Mais quatro estrelas que ficam sem contrato em 2023 - e os clubes que as devem contratar
Com muitos dos principais campeonatos nacionais da Europa já concluídos ou a aproximarem-se do seu final, muitos clubes começaram a olhar para a janela de transferências deste Verão. Com isso em mente, o Flashscore destacou alguns dos nomes de destaque com contratos que expiram no final desta temporada - e prevemos quais clubes podem tentar contratá-los.
Esta é uma continuação de um artigo onde destacámos o possível futuro de Lionel Messi, Roberto Firmino, Naby Keita e Daichi Kamada.
Sergio Busquets - Barcelona
Tal como Lionel Messi, há dois anos, Busquets vai deixar o clube catalão. Aos 34 anos, foi figura-chave nesta temporada dos blaugrana que venceram o título. Além de ser o capitão, há apenas quatro jogadores do Barcelona que entraram em campo mais vezes do que ele, que somou 28 jogos na LaLiga.
No entanto, o médio optou por não assinar uma renovação, pese embora, o técnico Xavi ter pedido publicamente que ele o fizesse em várias ocasiões. Em vez disso, ele anunciou no início deste mês que encerraria a sua permanência de 15 anos no clube em busca de um novo desafio.
Possibilidade - Inter Miami
O Inter Miami foi um dos clubes que não hesitou em manifestar o seu interesse pelo craque espanhol. Phil Neville, ex-jogador do Manchester United e do Everton, é o técnico do clube e está ansioso para implantar um futebol de posse. No final da carreira, Busquets pode ser uma força motriz para ajudar a concretizar esse objetivo.
Quando questionado sobre a ligação com Busquets no final de fevereiro, Neville classificou o médio como um "grande jogador" que ainda seria um grande benefício para o clube se este conseguisse fechar um acordo para levá-lo aos Estados Unidos.
Adrien Rabiot - Juventus
Com Rabiot vem muitas vezes a polémica. Em 2018, foi obrigado a treinar com as reservas do PSG depois de não conseguir acordar um novo contrato. Nesse mesmo ano, depois de não ter sido incluído na equipa francesa para o Campeonato do Mundo de 2018, recusou um lugar na lista de reservas de Didier Deschamps, o que resultou num castigo que o afastou da equipa nacional por dois anos.
Em 2019, foi suspenso pelo PSG depois de ter ido a uma discoteca após a derrota da sua equipa com o Manchester United na Liga dos Campeões. Todos estes episódios foram agravados pelo facto de a mãe de Rabiot, Veronique, desempenhar um papel importante, mas muitas vezes conflituoso, como agente do filho.
Esta época, no entanto, esses episódios têm sido raros e são as suas prestações em campo que têm feito as manchetes. Na Juventus, ele é o segundo jogador com o maior número de desarmes bem-sucedidos na Serie A (63) e o primeiro com o maior número de corridas com bola no último terço (68).
Apenas Danilo acumulou mais minutos na Serie A pela Velha Senhora (2.658) e, apesar de atuar no meio-campo, é o jogador com mais golos e assistências na Serie A pela sua equipa (12 - G8, A4).
Possibilidade - Liverpool
Apesar disso, nem a Juventus nem Rabiot chegaram a um novo acordo, o que significa que ele deixará Turim no verão. A saída quase aconteceu no Verão passado, quando Rabiot parecia estar prestes a juntar-se ao Manchester United, no entanto, as exigências salariais impostas pela sua mãe, acima mencionada, fizeram com que o negócio morresse.
É possível que o interesse seja reacendido neste verão, com o United à procura de reforços para o meio-campo. No entanto, é de se esperar que o clube dê prioridade à transferência definitiva de Marcel Sabitzer do Bayern de Munique, após o seu impressionante período de empréstimo em Old Trafford.
