Pagliuca: "O Bolonha pode chegar à Europa"
" O Bolonha pode voltar às competições europeias". É assim que Gianluca Pagliuca, entrevistado pelo Tuttosport, analisa o momento atual dos Felsinei, a realidade mais surpreendente do campeonato da Serie A 2023/24 até ao momento. A equipa de Thiago Motta, atualmente em quarto lugar, é sempre acompanhada de perto pelo antigo guarda-redes da seleção, que se estreou como profissional logo nas suas fileiras.
No que diz respeito à competição, o antigo guarda-redes dos Rossoblu não estabelece quaisquer limites ou restrições: "Não sei se será a Conferência ou a Liga Europa, talvez algo mais. Não colocamos limites aos rapazes, certamente esta equipa tem todos os meios para regressar a uma competição internacional após vinte e cinco anos".
Depois, quando questionado sobre o guarda-redes do Inter, a sua outra antiga equipa, disse: "Sommer é muito bom. O suíço surpreendeu-me. Pensei que seria mais difícil para ele impor-se em Itália, mas ele faz sempre defesas decisivas. Sommer cometeu apenas um erro até agora contra o Sassuolo, mas isso pode acontecer. Em muitos outros jogos, no entanto, ele foi decisivo. A direção do Inter fez muito bem em vender Onana por 57 milhões, substituindo-o por alguém que defende melhor. Ser capaz de definir pode ser uma mais-valia, mas o guarda-redes forte é aquele que sabe defender. De nada serve ter os pés de um médio se depois comete erros entre os postes e sofre golos que podem ser defendidos".
Questionado também sobre a outra equipa de Milão, Pagliuca quis enviar uma mensagem de apoio a Gianluigi Donnarumma, recordando como as prestações de Mike Maignan são por vezes demasiado exaltadas pelo ambiente: "O francês do AC Milan é forte, mas nos últimos jogos cometeu alguns erros. Entre ele e Donnarumma, os críticos usam dois pesos e duas medidas... Quando Maignan comete erros, as falhas são ignoradas em silêncio, enquanto em Gigio noto uma fúria preventiva".
Para o antigo guarda-redes italiano, a imprensa é excessivamente crítica em relação ao seu herdeiro:"Cada erro de Donnarumma é sempre sublinhado e há uma tendência para o massacrar. É pena que quando ele é decisivo de uma forma positiva, como em Dortmund, onde fez quatro defesas decisivas para a passagem à próxima fase da Liga dos Campeões, não se fale disso. Para mim, Gigio continua a ser o guarda-redes italiano mais forte, um trunfo do nosso futebol que deveria ser mais apoiado e protegido".