Flu bate o São Paulo (1-0) e volta finalmente às vitórias no Brasileirão
Recorde as principais incidências
Com esta vitória, o Fluminense chegou aos 50 pontos, subiu ao oitavo lugar e voltou a vencer após quatro jogos sem triunfos no Brasileirão, com duas derrotas e dois empates nessa sequência.
O São Paulo, por sua vez, não perdia para o campeonato há quatro jogos, com dois empates e duas vitórias. O tricolor Paulista é o 10º colocado, com 46 pontos.
A equipa do Morumbi continua sem saber o que é vencer fora de casa na atual edição do Brasileirão. Feito compartilhado também com o América-MG, lanterna vermelho e já despromovido à Série B.
Entrega das faixas
Antes de a bola rolar, o Maracanã viveu um ambiente amigável entre Fluminense e São Paulo. Bem diferente das cenas lamentáveis registadas no mesmo estádio um dia antes, no clássico entre Brasil e Argentina.
A iniciativa da troca de faixas entre o campeão da Libertadores e da Copa do Brasil reservou ainda uma foto conjunta entre os dois conjuntos e bons momentos, como o encontro dos veteranos Rafinha e Marcelo.
Mas quando a bola rolou...
Só que o clima cordial deu lugar a um jogo pouco interessante no Maracanã. Houve imposição física na etapa inicial e faltou criatividade para as duas equipas. Aos 27 minutos do primeiro tempo, Gabriel Neves acabou por ser expulso após pisão em Thiago Santos e deixou o São Paulo com um jogador a menos.
O Fluminense, dono da vantagem numérica no confronto, chegou com mais perigo à baliza defendida por Rafael. Em um dos lances, Ganso deu um belo passe de calcanhar para a finalização de Yony González. O remate do antigo jogador de Portimonense e Benfica saiu ao lado.
Confusão na saída para o vestiário
Depois do momento inicial, houve poucos momentos de cordialidade dentro das quatro linhas e os cartões falam por si só. Além da expulsão, foram seis amarelos distribuídos.
Quando os jogadores se encaminhavam para o vestiário, o veterano Marcelo envolveu-se numa discussão com o zagueiro Diego Costa. A arbitragem, questionada, só regressou aos balneários sob escolta policial.
Faz o L duplo!
Melhor na partida, o Fluminense confirmou a sua vantagem aos oito minutos do segundo tempo com um golo de Cano. O argentino recebeu de Lelê, que cruzou para a área, e rematou forte. A bola ainda desviou em Rafinha e acabou por trair Rafael.
Com 38 golos esta época, o oitavo no Brasileirão, Cano é o jogador com mais golos marcados no Brasil neste ano, cinco à frente de Pedro, do Flamengo.
Preocupação com Samuel Xavier
Fábio quase ia complicando e Pablo Maia perdeu uma ótima oportunidade de empatar, mas a preocupação dos adeptos tricolores passou a ser o lateral Samuel Xavier.
Em vésperas de Mundial de Clubes, o jogador deixou o campo de jogo com muitas queixas após sentir fortes dores no joelho direito e foi substituído por Guga.
O Fluminense volta a jogar no sábado (25 de novembro), frente ao Coritiba, no Maracanã, enquanto o São Paulo joga no domingo, contra o Cuiabá, no Morumbi.