Fluminense vence Cruzeiro de Pepa (2-0) em jogo com "erro duplo" e clima quente
Com o resultado, o Fluminense recuperou do empate no clássico com o Vasco e chegou aos 10 pontos, ultrapassando o próprio Cruzeiro na classificação.
Recorde aqui as incidências do jogo.
A formação mineira permanece com nove pontos e concedeu a sua primeira derrota depois de uma série de quatro vitórias seguidas.
Ganso desafoga o Fluminense
Não foi uma primeira parte de brilhantismo do conjunto orientado por Fernando Diniz. A bem da verdade, o Cruzeiro teve até algumas boas oportunidades de golo. Neto Moura, por exemplo, dispês de boa chance para finalizar com qualidade, mas acabou a acertar do lado de fora da rede. Antes, aos 13 minutos, o Fluminense teve um golo anulado de Ganso.
Mas o médio do Fluminense acabaria mesmo por festejar no fim do primeiro tempo, aos 44 minutos, quando apareceu na hora e no lugar certos para disparar com qualidade ao canto esquerdo de Rafael Cabral. O golo para abrir o caminho num jogo quente no Mineirão.
Cano, sempre Cano
Aos nove minutos da etapa complementar, o Fluminense ampliou sua liderança por Cano - sempre ele -, que voltou a mostrar sua capacidade para marcar. Um cabeceamento à queima-roupa, que passou por Rafael Cabral e entrou no canto esquerdo da baliza celeste.
Mais um para o argentino, que apontou o seu 24.º golo em 23 jogos na presente temporada. Uma máquina de fazer golos. A assistência foi de Guga, a sua segunda pelo tricolor.
Penálti, luta pela bola e erro duplo de Bruno Rodrigues
Atrás no marcador, o Cruzeiro não perdeu a intensidade e, apoiado pelos adeptos, chegou a dispor de um penálti após empurrão de Manoel a Henrique Dourado. A confusão instalou-se na grande área, com muitas reclamações por parte dos jogadores do Fluminense, o que resultou na expulsão de André, por protestos, deixando o tricolor com um jogador a menos.
No momento da cobrança do castigo máximo, já tinha havido um certo desentendimento entre os jogadores sobre quem o bateria. Bruno Rodrigues assumiu a responsabilidade e atirou ao canto direito de Fábio, que defendeu diante do seu ex-clube. Mas o guarda-redes adiantou-se e o árbitro mandou repetir o lance.
Bruno Rodrigues e Henrique Dourado tiveram nova forte discussão sobre quem deveria cobrar esta segunda oportunidade. Dourado destacou-se no futebol brasileiro justamente na cobrança de penáltis. Empurrões, palavras ríspidas, até que Bruno Rodrigues assumiu novamente e foi para a cobrança. Aí, o avançado acertou no poste esquerdo e voltou a perder a possibilidade de recolocar o Cruzeiro na disputa. O desentendimento e o erro fizeram o jogador, aparentemente, ir às lágrimas. Os adeptos, da bancada, responderam em apoio ao atleta.
Clima quente nos bancos
O jogo também ficou quente nos bancos, com escaramuças entre atletas e equipa técnica quando Alexsander, do Fluminense, sofreu uma contusão e regressou ao relvado antes de cair novamente e pedir assistência. Além de Diniz, Wagnão, preparador físico do Fluminense, levou o amarelo.
Próximos jogos
O Fluminense vai tentar embalar no Brasileirão no próximo sábado (13), quando recebe o Cuiabá, no Maracanã. O Cruzeiro terá pela frente o clássico contra o América, no domingo (14), no Independência. Ambos os jogos são da 6.ª jornada.