Lazio com duras críticas após derrota com Juventus: "Vamos fazer petição para abolir o VAR"
A equipa do treinador Marco Baroni jogou com dez homens a partir do minuto 24. Pierre Kalulu caiu no relvado após um choque com Alessio Romagnoli e, após uma longa revisão, o defesa visitante foi expulso. "Gostaria de saber para que serve o VAR. Vamos fazer uma petição para o abolir, porque está a causar danos incalculáveis esta época. E não só para a Lazio", reagiu Fabiano, irritado.
No final, a Juventus venceu graças a um único golo marcado por Mario Gila aos 85 minutos. "Douglas Luiz deu um murro no Patrick pouco antes do golo, mas o VAR não interveio, embora se possa ver claramente nas imagens. O mesmo jogador também teve uma entrada dura em Rovella, mas mais uma vez nada aconteceu. Só intervieram quando Romagnoli foi expulso, mas o árbitro deve ter visto claramente o incidente a partir do relvado", argumentou o diretor desportivo da Lazio.
"Douglas foi culpado de conduta violenta. Não percebo porque é que não foi castigado. Sentimo-nos lesados, mas não culpamos o árbitro, que fez um grande jogo. No entanto, cabe ao sistema VAR explicar porque é que não assinalou outras infrações. Se eu cometer um erro numa transferência, serei repreendido pelo presidente do clube. As pessoas que tomam as decisões no monitor também devem sofrer as consequências. Deveriam ser suspensos por dois meses", disse Fabiano.
Já este verão, a Premier League inglesa realizou uma votação, mas não houve um número suficiente de clubes que se pronunciassem a favor da abolição da tecnologia. No entanto, os representantes concordaram na reunião que o sistema de vídeoárbitro deve ser melhorado "para o bem do jogo e dos adeptos".
O VAR está agora a causar grande emoção na Serie A italiana. Antes da pausa internacional, os representantes da Roma e do AC Milan também se queixaram do sistema. O treinador rossoneri, Paulo Fonseca, descreveu o jogo com a Fiorentina como um circo, com três penáltis marcados. A equipa da casa marcou um, o AC Milan dois, mas nenhum foi convertido. " Qualquer contacto na área é agora penalti", disse Fonseca.