Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Relatório aponta aumento de quase 40% nos casos de racismo no futebol brasileiro

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, crê que aumento se dá pela consciencialização da população sobre o tema
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, crê que aumento se dá pela consciencialização da população sobre o temaLucas Figueiredo/CBF
Os casos de racismo reportados no futebol brasileiro em 2023 subiram 38,77% em comparação com a temporada 2022. Os dados foram divulgados esta quinta-feira, no lançamento do relatório anual do Observatório da Discriminação Racial, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Se em 2022, 98 casos de injúria racial foram reportados, o número subiu para 136 em 2023. Segundo o levantamento, 104 desses incidentes aconteceram em estádios brasileiros, mas 19 denúncias foram por ataques nas redes sociais e 13 em outros espaços. 

O Observatório também acrescentou ao seu levantamento casos de machismo, homofobia e xenofobia no desporto que, juntamente com os incidentes raciais elevou a soma total de denúncias para 195. 

A parceria entre a CBF e o Observatório da Discriminação Racial foi renovada por mais quatro anos. Em entrevista, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, avaliou que o aumento do número de casos se deve também à consciencialização do público sobre o tema. 

"Procuro ser sempre otimista. Se temos mais denúncias, é porque a sociedade brasileira está mais aberta para entender o que é racismo", disse Ednaldo. 

Os dados do Observatório também computam casos registados fora do Brasil. Abaixo, está o detalhe completo dos apontamentos do estudo: 

Discriminação e racismo no futebol 

Racismo: 136 no Brasil + 26 no exterior

Xenofobia: 13 no Brasil + 1 no exterior

Machismo: 8 no Brasil

LGBTfobia: 38 no Brasil

Onde ocorreram os incidentes no futebol brasileiro

Estádio: 104 de racismo, 31 de LGBTfobia, 3 de machismo, 9 de xenofobia (147 no total)

Internet: 19 de racismo, 4 de LGBTfobia, 3 de machismo (26 no total)

Outros espaços: 13 de racismo, 3 de LGBTfobia, 2 de machismo, 4 de xenofobia (22 no total)

Total: 136 de racismo, 38 de LGBTfobia, 8 de machismo, 13 de xenofobia (195 no total)