Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

De Douglas Luiz a Varane, de Pavlovic a Taremi: as novidades da Serie A 2024/2025

Massimiliano Macaluso
Douglas Luiz foi o jogador mais caro do futebol italiano
Douglas Luiz foi o jogador mais caro do futebol italianoMARCO ZAC/NurPhoto via AFP
Uma visão geral dos recém-chegados mais importantes da Serie A italiana.

Antes do início da Serie A 2024/2025, ficamos a conhecer os jogadores que chegaram de outras ligas. Nesta artigo, destacamos os mais significativos.

Mehdi Taremi - Inter 

Comecemos por um dos negócios fechados cronologicamente em primeiro lugar: o agora ex-jogador do FC Porto já tinha chegado a acordo com os campeões italianos há meses e mudou-se para os nerazzurri a custo zero, aproveitando o final do contrato do iraniano.

Já não é um jovem avançado, mas nos anos passados em Portugal também ganhou experiência no futebol europeu: o jogador de 32 anos marcou 11 golos na Liga dos Campeões nos quatro anos que passou no Dragão.

No tabuleiro de xadrez de Simone Inzaghi, pode tornar-se um peão fundamental, embora seja de esperar que funcione como rotação de Lautaro Martinez e Marcus Thuram. De resto, o iraniano acaba de causar um excelente impacto durante a pré-temporada.

Douglas Luiz - Juventus

Ao contrário de Mehdi Taremi, o brasileiro é a compra mais cara de toda o mercado italiano: chegado na sequência de uma operação que envolveu também Samuel Iling-Junior e Enzo Barrenechea, o médio era fortemente desejado pela comitiva bianconeri para reconstruir o meio-campo.

Os 50 milhões de euros que a Juventus desembolsou, para além dos preços dos dois jogadores acima mencionados, constituem uma soma muito importante, mas refletem o valor do antigo jogador do Aston Villa e do Manchester City, que se consagrou como um dos melhores executantes na sua função na Premier League.

Parceiro de Danilo na seleção do Brasil, os números falam por si, mesmo que muitos dos golos marcados em Inglaterra tenham sido de penálti.

Artem Dovbyk - Roma

Depois de Douglas Luiz, eis o ucraniano, o novo goleador da Roma de Daniele De Rossi. Para o trazer para a capital e roubá-lo ao Atlético de Madrid, era necessária uma oferta significativa, quase igual ao montante da cláusula de rescisão.

Dovbyk, que está destinado a desempenhar o papel de avançado no 4-2-3-1 dos Giallorossi, teve uma época inesquecível na LaLiga, que terminou como melhor marcador, em igualdade com Alexander Sorloth.

Além disso, o ucraniano ajudou o Girona a conseguir uma qualificação histórica para a Liga dos Campeões e participou no Euro-2024 com a sua seleção nacional.

Os números de Dovbyk na LaLiga
Os números de Dovbyk na LaLigaFlashscore

Khephren Thuram - Juventus

O meio-campo da Juventus, para além de Douglas Luiz, foi transformado com a chegada do jogador francês, filho de Lilian e irmão mais novo de Marcus, do Inter de Milão.

Thuram foi imediatamente um dos alvos do diretor Cristiano Giuntoli que, com base em comentários positivos sobre o jogador, optou por negociar com o clube francês, uma vez que o seu contrato expirava em 2025.

Há quem afirme que o jovem Khephren, de 23 anos, é ainda mais promissor do que o seu irmão mais velho. O médio francês vem de uma boa temporada no Nice e já é internacional pela equipa gaulesa.

Stahinja Pavlovic - Milan

O Milan precisava de um bom defesa para jogar ao lado de Fikayo Tomori e decidiu apostar em Stahinja Pavlovic, que chegou aos rossoneri vindo do RB Salzburgo.

O defesa-central sérvio, que esteve em destaque com a sua seleção no Euro-2024, parecia um jogador predestinado para a sua função quando assinou com o Mónaco em 2020, mas depois precisou de várias experiências de empréstimo para se moldar.

Impetuoso e forte fisicamente, embora não seja o mais técnico dos jogadores, o jovem de 23 anos é um candidato imediato a ser titular na nova equipa do AC Milan de Paulo Fonseca.

Raphael Varane - Como

Provavelmente impossível de imaginar há apenas seis meses, quando o Como estava na luta pela promoção à Serie A.

Depois de atingir o marco histórico, o rico clube de Como confirmou Cesc Fabregas e iniciou uma campanha de compras com vista num grande nome e o francês foi convencido pelo projeto.

Depois de uma experiência não muito positiva no Manchester United, Raphael Varane tem o seu bilhete de identidade: aos trinta e um anos, sem qualquer problema físico, ainda pode dar muito.

Thijs Dallinga - Bolonha

De França vem aquele que, nas intenções da direção do Bolonha, deverá fazer com que Joshua Zirkzee se arrependa da sua saída.

O compatriota Thijs Dallinga é um avançado que se destacou recentemente no Toulouse e que os emilianos contrataram por cerca de 15 milhões de euros, um excelente preço se conseguir explodir em Itália.

Tem 24 anos, foi muitas vezes comparado a Klaas Jan Huntelaar e fez uma boa Liga Europa na época passada, marcando um golo em Anfield contra o Liverpool.

David De Gea - Fiorentina

Parecia destinado ao Génova, mas o guarda-redes espanhol, ainda com 34 anos, escolheu a Fiorentina.

David De Gea dispensa apresentações: primeiro com o Atlético de Madrid e depois com o Manchester United, ganhou muito, mas acima de tudo provou ser uma segurança entre os postes.

A única dúvida dos adeptos dos Viola prende-se com o seu estado de forma, uma vez que o internacional espanhol está parado há um ano após o fim da sua experiência inglesa.

Ben Godfrey - Atalanta

Luca Percassi, CEO da Atalanta, explicou os motivos da chegada do jogador a Itália e disse que os Orobici estão a acompanhar o defesa inglês desde um particular contra o Norwich, a sua antiga equipa.

Ben Godfrey jogou recentemente no Everton, onde teve uma carreira de altos e baixos, mas o conjunto de Bergamo ficou convencido devido ao seu potencial e ao preço, inferior a dez milhões de euros.

O jogador inglês terá agora de se enquadrar nos mecanismos de Gian Piero Gasperini, que o poderá utilizar para colmatar a saída de José Palomino e a lesão de Giorgio Scalvini.

Enzo Le Fée - Roma

Antes mesmo de Artem Dovbyk e Matias Soulé, a Roma inaugurou a sua campanha de contratações com o francês ex-Rennes, onde esteve apenas uma temporada depois de excelentes épocas no Lorient.

Enzo Le Fée, em digressão pela seleção francesa de sub-21, custou uma quantia considerável (23 milhões de euros) e vem reforçar um departamento em que Daniele De Rossi só pode contar atualmente com Leandro Paredes e Bryan Cristante.

O novo diretor desportivo da Roma, Florent Ghisolfi, garante-o, pois foi ele o grande impulsionador da chegada do jogador.