O Liverpool, por sua vez, pode estar de portas abertas para a contratação do jogador. Não é segredo para ninguém que essa é uma posição problemática no campo que Klopp está ansioso para resolver. O Liverpool não só tem estado abaixo da média na sua sala de máquinas, como também vai perder jogadores para o meio-campo no verão, com Keita e James Milner a saírem. Rabiot é um alvo de transferência realista que oferece influência com e sem bola e não há dúvida de que ele poderia ter um impacto extremamente positivo no Liverpool se eles optassem por fazer uma jogada.
Youri Tielemans - Leicester City
No espaço de apenas uma época, o Leicester City passou de candidato às competições europeias a uma equipa que vai para a segunda divisão de Inglaterra.
Este verão, o clube vai ter de deixar sair activos, com vários jogadores a ganharem muito dinheiro, e um dos jogadores que fará parte desse grupo é o médio Tielemans, que confirmou a sua saída nas redes sociais no início desta semana.
O belga tem sido um dos principais ativos dos Foxes desde que chegou por empréstimo do Mónaco em 2019. No entanto, recusou a assinar um novo contrato no estádio King Power e sairá de graça no próximo mês.
Para muitos, a forma do jogador de 26 anos diminuiu enormemente no último ano, mas é justo dizer que podemos atribuir uma grande parte disso às lutas mais amplas do Leicester. Antes disso, Tieleman construiu a reputação de ser um jogador com capacidades técnicas notáveis que pode ser uma peça fundamental no jogo de construção de uma equipa. O facto de ter terminado esta época ainda em primeiro lugar nas principais métricas do Leicester, como o maior número de passes para o último terço (169) e de passes progressivos (181), mostra a influência que teve na equipa.
Possibilidade - Arsenal
O Arsenal já manifestou interesse na contratação de Tielemans, tanto no verão passado como emjJaneiro. Ele era visto como um reforço ideal que poderia ser alternativa com Granit Xhaka e Thomas Partey no meio-campo.
Os Foxes, porém, não estavam dispostos a vender e esperavam que o médio belga os ajudasse na luta pela sobrevivência. Os Gunners optaram por Jorginho, mas, com a saída de Xhaka, precisarão novamente de pelo menos um novo reforço para o meio-campo neste verão.
Em termos de estilo, Tielemans partilha muitas das características de Xhaka, o que faz dele o substituto ideal. Também é de esperar que ele volte a dar o seu melhor numa filosofia de jogo baseada na posse de bola, como a que Mikel Arteta aplica no Arsenal.
Marco Asensio - Real Madrid
Asensio viveu sete anos repletos de troféus no Santiago Bernabéu, conquistando, entre outras distinções, três títulos da La Liga e três Ligas dos Campeões.
Este ano, o atacante fez mais uma grande campanha pessoal pela equipa de Carlo Ancelotti, com 20 golos em todas as competições - apenas Vinicus Jr., Karim Benzema e Rodrygo têm mais golos pelos Blancos.
No entanto, 15 membros do plantel acumularam mais minutos nesta temporada, o que explica por que o internacional espanhol teria recusado uma renovação de contrato em favor de um novo desafio em que terá mais minutos garantidos na equipa principal.
Possibilidade - Aston Villa
Os gigantes europeus Juventus e AC Milan estariam interessados em contratar Asensio, mas ele correria o mesmo risco de não ter minutos regulares na equipa.
É por isso que o Aston Villa surgiu como um destino surpreendente, mas realista. O clube de Birmigham quer reforçar o seu plantel para a próxima temporada, na qual terá de disputar a Premier League e a competição continental, depois de ter garantido um lugar na Liga da Conferência. O técnico do Villa, Unai Emery, conhece bem as habilidades de Asensio e é considerado um grande admirador do jogador.
O jogador de 27 anos seria considerado uma grande aquisição para o Villa Park e, depois de ter sido deixado na sombra durante grande parte do seu tempo em Madri, esse tipo de amor poderia ser suficiente para convencê-lo a fazer a troca.