Nova vida em Turim: Thiago Motta quer trazer a alegria de volta a uma Juventus revitalizada
Acompanhe o regresso da Juventus no Flashscore
Na temporada passada, a Juve terminou em terceiro lugar, atrás do campeã Inter e do AC Milan, e garantiu o regresso à Liga dos Campeões após um ano de ausência.
No entanto, depois de vencer nove campeonatos consecutivos entre 2012 e 2020, o seu principal objetivo é vencer a Serie A pela primeira vez em quatro anos.
Motta já deu provas no comando técnico durante um período de dois anos no Bolonha, levando o clube à competição de elite da Europa pela primeira vez em 60 anos.
Além de diminuir a distância em relação aos rivais de Milão, a missão de Motta é trazer a alegria de volta às bancadas.
"Quero uma equipa orgulhosa e feliz depois de cada jogo. Isso significa que demos o nosso melhor, é isso que quero ver sempre", disse ele durante a sua primeira conferência de imprensa como treinador.
Os problemas da Juventus fora do relvado contribuíram para os seus problemas no relvado.
O final da sua campanha de 2022/23 foi marcado por mais um escândalo financeiro e a subsequente dedução de 10 pontos devido às transferências do clube levou-a a terminar em sétimo lugar.
O treinador Massimiliano Allegri, que esteve no comando do clube durante oito anos em dois períodos, deixou o clube dois dias depois da vitória na final da Taça de Itália sobre a Atalanta, que trouxe à Juve o seu primeiro troféu em três anos.
Ataque ao mercado
A atividade da Juve no mercado de transferências será fundamental para os esforços de Motta na construção de sua nova identidade. Alguns dos jogadores preferidos de Allegri, como Alex Sandro, Adrien Rabiot, Samuel Iling-Junior e Moise Kean, já não fazem parte do plantel.
"Para mim, os médios têm de fazer tudo. Defender, atacar, saber jogar, desarmar, marcar. Acho que todos os médios que ficarão aqui serão capazes de fazer tudo", disse.
Espera-se muito de Douglas Luiz, que chegou do Aston Villa a troco de 50 milhões de euros. O internacional brasileiro de 26 anos terá a companhia do também médio Khephren Thuram, que chega do Nice.
O italiano Nicolo Fagioli regressa após ter sido suspenso devido a um escândalo de apostas desportivas, enquanto Teun Koopmeiners também deverá assinar pela Atalanta e reforçar o meio-campo.
A Juve, recorde-se, tem estreia marcada no campeonato italiano em casa, contra o Como, no dia 19 de agosto.