Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais quatro estrelas que ficam sem contrato em 2023 - e os clubes que as devem contratar

David Pávek
Sergio Busquets é um dos muitos jogadores de alto nível que estão em fim de contrato este Verão
Sergio Busquets é um dos muitos jogadores de alto nível que estão em fim de contrato este VerãoReuters
Os contratos de algumas das maiores estrelas da Europa terminam no próximo mês, mas para onde irão eles a seguir?

Com muitos dos principais campeonatos nacionais da Europa já concluídos ou a aproximarem-se do seu final, muitos clubes começaram a olhar para a janela de transferências deste Verão. Com isso em mente, o Flashscore destacou alguns dos nomes de destaque com contratos que expiram no final desta temporada - e prevemos quais clubes podem tentar contratá-los.

Esta é uma continuação de um artigo onde destacámos o possível futuro de Lionel Messi, Roberto Firmino, Naby Keita e Daichi Kamada.

Sergio Busquets - Barcelona

Tal como Lionel Messi, há dois anos, Busquets vai deixar o clube catalão. Aos 34 anos, foi figura-chave nesta temporada dos blaugrana que venceram o título. Além de ser o capitão, há apenas quatro jogadores do Barcelona que entraram em campo mais vezes do que ele, que somou 28 jogos na LaLiga.

No entanto, o médio optou por não assinar uma renovação, pese embora, o técnico Xavi ter pedido publicamente que ele o fizesse em várias ocasiões. Em vez disso, ele anunciou no início deste mês que encerraria a sua permanência de 15 anos no clube em busca de um novo desafio.

Possibilidade - Inter Miami

O Inter Miami foi um dos clubes que não hesitou em manifestar o seu interesse pelo craque espanhol. Phil Neville, ex-jogador do Manchester United e do Everton, é o técnico do clube e está ansioso para implantar um futebol de posse. No final da carreira, Busquets pode ser uma força motriz para ajudar a concretizar esse objetivo.

Quando questionado sobre a ligação com Busquets no final de fevereiro, Neville classificou o médio como um "grande jogador" que ainda seria um grande benefício para o clube se este conseguisse fechar um acordo para levá-lo aos Estados Unidos.

Adrien Rabiot - Juventus

Rabiot pode deixar a Juventus em transferência gratuita neste verão
Rabiot pode deixar a Juventus em transferência gratuita neste verãoProfimedia

Com Rabiot vem muitas vezes a polémica. Em 2018, foi obrigado a treinar com as reservas do PSG depois de não conseguir acordar um novo contrato. Nesse mesmo ano, depois de não ter sido incluído na equipa francesa para o Campeonato do Mundo de 2018, recusou um lugar na lista de reservas de Didier Deschamps, o que resultou num castigo que o afastou da equipa nacional por dois anos.

Em 2019, foi suspenso pelo PSG depois de ter ido a uma discoteca após a derrota da sua equipa com o Manchester United na Liga dos Campeões. Todos estes episódios foram agravados pelo facto de a mãe de Rabiot, Veronique, desempenhar um papel importante, mas muitas vezes conflituoso, como agente do filho.

Esta época, no entanto, esses episódios têm sido raros e são as suas prestações em campo que têm feito as manchetes. Na Juventus, ele é o segundo jogador com o maior número de desarmes bem-sucedidos na Serie A (63) e o primeiro com o maior número de corridas com bola no último terço (68).

Apenas Danilo acumulou mais minutos na Serie A pela Velha Senhora (2.658) e, apesar de atuar no meio-campo, é o jogador com mais golos e assistências na Serie A pela sua equipa (12 - G8, A4).

Possibilidade - Liverpool

Apesar disso, nem a Juventus nem Rabiot chegaram a um novo acordo, o que significa que ele deixará Turim no verão. A saída quase aconteceu no Verão passado, quando Rabiot parecia estar prestes a juntar-se ao Manchester United, no entanto, as exigências salariais impostas pela sua mãe, acima mencionada, fizeram com que o negócio morresse.

É possível que o interesse seja reacendido neste verão, com o United à procura de reforços para o meio-campo. No entanto, é de se esperar que o clube dê prioridade à transferência definitiva de Marcel Sabitzer do Bayern de Munique, após o seu impressionante período de empréstimo em Old Trafford.

