Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Reações à morte de Totò Schillaci: Minuto de silêncio na Serie A e a memória de Baggio

Totò Schillaci faleceu esta quarta-feira, aos 59 anos
Totò Schillaci faleceu esta quarta-feira, aos 59 anosTorino/Archivio storico / LaPresse / Profimedia
O antigo jogador do Messina, da Juventus e do Inter de Milão, Totò Schillaci faleceu esta quarta-feira, aos 59 anos, em Palermo.

Anúncio da família sobre a câmara funerária

A família de Totò Schillaci anunciou, poucas horas após a sua morte, que será possível despedir-se dele uma última vez no estádio Renzo Barbera de Palermo. 

"Para aqueles que desejam prestar a sua última homenagem a Totò, a câmara funerária será montada hoje e amanhã no estádio Renzo Barbera. Os horários serão anunciados pela cidade de Palermo. Adeus Totò, estarás sempre nos nossos corações", pode ler-se.

Palermo vai jogar com fumos negros

"No sábado, 21 de setembro, o Palermo jogará o jogo contra o Cesena em memória de Totò Schillaci", escreveu o clube no seu sítio oficial.

"Para além do minuto de luto decretado pela FIGC por ocasião de todos os jogos do próximo fim de semana, os jogadores do Rosanero entrarão em campo com luto nos braços em memória do campeão de Palermo", acrescentou o Palermo.

A doce mensagem de Mancini

"Noites mágicas em busca de um golo sob o céu de um verão italiano". O antigo treinador da Azzurra e da Itália, Roberto Mancini, prestou homenagem a Totò Schillaci com uma história no Instagram, que recorda as noites mágicas do Campeonato do Mundo de 1990 e a famosa canção de Gianna Nannini e Edoardo Bennato.

Condolências do Hellas Verona

O Hellas Verona também se juntou às outras equipas da Serie A para recordar Totò Schillaci, dedicando um pensamento "ao inesquecível herói de 'Italia-90'".

A mensagem de Zoff

"Para mim é uma dor muito forte, Totò era um grande homem, eu adorava-o, gostava particularmente dele", reagiu Dino Zoff, treinador de Schillaci na Juventus.

A memória de Roberto Baggio

"Olá meu querido amigo, mais uma vez quiseste surpreender-me", escreveu, no seu perfil do Instagram, Roberto Baggio, que esteve muito ligado a Schillaci e ao seu colega de seleção no histórico Mundial de Itália-90.

Dor em Milão

O AC Milan e o Inter de Milão expressaram nos seus respetivos perfis sociais as suas condolências pelo falecimento de Totò Schillaci.

"Deixou-nos o símbolo de uma equipa nacional italiana que representou corajosamente todo o futebol italiano. Teremos sempre orgulho em Totò Schillaci. Para a sua família, os nossos pensamentos e a nossa proximidade", disse o AC Milan.

Mensagem da Lega Calcio

"A Lega Serie A e todos os seus clubes enviam as suas condolências à família e a toda a comunidade e adeptos do futebol italiano pelo falecimento de Salvatore 'Totò' Schillaci". Em nota oficial, a Lega Serie A prestou homenagem ao antigo futebolista, que faleceu hoje aos 59 anos.

"Schillaci foi um campeão que iluminou as noites mágicas do Campeonato do Mundo de Itália de 1990, conquistando também os títulos de melhor marcador e melhor jogador da competição. O seu desejo de emergir e alcançar os mais altos níveis do futebol foi e continuará a ser uma fonte de inspiração para os muitos jovens que perseguem o sonho de jogar na Serie A", disse o presidente Lorenzo Casini.

Ícone do Sul

A memória do Nápoles também não faltou: "O Presidente Aurelio De Laurentiis, os dirigentes, a equipa técnica, a equipa e toda a equipa do SSC Napoli enviam as suas condolências à família de Totò Schillaci pelo falecimento do herói dos 'Notti Magiche' de Itália '90".

Recordação do primeiro-ministro Meloni

"Deixa-nos um ícone do futebol, um homem que entrou nos corações dos italianos e dos adeptos do desporto de todo o mundo. Salvatore Schillaci, conhecido por todos como Totò, o bombardeiro das noites mágicas de Itália '90 com a nossa seleção nacional. Obrigado pelas emoções que nos proporcionaste, por nos teres feito sonhar, aplaudir, abraçar e agitar a nossa bandeira tricolor. Boa viagem, campeão", reagiu a primeira-ministra Giorgia Meloni.

A decisão da FIGC

"Em memória de Totò Schillaci, o antigo avançado da seleção nacional que faleceu hoje aos 59 anos, será feito um minuto de silêncio antes dos jogos de todos os campeonatos previstos de hoje até ao fim de semana. A ordem foi dada pelo presidente da FIGC, Gabriele Gravina. As suas exultações irreprimíveis, em que o seu rosto era um símbolo de alegria partilhada, permanecerão para sempre o património comum do futebol italiano", recorda Gravina.

"Totò era um grande futebolista, um símbolo tenaz de vontade e redenção, era capaz de entusiasmar os adeptos da Azzurra porque o seu futebol conhecia a paixão. E foi precisamente este espírito indomável que o tornou apreciado por todos e o tornou imortal", acrescentou.

Seleção italian nacional também está de luto

"Ciao Totò. Herói das Noites Mágicas".

Despedida da Juve

A Juventus também se despediu de Totò Schillaci: "Adeus Totò".

As condolências do presidente da Câmara de Palermo

"Com a morte prematura de Totò Schillaci, a cidade chora a perda do futebolista de Palermo mais representativo da história mundial. Uma popularidade que, no entanto, nunca mudou Schillaci, que manteve sempre uma alma bondosa, humilde e prestável", é a mensagem de Roberto Lagalla, presidente da Câmara de Palermo.

Saudação do Inter

Fez sonhar uma nação inteira durante as Noites Mágicas de Itália '90. O FC Internazionale Milano apresenta as suas condolências à família Schillaci pelo falecimento de Totò".

A recordação de Romano

Fabrizio Romano também recordou as noites mágicas de Schillaci. "Descanse em paz Totò", foi a mensagem do jornalista italiano.

Mensagem do Palermo

O Palermo FC, com o presidente Dario Mirri e toda a família do City Football Group, expressa as suas mais profundas condolências pela morte prematura de Salvatore Schillaci e estende as suas condolências à família de Francesco Di Mariano.

Protagonista absoluto das "Noites Mágicas" de Itália '90, Totò escreveu páginas indeléveis da história do futebol com os seus golos, trazendo pura alegria aos adeptos do Palermo em todo o mundo.