Fiorentina ainda se pode qualificar para as competições europeias
A última palavra ainda não foi dita sobre a Fiorentina e as suas ambições europeias. É certo que, neste momento, tanto o clube como os adeptos violetas não podem deixar de pensar na amarga derrota sofrida frente ao West Ham, na última jornada da Liga Conferência.
Um resultado que, pelo menos em teoria, exclui o clube toscano da próxima edição das competições europeias. De facto, em caso de vitória, a equipa de Vincenzo Italiano teria sido catapultada para a Liga Europa, enquanto o oitavo lugar conquistado no campeonato não é, pelo menos em teoria, um prenúncio de satisfação nesse sentido.
Mãozinha da UEFA
Pelo menos em teoria, porque, na realidade, a Fiorentina podia recomeçar precisamente a partir da Liga Conferência. Sim, porque a Juventus, que caiu para o sétimo lugar devido à penalização de 10 pontos, poderá ser expulsa pela UEFA das competições europeias devido aos conhecidos problemas judiciais.
Neste sentido, o passo atrás dado pelo clube na Superliga sugere que Aleksnader Ceferin será magnânimo.
No entanto, se a ideia inicial do organismo máximo do futebol europeu era proibir a Juve de jogar na Europa durante mais de uma época (falou-se mesmo de uma paragem de três anos), uma decisão magnânima poderia ser também a de reduzir o castigo dos bianconeri a apenas uma época. E aqui entraria em jogo a Fiorentina.
Assim, enquanto se espera para ver o que será decidido em Nyon, a única coisa certa é que Nápoles, Lazio, Inter e Milan estarão na Liga dos Campeões, enquanto Atalanta e Roma defenderão as cores da Serie A na Liga Europa.