Oficial: Claudio Ranieri é o novo treinador da Roma
Depois de alguns "nãos" (Allegri e Montella, sobretudo) e de vários "nãos" resultantes das suas próprias dúvidas (como Lampard e Mancini), a família Friedkin decidiu confiar a Claudio Ranieri a reconstrução do puzzle da Roma.
Depois de ter viajado ontem à noite para Londres, para se encontrar com os proprietários do clube giallorossi, o experiente treinador romano e da Roma colocou-se imediatamente à disposição do clube que ama e que vai treinar pela terceira vez na sua carreira.
De regresso de Londres, após a entrevista positiva com os Friedkins e a assinatura do contrato, respondeu sorridente à ANSA: "Um gato grande? Foi por isso que me chamaram. Preparar! Aí vem a nossa gente".
Cerca de duzentos adeptos receberam Claudio Ranieri na quarta-feira à noite, à chegada a Fiumicino, entre os quais se encontrava um Flavio Cobolli em estado selvagem. O tenista da Azzurra, natural de Florença, mas romano para todos os efeitos, sempre foi um grande fã dos Giallorossi.
O novo treinador do Giallorossi chegou a Trigoria esta quinta-feira, pouco depois das 13:00, num carro com vidros escuros, cumprimentando os adeptos presentes. De seguida, viu Pellegrini, El Shaarawy e Cristante e conheceu os novos jogadores. Depois, após fotografias e assinaturas, teve a sua primeira sessão de treino no relvado.
Um regresso bem-vindo para todos
Nas suas primeiras palavras como treinador da Giallorossi, Ranieri soltou um simpático "A nossa gente está a chegar", mas talvez fosse melhor dizer "A nossa gente está a voltar". E sim, porque o Tinkerman - ou seja, o Fixer, a alcunha que lhe deram em Inglaterra, uma espécie de Mr. Wolf do futebol, para citar Quentin Tarantino - já tinha sido chamado duas vezes para assumir o comando da sua equipa favorita.
A primeira foi em 2009, quase levando-a ao Scudetto que poderia ter roubado ao Inter do Triplete. Na segunda, porém, o objetivo era salvá-la após a traumática exoneração de Eusebio Di Francesco. Não é por acaso que os adeptos giallorossi o consideram "um de nós para a eternidade".
E, afinal, numa entrevista concedida ao Repubblica após a sua despedida do Cagliari, Ranieri tinha garantido que estava "de férias e não reformado. Gostaria de treinar uma equipa nacional".
Pois bem, o treinador capaz de levar o Leicester ao título da Premier League vai assumir a equipa nacional de todos os adeptos da Roma, aquela que ama mais do que qualquer outra: a Roma tem o seu novo treinador.