Mapa da Lei do Ex: Saiba quem se pode vingar do antigo clube na 6.ª jornada do Brasileirão
Para ser designado como um ex-clube, consideramos apenas passagens pelo plantel profissional. Uma aparição nas equipas de formação pode até ser citada, mas não entra em nosso estatuto.
Na sexta jornada da Série A, o jogo mais propício para a Lei do Ex é entre Palmeiras e Athletico-PR, na Arena Barueri, especialmente por Raphael Veiga e Rony. Outro destaque é a visita do Red Bull Bragantino ao Bahia, com dois emblemas do Esquadrão no Massa Bruta.
O duelo de tricolores no MorumBis será especial para Marquinhos, do Fluminense, que reencontrará o São Paulo pela primeira vez.
Flamengo - Corinthians
Carlinhos obteve grande destaque na formação do Corinthians, com título e prémio de melhor marcador da Copinha em 2017, mas disputou apenas uma partida entre os profissionais do Timão. Recém-chegado ao Flamengo, o avançado terá a chance de marcar contra o clube que o formou - se for lançado por Tite.
O Corinthians poderia devolver na mesma moeda com Matheuzinho, mas o lateral lesionou-se a meio de semana e desfalca o Timão contra o ex-clube.
Atlético-GO - Cruzeiro
Arthur Gomes teve uma rápida passagem pelo Atlético-GO em 2021, com quatro golos em 28 partidas. O avançado do Cruzeiro enfrenta o Dragão pela primeira vez desde que deixou Goiânia.
Fortaleza - Botafogo
Grande destaque do Botafogo em 2024, Júnior Santos teve no Fortaleza sua primeira experiência de Série A, em 2019. O atacante ainda teve outra (curta) aventura pelo Laion, em 2023, antes de assinar em definitivo com o Alvinegro.
Já o Tricolor do Pici conta com o médio Zé Welison, que teve passagem sem brilho pelo Botafogo em 2020.
Palmeiras - Athletico-PR
Três figuras fundamentais da era vitoriosa do Palmeiras destacaram-se no Athletico-PR antes de brilharem pelo Verdão: Weverton, Raphael Veiga e Rony. É difícil que o guarda-redes aplique a Lei do Ex, mas tanto Veiga quanto Rony já fizeram o Furacão de vítima em três ocasiões.
Do lado rubro-negro, a única possibilidade é com o médio Gabriel, que pouco tem atuado neste início no clube. O ex-alviverde Thiago Heleno está lesionad.
Bahia - Red Bull Bragantino
Dois jogadores importantes do Bragantino foram formados no Bahia: Juninho Capixaba e Eric Ramires. O lateral, inclusive, já marcou contra o Esquadrão (quando atuava pelo Grêmio).
Vasco - Vitória
Titular do ataque cruz-maltino, David é formado no Vitória. O jogador já reencontrou o Leão em duas ocasiões (pelo Cruzeiro), com uma vitória e um empate.
Na defesa rubro-negra, Zeca vai enfrentar o Vasco pela primeira vez desde que atuou no clube carioca, em 2021. Já Raúl Cáceres, que jogou pelo Cruz-Maltino em 2019, está lesionado.
São Paulo - Fluminense
Marquinhos surgiu como grande promessa no São Paulo e foi vendido com apenas 19 anos, em 2022, para o Arsenal. Emprestado ao Fluminense, o atacante poderá marcar contra o clube que o formou em pleno MorumBis.
Já o Tricolor Paulista conta com Luciano, que teve boa passagem pelo Flu entre 2018 e 2019. O atacante é um carrasco do ex-clube, com quatro golos nos últimos oito encontros.
Michel Araújo, emprestado pelo Fluminense ao São Paulo, não pode atuar. Ganso, que viveu bons momentos no MorumBis, está suspenso.