Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Euro-2024: Francesco Calzona, selecionador da Eslováquia, interessa ao Cagliari

Viktor Kalinács
Calzona durante o seu último jogo como treinador do Nápoles
Calzona durante o seu último jogo como treinador do Nápoles Profimedia
O Euro-2024 ainda nem começou e já se especula sobre o futuro do treinador da Eslováquia, Francesco Calzona (55 anos). O italiano, que treinou temporariamente o Nápoles na época passada, foi contactado pela direção do Cagliari, da Serie A. A notícia foi avançada pelo jornalista Gianluca Di Marzio.

O Cagliari regressou à elite italiana na edição de 2023/2024 e lutou arduamente pela salvação. Permaneceu no campeonato graças ao treinador Claudio Ranieri, mas o famoso técnico decidiu terminar a sua carreira, que durou quase quarenta anos.

A equipa da Sardenha recorreu a Calzona na procura de um substituto.

"Durante o dia, houve contactos entre o Cagliari e Francesco Calzone, o treinador da Eslováquia que estava no banco do Nápoles", informou Di Marzio sobre os acontecimentos de sexta-feira.

Durante esta semana, já era claro que Antonio Conte iria sentar-se permanentemente no banco do Nápoles.

"Tommaso Giulini (presidente do Cagliari) conhece muito bem o treinador italiano, pois já foi adjunto de Di Francesco no Cagliari", explica ainda o especialista da Serie A.

Calzona foi adjunto de Eusebio Di Francesco, de agosto de 2020 a fevereiro de 2021, e regressou ao Nápoles no verão do mesmo ano, tendo sido nomeado selecionador da Eslováqia em julho de 2022.

"Calzona, no entanto, não quer assumir um compromisso antes do final do Campeonato da Europa", acrescentou Di Marzio.

O clube da Sardenha terá de esperar pelo menos até 26 de junho para negociar, altura em que os representantes dos Tatras disputam o terceiro jogo da fase de grupos do torneio, que poderá ser o último.

No entanto, se Calzona se tornar treinador do Cagliari, treinará o segundo clube da Serie A num curto espaço de tempo.

O treinador de 55 anos tem contrato com a Federação Eslovaca de Futebol até dezembro de 2025. Se os eslovacos se qualificarem para o Campeonato do Mundo de 2026, o contrato será automaticamente renovado até ao final da competição.

Calzona ficará exclusivamente no banco da Eslováquia, ou será apenas treinador do Cagliari, ou as duas cadeiras ao mesmo tempo. Isso, no entanto, foi categoricamente rejeitado pelo presidente da SFZ, Ján Kováčik, nos meses anteriores.

O cenário mais improvável seria um fim na seleção eslovaca e, ao mesmo tempo, não se envolver no futebol de clubes. Só as próximas semanas mostrarão o que vai acontecer.