica. De acordo com a agência ANSA e vários outros meios de comunicação italianos, o jogador testou positivo para testosterona após o jogo contra a Udinese em 20 de agosto de 2023. Isto constitui uma infração desportiva e atesta a utilização de produtos dopantes.

Suspenso temporariamente, o jogador deve agora aguardar os resultados da amostra B, que confirmará se o teste foi positivo ou não. A Juventus está a aguardar os resultados. O que é certo é que este último deslize pode ser demasiado para Pogba, que já está a ser pressionado pelos últimos cinco anos. Uma suspensão de dois ou mesmo quatro anos, na pior das hipóteses, por doping, seria a gota de água e, provavelmente, o fim de uma carreira indecifrável.