Rumores de mercado: Diogo Leite interessa ao Bayer Leverkusen, Nápoles e Juventus procuram treinador
Diogo Leite muito cobiçado
Entre os melhores defesas da fase de grupos da Liga dos Campeões - primeiro pela distância percorrida (72,4 km), segundo pelas tentativas de desmarcação (35) e terceiro pelas bolas recuperadas (49) - Diogo Leite, convocado novamente para a Seleção Nacional, está a atrair a atenção de muitos clubes europeus e alguns já abordaram o central do Union Berlim.
Foi o que aconteceu em janeiro, quando o defesa-central português foi contactado, primeiro pelo Real Madrid, para um possível empréstimo, após a lesão de David Alaba, e depois pelo Bayer Leverkusen e outras equipas de topo, que solicitaram informações sobre uma possível transferência no verão.
O líder da Bundesliga está agora a intensificar a sua perseguição. O clube alemão aprecia muito o jogador e está a planear uma nova tentativa por Diogo Leite na próxima janela. O Union Berlim, clube com o qual Diogo Leite tem contrato até junho de 2026, está aberto a avaliar ofertas e pode decidir vendê-lo por uma proposta adequada.
Por seu lado, Diogo Leite - que tem uma excelente reputação na Europa e particularmente na Bundesliga - poderia afirmar ainda mais o crescimento da sua carreira com um grande salto em frente, muito provavelmente, para os futuros campeões alemães. Mas ainda não está nada decidido, e a corrida por Diogo Leite ainda está em aberto.
Quem será o próximo no Nápoles
O Nápoles voltou a ter um bom desempenho depois de mais uma mudança de treinador. Walter Mazzarri, que havia encontrado uma situação quase desastrosa após a saída de Rudi Garcia, resolveu um pouco as coisas, principalmente em termos de preparação física e solidez defensiva. No entanto, não foi capaz de reanimar a equipa ofensivamente, algo que o novo treinador do Nápoles, Francesco Calzona - apesar da eliminação da Liga dos Campeões pelo Barcelona - está a conseguir mais, a cada semana que passa.
Não é por acaso que, com o técnico da seleção eslovaca no comando, os campeões italianos estão invictos na Serie A. No entanto, o futuro de Calzona provavelmente não será no Nápoles. Em junho, a menos que haja uma reviravolta sensacional, os dois seguirão caminhos diferentes, com o treinador italiano pronto para se concentrar no Euro-2024 com a Eslováquia.
O presidente Aurelio De Laurentiis já iniciou as avaliações para a próxima época e o seu objetivo é encontrar um novo treinador o mais rapidamente possível. Vincenzo Italiano - considerado o perfil ideal para dirigir a equipa - continua no topo da lista. O seu mandato no banco da Fiorentina deve terminar nos próximos meses e as suas ligações anteriores com De Laurentiis parecem ter tornado a negociação mais fácil.
Chelsea planeia reforçar o ataque
A vitória na Taça de Inglaterra frente ao Leicester, e a possibilidade de se qualificar para as competições europeias na próxima época, considerado o objetivo mínimo para Mauricio Pochettino, deram ao Chelsea um momento de serenidade numa época difícil. Além de se concentrarem nos resultados em campo, os Blues já estão a planear as suas possíveis movimentações no mercado e, como se sabe, o principal objetivo para o verão é reforçar o ataque, tanto em termos de laterais como de avançados.
Nico Williams é um nome cada vez mais popular no Chelsea, e isso não é nenhuma surpresa. Os Blues têm estado a monitorizar o jogador do Athletic Bilbao há pelo menos um ano, e agora estão a fazer avaliações sérias, especialmente tendo em conta a possível saída de Raheem Sterling, muito apreciado na Arábia Saudita.
É importante sublinhar que Nico - cujo contrato termina em 2027 - não é o único extremo da lista. Além de Williams - que tem uma cláusula de rescisão de 55 milhões de euros no seu contrato com o Athletic Bilbao -, o Chelsea está também de olho em Michael Olise.
Em relação aos avançados, Victor Osimhen continua a ser o principal alvo, com os Blues dispostos a negociar com o Nápoles as condições de pagamento da cláusula de libertação de 130 milhões de euros. Benjamin Sesko também representa uma alternativa possível, mas o próprio Nápoles está muito interessado no avançado esloveno para substituir o atacante nigeriano no verão.
Benjamin Sesko tem muitos admiradores
Constantemente monitorizado pelos principais clubes da Europa, Benjamin Sesko será um dos principais jogadores do próximo mercado de verão. O avançado do RB Leipzig - cujo contrato expira em junho de 2028 - tem uma cláusula de rescisão fixada em 50 milhões de euros e algumas equipas consideram este montante um preço justo.
Entre esses clubes, como acabámos de dizer, está o Chelsea, mas também o Arsenal. Ambos os clubes londrinos vão procurar reforçar os seus ataques na próxima janela de mercado e têm o esloveno nos seus respetivos radares. E não são apenas os clubes da Premier League que estão interessados nele, há também outras equipas na Europa muito interessadas, como o Nápoles, como já foi referido. Os campeões italianos identificaram Sesko, além de Jonathan David, do Lille, entre os possíveis avançados para substituir Osimhen, que sairá no final da época.
Apesar dos rumores de que o esloveno já está perto de uma possível transferência para a Premier League, a corrida por ele ainda está em aberto e nada foi decidido. As próximas semanas serão decisivas para o seu futuro. O que é certo é que o jovem de 20 anos deverá dar um grande passo na sua carreira no verão.
É hora de dizer adeus a Allegri?
A história de Massimiliano Allegri na Juventus pode estar a chegar ao fim, já que as suas semanas no banco dos Bianconeri parecem estar com os dias contados. Certamente, os resultados dos últimos dois meses convenceram a direção da Juventus a considerar seriamente uma substituição para a próxima época.
Com apenas uma vitória obtida nos últimos oito jogos da Serie A e desempenhos pouco convincentes - não só em termos de resultados, mas também em termos de qualidade - o clube está a perder a paciência.
Por estas razões, no final da época, Allegri, que no verão passado rejeitou uma oferta monstruosa da Arábia Saudita, deverá sair. Já há vários nomes na lista de possíveis substitutos. Os principais candidatos são Thiago Motta, que está a tentar conseguir uma qualificação histórica para a Liga dos Campeões no Bolonha, e sobretudo Antonio Conte.
A preferência do diretor de futebol, Cristiano Giuntoli, é trazer o antigo médio, Antonio Conte, de regresso a Turim, onde conquistou três títulos da Serie A como treinador e também estabeleceu um recorde - ainda invicto - de 102 pontos numa temporada.