Rumores de mercado: Klopp atento a Pedro Neto e Gonçalo Inácio, De Bruyne e Salah no mercado saudita
De Bruyne aberto a novas experiências
Kevin de Bruyne regressou após uma longa lesão, voltando a pisar o relvado após quase seis meses durante o jogo da Taça de Inglaterra, ganho pelo Manchester City contra o Huddersfield. Se o seu objetivo a curto prazo é voltar a ter um papel de destaque no City, pelo menos até ao final da época, o seu futuro ainda está por decidir.
De Bruyne, de facto, representa um nome quente a ser monitorizado com grande atenção no próximo mês, pelo seu possível envolvimento na dinâmica do mercado. Em outubro passado, o Al Nassr abordou o jogador belga com o objetivo de lhe explicar em pormenor o seu projeto, tentando convencê-lo a ir para a Arábia Saudita e reforçar um plantel já repleto de estrelas.
De Bruyne - cujo contrato com o Manchester City expira em 2025 - informou nessa ocasião ao negociador saudita e aos representantes do Al Nassr que pretendia manter-se totalmente concentrado no City, pelo menos até junho. E assim será. Mas agora, uma delegação do Fundo de Investimento Público voltou a entrar em contacto com Kevin, reiterando que ele representa um dos principais alvos para a próxima época.
Após este último contacto, o jogador belga confirmou que, no verão, está aberto a avaliar uma possível transferência para a Arábia Saudita. Resta-nos esperar para ver.
Liverpool a trabalhar nas oportunidades
Líder da Premier League, o Liverpool quer continuar a alcançar excelentes resultados e, apesar de não ter grandes necessidades de melhorar o plantel, está também atento a eventuais oportunidades no mercado de inverno, que possam constituir alternativas para Jurgen Klopp.
Um exemplo pode surgir no ataque, com Johan Bakayoko, do PSV - o Tottenham também está no seu encalço - e o português Pedro Neto, do Wolves, entre os nomes que estão a ser seguidos em janeiro. No entanto, o Liverpool já está a fazer movimentos antes do verão, em particular para reforçar o seu meio-campo.
Khephren Thuram, considerado um jogador-chave pelo seu atual clube, o Nice, está entre os alvos mais concretos. Assan Ouedraogo também é seguido de perto, mas a concorrência do Bayern de Munique pelo jovem talento do Schalke é feroz e dificulta a negociação. Situação semelhante para Manu Kone, que continua na lista de preferidos de Klopp, mas também neste caso a concorrência, o PSG, pode complicar as coisas.
Fechando com a defesa, Gonçalo Inácio é muito apreciado em Anfield. O Sporting não está aberto a negociar o preço, considerando ainda válida a cláusula de rescisão (60 milhões de euros) incluída no contrato do defesa-central português, mas os contactos poderão intensificar-se nas próximas semanas para discutir mais detalhadamente a sua possível transferência.
Atalanta quer Jordan James
Uma das melhores equipas a tirar partido dos jovens talentos é, sem dúvida, a Atalanta. Também nesta janela de transferências, o clube italiano está empenhado em encontrar jogadores com grande potencial, a baixo custo, como está a acontecer com Jordan James.
De facto, a Atalanta mantém a pressão para contratar o médio galês. Depois de duas ofertas rejeitadas pelo Birmingham - a última fixada em cerca de 5 milhões de euros mais bónus - preparam agora uma oferta mais elevada para convencer o clube inglês a deixá-lo sair.
Por seu lado, o jogador quer a mudança e está a fazer força para convencer a sua equipa a aceitar a proposta, porque o seu desejo é aterrar na Série A. Obviamente, não há qualquer problema em termos pessoais. O jogador quer juntar-se à Atalanta e, acima de tudo, trabalhar e ser treinado por Gian Piero Gasperini. As conversas continuam e a confiança permanece. Na segunda quinzena de janeiro - depois do dia 15 - espera-se uma aceleração das negociações.
O clube inglês está a pedir cerca de 10 milhões de euros para vender o médio e a Atalanta pretende aproximar-se - também em função dos complementos - deste valor.
Nápoles quer Nehuen Pérez
O Nápoles está a viver uma época muito complicada, depois de ter vencido a Serie A no ano passado. No início, a questão de Rudi Garcia desestabilizou o ambiente, agora a profunda crise de resultados coloca em sério risco a possibilidade de terminar entre os quatro primeiros da classificação, falhando o objetivo de obter um lugar para a próxima temporada da Liga dos Campeões.
É por isso que o presidente Aurelio De Laurentiis quer revolucionar o plantel, com algumas aquisições importantes e de qualidade como Lazar Samardzic. Faltam apenas alguns pormenores a discutir entre o campeão italiano e a Udinese, mas em termos pessoais, já está tudo acordado. A finalização do negócio entre os clubes parece ser apenas uma questão de tempo. O médio sérvio, dada a situação difícil do Nápoles, não será o único recém-chegado, pois o clube também está à procura de um central e tem como alvo outro jogador da Udinese, Nehuen Pérez.
Walter Mazzarri considera o argentino o perfil ideal para reforçar a defesa e, apesar do interesse também em Radu Dragusin - a caminho do Tottenham - ele é o verdadeiro alvo como novo central. Depois de Pasquale Mazzocchi - recém-chegado da Salernitana - e Samardzic, o campeão italiano está a trabalhar arduamente para contratar Pérez o mais rapidamente possível.
A última temporada de Salah no Liverpool?
Mohamed Salah, também nesta temporada, continua a ser um dos melhores jogadores da Premier League, com 14 golos marcados e oito assistências em 20 jogos. Agora, vai estar envolvido na Taça das Nações Africanas, tentando levar a sua equipa do Egipto à vitória, mas os rumores sobre o seu futuro não param.
De facto, como provavelmente nunca aconteceu no passado, algumas coisas sugerem que o próximo verão poderá ser decisivo para a sua despedida do Liverpool e uma transferência para a Arábia Saudita. O Al Ittihad está sempre no seu encalço.
Depois de várias tentativas em agosto passado, estão a planear uma estratégia para o verão, tirando partido da vontade do jogador. Há meses, Salah chegou a um acordo pessoal com o clube saudita, mas, como se sabe, o Liverpool acabou por rejeitar todas as propostas que lhe foram feitas.
Além do Al Ittihad, o Al Hilal também entrou na corrida por Salah há algumas semanas. Já entraram em contacto com a sua equipa para explorar a possibilidade de uma transferência no final da época. Assim, pelo menos o Al Ittihad e o Al Hilal vão lutar para convencer Salah.