Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pedro Lourenço fala pela primeira vez sobre a compra do Cruzeiro: "O dono é o adepto"

Josias Pereira
Pedro Lourenço ao lado de Ronaldo na festa da subida ao Brasileirão em 2022
Pedro Lourenço ao lado de Ronaldo na festa da subida ao Brasileirão em 2022Cris Mattos/Staff Images
O empresário Pedro Lourenço falou pela primeira vez como dono da SAF do Cruzeiro esta segunda-feira (29). Ainda na sede da sua rede de supermercados na cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, deu os primeiros detalhes da aquisição do clube mineiro, confirmando o encontro com Ronaldo Fenómeno para a concretização do negócio.

A reunião que vai selar a venda dos 90% da SAD do Cruzeiro por 600 milhões de reais (110 milhões de euros) será realizada na tarde desta segunda-feira, na Toca da Raposa 2. O ex-jogador Ronaldo já se encontra na capital mineira para oficializar a transação, dando fim à sua passagem como proprietário da equipa celeste. 

"Ronaldo já chegou, vamos ajustar os contratos e conversar na Toca", disse Pedro Lourenço, em entrevista à rádio Itatiaia

"(As conversas) Já se vêm arrastando há alguns dias, sempre uma coisa ou outra, espero que dê tudo certo e se resolva o mais rápido possível", acrescentou o empresário. 

Mattos e filho no futebol do Cruzeiro 

Pedro Lourenço confirmou os primeiros nomes do departamento de futebol do clube. Alexandre Mattos será o executivo responsável pelo futebol do clube, enquanto Pedro Júnior, filho de Pedro Lourenço, será o CEO. 

"(Alexandre Mattos) É o nosso homem do futebol. O Alexandre tem sempre o jeitinho dele, mas está animado e a gente conta sempre com ele", destacou. 

"O Pedro (Júnior) vai ser o assistente do Alexandre. Eu vou ficar mais na retaguarda, só nas situações maiores, e vamos deixá-los no dia a dia", completou o novo dono da SAD do Cruzeiro. 

Mensagem para os adeptos

Uma das grandes críticas à gestão de Ronaldo era justamente o distanciamento em relação aos adeptos. Com o novo proprietário, a promessa é de que esta relação será reestabelecida, especialmente pelo facto de Pedro Lourenço ser um fanático adepto do clube e há anos contribuir para o funcionamento do Cruzeiro. 

"Eu quero dizer que o dono do Cruzeiro é o nosso adepto. Não sou o dono da SAD do Cruzeiro, quem é o dono, é o adepto e vamos mudar esse papel com o adepto. O adepto vai ser ouvido. Vamos abrir as portas para a imprensa, ela tem o seu papel importante dentro do Cruzeiro. Podem ter certeza do carinho que eu tenho pelos adeptos, do meu amor pelo Cruzeiro. Como um negócio, não é um negócio, eu sou Cruzeiro. Não estou a comprar um negócio, é uma paixão", concluiu. 

Quem é Pedro Lourenço?

O empresário é natural de Paineiras, município localizado a cerca de 270 km de Belo Horizonte. Cresceu na lavoura e em minas de carvão, ao lado do pai e dos nove irmãos.

Mudou-se para a capital de Minas Gerais quando completou 18 anos. Na cidade, foi carregador de caixas e responsável pelo armazém, entre outras funções em mercados da região.

Aos 40 anos, em 1996, Pedro Lourenço inaugurou a primeira unidade do Supermercados BH. Atualmente, é a quinta maior rede de supermercados do Brasil, com faturação de 2.5 mil milhões de euros em 2023, segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).