Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Palmeiras empata com o Cruzeiro (1-1) e Abel Ferreira é bicampeão brasileiro

Rodrigo Coimbra c/Alex Xavier
Palmeiras ergue a taça de campeão brasileiro de 2023
Palmeiras ergue a taça de campeão brasileiro de 2023Cesar Greco/Palmeiras
O Palmeiras, orientado pelo treinador português Abel Ferreira, revalidou na quarta-feira o título de campeão brasileiro de futebol, somando o 12.º cetro na prova, ao empatar 1-1 no reduto do Cruzeiro, na 38 e última jornada.

Recorde as principais incidências da partida

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Com este resultado, o Palmeiras terminou o Brasileirão com 70 pontos, dois à frente do Grémio, que terminou a competição na vice-liderança.

A equipa de Abel Ferreira também fecha a prova com o melhor ataque (64 golos marcados) e a segunda melhor defesa (33 golos sofridos) da Série A. Já o Cruzeiro garantiu a qualificação para a Taça Sul-Americana do próximo ano ao terminar na 14ª posição, com 46 pontos.

Classificação final do Brasileirão
Classificação final do BrasileirãoFlashscore

Recorde de títulos

Este é o quarto título do Brasileirão para o Verdão na era dos pontos corridos, igualando o recorde do rival Corinthians.

É também a nona taça que Abel Ferreira ganha em três anos no clube. O português tem uma incrível média de uma conquista a cada 4 meses no Alviverde.

Festa do título nas imediações do Allianz Parque
Festa do título nas imediações do Allianz ParqueAFP

Um final anunciado

O Palmeiras entrou em campo já como virtual campeão, já que apenas uma combinação inédita no futebol mundial (que incluía o Atlético-MG recuperar de 9 golos de desvantagem nesta última jornada) tiraria o caneco ao Palmeiras.

Com a taça praticamente garantida, o conjunto de Abel entrou com uma postura mais defensiva, para não correr riscos.

Os visitantes tinham a partida controlada quando o médio celeste Lucas Silva cometeu um erro enorme na defesa e Endrick aproveitou para abrir o marcador, aos 21 minutos.

O empate bastou para as duas equipas no Mineirão
O empate bastou para as duas equipas no MineirãoSE Palmeiras

A partir daí, o Palmeiras abraçou o contra-ataque e o guarda-redes Weverton terminou o primeiro tempo como o melhor em campo.

A segunda etapa seguiu no mesmo ritmo, com o campeão só à espera que o relógio marcasse o minuto 90. O Cruzeiro teve mais bola, finalizou mais e, apoiado pelo Mineirão lotado, chegou ao empate por intermédio de Nikão, a 10 minutos do fim do jogo.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Abel Ferreira, de 44 anos, que chegou ao Palmeiras no final de outubro de 2020, soma agora duas vitórias na Taça Libertadores (2020 e 2021), uma na Supertaça sul-americana (2022), duas no Brasileirão (2022 e 2023), uma na Taça do Brasil (2020), uma na Supertaça brasileira (2023) e duas no Paulistão (2022 e 2023).

Os 12 campeonatos do Palmeiras:

1960, 1967 (2x), 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018, 2022 e 2023.