O Liverpool, por sua vez, pode estar de portas abertas para a contratação do jogador. Não é segredo para ninguém que essa é uma posição problemática no campo que Klopp está ansioso para resolver. O Liverpool não só tem estado abaixo da média na sua sala de máquinas, como também vai perder jogadores para o meio-campo no verão, com Keita e James Milner a saírem. Rabiot é um alvo de transferência realista que oferece influência com e sem bola e não há dúvida de que ele poderia ter um impacto extremamente positivo no Liverpool se eles optassem por fazer uma jogada.

Youri Tielemans - Leicester City

Tielemans jogou a sua última partida pelo Leicester
Tielemans jogou a sua última partida pelo LeicesterProfimedia

No espaço de apenas uma época, o Leicester City passou de candidato às competições europeias a uma equipa que vai para a segunda divisão de Inglaterra.

Este verão, o clube vai ter de deixar sair activos, com vários jogadores a ganharem muito dinheiro, e um dos jogadores que fará parte desse grupo é o médio Tielemans, que confirmou a sua saída nas redes sociais no início desta semana.

O belga tem sido um dos principais ativos dos Foxes desde que chegou por empréstimo do Mónaco em 2019. No entanto, recusou a assinar um novo contrato no estádio King Power e sairá de graça no próximo mês. 

Para muitos, a forma do jogador de 26 anos diminuiu enormemente no último ano, mas é justo dizer que podemos atribuir uma grande parte disso às lutas mais amplas do Leicester. Antes disso, Tieleman construiu a reputação de ser um jogador com capacidades técnicas notáveis que pode ser uma peça fundamental no jogo de construção de uma equipa. O facto de ter terminado esta época ainda em primeiro lugar nas principais métricas do Leicester, como o maior número de passes para o último terço (169) e de passes progressivos (181), mostra a influência que teve na equipa.

Possibilidade - Arsenal

O Arsenal já manifestou interesse na contratação de Tielemans, tanto no verão passado como emjJaneiro. Ele era visto como um reforço ideal que poderia ser alternativa com Granit Xhaka e Thomas Partey no meio-campo.

Os Foxes, porém, não estavam dispostos a vender e esperavam que o médio belga os ajudasse na luta pela sobrevivência. Os Gunners optaram por Jorginho, mas, com a saída de Xhaka, precisarão novamente de pelo menos um novo reforço para o meio-campo neste verão.

Em termos de estilo, Tielemans partilha muitas das características de Xhaka, o que faz dele o substituto ideal. Também é de esperar que ele volte a dar o seu melhor numa filosofia de jogo baseada na posse de bola, como a que Mikel Arteta aplica no Arsenal.

Marco Asensio - Real Madrid

Asensio poderá mudar-se para Inglaterra
Asensio poderá mudar-se para InglaterraReuters

Asensio viveu sete anos repletos de troféus no Santiago Bernabéu, conquistando, entre outras distinções, três títulos da La Liga e três Ligas dos Campeões.

Este ano, o atacante fez mais uma grande campanha pessoal pela equipa de Carlo Ancelotti, com 20 golos em todas as competições - apenas Vinicus Jr., Karim Benzema e Rodrygo têm mais golos pelos Blancos.

No entanto, 15 membros do plantel acumularam mais minutos nesta temporada, o que explica por que o internacional espanhol teria recusado uma renovação de contrato em favor de um novo desafio em que terá mais minutos garantidos na equipa principal.

Possibilidade - Aston Villa

Os gigantes europeus Juventus e AC Milan estariam interessados em contratar Asensio, mas ele correria o mesmo risco de não ter minutos regulares na equipa.

É por isso que o Aston Villa surgiu como um destino surpreendente, mas realista. O clube de Birmigham quer reforçar o seu plantel para a próxima temporada, na qual terá de disputar a Premier League e a competição continental, depois de ter garantido um lugar na Liga da Conferência. O técnico do Villa, Unai Emery, conhece bem as habilidades de Asensio e é considerado um grande admirador do jogador.

O jogador de 27 anos seria considerado uma grande aquisição para o Villa Park e, depois de ter sido deixado na sombra durante grande parte do seu tempo em Madri, esse tipo de amor poderia ser suficiente para convencê-lo a fazer a troca.