Destaques do fim de semana: O verdadeiro amor nunca acaba, prémio para Harry Kane
Golo do fim de semana
Alguns golos são especiais devido ao seu significado, outros porque são simplesmente bonitos. No domingo, Mahdi Camara conseguiu realizar as duas coisas. O Stade Brest qualificou-se para as competições europeias pela primeira vez na história do clube após uma vitória espetacular por 5-4 sobre o rival local Stade Rennes. O terceiro classificado da tabela pode mesmo qualificar-se para a Liga dos Campeões pela primeira vez. Camara fez o 4-2 aos 66 minutos, um golo de sonho!
A curiosidade do fim de semana
Ronald Araújo tem tudo para se tornar um dos melhores defesas do mundo. Mas se ele quer realmente atingir esse objetivo, precisa de melhorar e aperfeiçoar o seu desarme. O defesa de 25 anos do Barcelona cometeu um penálti na vitória por 4-2 sobre o Valência, prolongando assim o seu próprio sofrimento.
Estatísticas do fim de semana
Embora Harry Kane ainda não tenha conquistado um título importante, ele é, sem dúvida, um dos melhores avançados da sua geração. No sábado, marcou dois golos que deram ao Bayern uma vitória em casa por 2-1 contra o Frankfurt. Kane já marcou 400 golos na sua carreira. O inglês é o melhor marcador de sempre da Bundesliga (35 golos). No mínimo, a conquista da Bota de Ouro para o melhor marcador da Europa pela primeira vez deveria ser um dado adquirido. Há prémios de consolação piores.
A história do fim de semana
André Villas-Boas foi, em tempos, considerado um dos treinadores mais talentosos da sua geração. Depois de ter conduzido o FC Porto ao título da Liga Europa como treinador aos 33 anos, foram feitas dezenas de comparações com José Mourinho. Mas depois de passagens pelo Chelsea, Tottenham e Olympique de Marselha, entre outros, a magia acabou por se esgotar.
Assim, o português mudou de carreira, mas manteve-se fiel ao seu grande amor: o FC Porto, onde foi eleito novo presidente do clube no sábado, com 80% dos votos. Sucede ao lendário Pinto da Costa, que foi presidente durante 42 anos e caracterizou o período de maior sucesso da história do clube 30 vezes campeão.
Nas redes sociais
Muitos adeptos em toda a Europa estão fartos do futebol profissional. Camisolas recheadas de patrocinadores, investidores duvidosos, vídeos estranhos no TikTok - não admira que muitos adeptos prefiram passar os fins-de-semana a apoiar o futebol amador local. Mas nem tudo é perfeito nos escalões inferiores. Basta perguntar ao Shirebrook Town FC, um pequeno clube amador inglês que tem de jogar o seu próximo jogo em casa num campo neutro. Porquê? Porque há um casamento no mesmo dia. Parabéns ao feliz casal e felicitações a todos os adeptos do Shirebrook.
Foto do fim de semana
O Inter de Milão sagrou-se campeão italiano na passada segunda-feira. Depois de uma vitória por 2-1 no clássico contra o rival Milan, o 20.º título da história do clube foi finalmente conquistado. O defesa do Inter, Denzel Dumfries, foi expulso com um cartão vermelho. O neerlandês tinha-se envolvido numa discussão acesa com o jogador do Milan, Theo Hernández. Durante os festejos do fim de semana, Dumfries aproveitou para comemorar o incidente com uma faixa inspirada no clássico jogo de vídeo GTA.