Oficial: Luciano Rodriguez torna-se na contratação mais cara da história do Bahia
"Um miúdo no mundo! Lucho Rodriguez é do Esquadrão!", anunciou o Bahia nas suas redes sociais.
O avançado uruguaio assinou um contrato até 2029 e, segundo a imprensa brasileira, o tricolor baiano pagou 11 milhões de euros para adquirir 70% dos direitos económicos do jogador, naquela que é a contratação mais cara da história do Bahia e também de toda a região nordeste do Brasil.
A transferência de Rodríguez para o tradicional clube da cidade de Salvador põe fim a meses de especulações sobre o seu futuro, que o levaram ao River Plate, da Argentina, e ao Girona, da Espanha, também do Grupo City.
Mas a joia charrúa, que se estreou com a camisola celeste em março, finalmente acertou a sua chegada ao Bahia, grande revelação do Brasileirão sob a direção técnica de Rogério Ceni.
Campeão com o Uruguai no Mundial sub-20 e no campeonato uruguaio de 2023, o seu primeiro com o Liverpool, Rodríguez pode jogar nos flancos ou no centro do ataque.
Estreou-se como profissional no modesto Progreso de Montevideo em 2021 (sete golos em 54 jogos) e foi contratado pelo Liverpool no ano passado (17 golos em 57 jogos).
Foi um dos melhores marcadores, juntamente com o argentino Thiago Almada e o paraguaio Diego Gómez, com cinco golos, no Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano Sub-23, disputado na Venezuela no início de 2024.
Fez a sua estreia pelo Uruguai de Marcelo Bielsa na derrota por 2-1 com a Costa do Marfim num particular em março. Em junho, voltou a ter minutos na goleada de 4-0 sobre o México, antes do início da Copa América nos Estados Unidos.
Bielsa, no entanto, não o incluiu na convocatória de 26 jogadores para o torneio americano, no qual os bicampeões mundiais terminaram em terceiro lugar.
Rodriguez vai para o Bahia, que está em sétimo lugar no Brasileirão, nove pontos atrás do líder Botafogo, e disputará os oitavos da Taça do Brasil.
A equipa da cidade de Salvador, no estado brasileiro da Bahia, está a ter um bom início de época, depois de ter sido salva da despromoção no ano anterior, quando foi comprada pelo City Group, a empresa maioritariamente detida pelos Emirados Árabes Unidos e proprietária do Manchester City.
No Brasil, Luciano Rodriguez vai defrontar o seu irmão gémeo Emiliano, que joga no Atlético Goianiense, último classificado da Serie A brasileira, por empréstimo do Boston River do Uruguai.