Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Serie A: AC Milan salva um ponto em Salerno (2-2), Lazio regressa às vitórias (2-0)

Danny Clark, Chris Heath, Anthony Tomas e Akhil Fisher
Atualizado
Bennacer em disputa de bola
Bennacer em disputa de bolaAFP
Equipa rossoneri entrou a vencer, viu a salernitana dar a volta, mas conseguiu evitar o desaire com um golo nos acréscimos. Fiorentina somou a segunda vitória consecutiva e dorme em zona de Liga dos Campeões. Depois de dois jogos consecutivos sem vencer (empate e derrota), a equipa romana conseguiu regressar aos triunfos antes do Natal e volta a aproximar-se da zona europeia. Génova, de Gilardino, também quebrou sequência de jogo sem conhecer o sabor do triunfo (duas derrotas e dois empates).

Salernitana 2-2 AC Milan

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Com apenas oito pontos conquistados nos primeiros 16 jogos da Serie A, a Salernitana chegou à competição a cinco pontos de distância da zona de segurança. A visita do terceiro classificado, o AC Milan, prometia ser mais um duro teste para os homens de Filippo Inzaghi, mas foram os anfitriões que estiveram perto de abrir o marcador quando Boulaye Dia viu um remate ser desviado por Mike Maignan. A escassa margem de manobra deu ânimo aos rossoneri, e os visitantes não tardaram a festejar o golo aos 17 minutos, com Fikayo Tomori no sítio certo e na altura certa a cabecear para o fundo da baliza após um cruzamento de Rafael Leão na área.

Apesar do revés e do domínio da posse de bola por parte do Milan, a Salernitana continuou a mostrar-se ofensiva no último terço. Maignan teve de estar atento para evitar que Ismaël Bennacer cabeceasse para a sua própria baliza, enquanto Candreva teve a infelicidade de ver um remate potente passar por cima da barra. Sem se deixar abater por essas oportunidades perdidas, os anfitriões merecidamente empataram três minutos antes do intervalo, através do defesa-central Federico Fazio, que subiu mais alto na área para responder ao canto de Candreva, dirigindo um excelente remate de cabeça para além de Maignan.

O AC Milan voltou ao jogo determinado a retomar o controlo da partida, mas as oportunidades de golo foram escassas, com Ruben Loftus-Cheek a ver a sua melhor oportunidade ser travada por Benoît Costil. Os visitantes foram logo castigados pela sua exibição abaixo da média quando Candreva rematou por entre os braços de Maignan, dando à Salernitana uma vantagem surpreendente aos 63 minutos.

A equipa de Stefano Pioli foi em busca de uma resposta tardia com o tempo a chegar aos 20 minutos finais, mas Costil veio em socorro dos anfitriões, frustrando o substituto Jović com uma impressionante dupla defesa. O avançado sérvio acabou por se rir por último, rematando para o fundo da baliza de Olivier Giroud para salvar um ponto para o Milan no último minuto dos 90'. Com o resultado, os visitantes perdem ainda mais terreno para os rivais Inter de Milão e Juventus na liderança da Serie A, e os homens de Pioli precisam desesperadamente de uma resposta positiva contra o Sassuolo no próximo fim de semana. A Salernitana, por sua vez, continua a quatro pontos da zona de segurança, apesar de ter interrompido uma série de três derrotas consecutivas no campeonato.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Monza 0-1 Fiorentina

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

A Fiorentina já tinha marcado seis golos nos primeiros 15 minutos dos seus jogos no campeonato esta época, e os homens de Florença voltaram a fazê-lo, agarrando a liderança aos sete minutos. A tentativa de passe do guarda-redes do Monza, Michele Di Gregorio, para um dos seus defesas dentro da área, correu catastroficamente mal e foi redireccionada para o fundo das redes pela perna esticada de Beltrán.

A situação ficou ainda pior para os anfitriões alguns minutos depois, quando Jonathan Ikoné parecia que iria rolar a bola para a baliza vazia após contornar Di Gregorio com habilidade. Para alívio dos adeptos da casa, Luca Caldirola voltou instintivamente para afastar a bola da linha de golo e manter a desvantagem no marcador. A Fiorentina continuou a ameaçar o segundo golo, mas as tentativas de Michael Kayode e Antonín Barák foram sempre bem sucedidas e os visitantes tiveram de se contentar com uma vantagem magra ao intervalo.

Apesar de ter perdido o goleador Beltrán por lesão no intervalo, a ameaça da Fiorentina de colocar o jogo fora do alcance do Monza continuou após o recomeço, com Ikoné a disparar um remate ambicioso bem longe da baliza. O francês acabou por ser a única oportunidade digna de registo de uma segunda parte de baixa qualidade, enquanto a Fiorentina, pelo menos por enquanto, subiu ao quarto lugar da Serie A. Com a segunda derrota do Monza no Estádio Brianteo nesta temporada, os Biancorossi estão a dois pontos da metade superior da tabela antes da última partida de 2023, contra o Nápoles, na próxima semana.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform

Empoli 0-2 Lazio

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Até hoje, as duas equipas tinham marcado um total de 26 golos nos 32 jogos da Serie A, mas qualquer ideia de que este jogo demoraria a ganhar velocidade foi extinta quando a Lazio abriu o marcador aos nove minutos. Mattia Zaccagni invadiu a área e lançou Luis Alberto, cujo remate foi bloqueado em cima da linha. Depois, Zaccagni e Ciro Immobile tentaram a sua sorte, num jogo de pinball dentro da área do Empoli. A bola sobrou para Matteo Guendouzi, que rematou para o fundo da baliza e marcou o seu primeiro golo da época.

O francês poderia ter feito o segundo gol dez minutos depois, quando recebeu a bola de Zaccagni, mas Elia Caprile impediu o remate. O Empoli finalmente conseguiu impor-se depois de os visitantes terem perdido Immobile e Luis Alberto por lesão. O Empoli chegou ao intervalo com um golo de falta de Simone Bastoni, mas o guarda-redes da Lazio, Ivan Provedel, foi obrigado a reagir de forma soberba aos remates de Alberto Grassi e Daniel Maldini.

A equipa da casa continuava em vantagem após o intervalo e, aos 50 minutos, pensou que tinha empatado através de um remate potente de Nicolò Cambiaghi, que passou de uma roda a festejar para um estado de choque quando Provedel fez outra defesa de reflexo impressionante. Apesar de toda a pressão, o Empoli pagou por não ter arriscado quando, a um quarto de hora do fim do jogo, a Lazio aumentou a vantagem com um golo que se assemelhava ao primeiro. Daichi Kamada encontrou Zaccagni, cujos dois primeiros remates foram defendidos antes de a incapacidade do Empoli em limpar o caminho lhe dar uma terceira oportunidade, que ele marcou.

Os Biancocelesti deveriam ter acrescentado um terceiro golo no final da partida, quando Taty Castellanos não conseguiu finalizar um contra-ataque, mas os pontos já estavam garantidos. Com a vitória, o técnico da Lazio, Maurizio Sarri, chegou a 10 jogos sem perder para o Empoli, cujo treinador, Aurelio Andreazzoli, enfrentou a Lazio sete vezes sem sentir o gosto da vitória.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Sassuolo 1-2 Génova

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Depois de terem conseguido um empate no fim de semana passado, pouco separou as duas equipas durante a maior parte do primeiro tempo. No entanto, pouco antes da marca da meia hora, os Neroverdi ganharam vida com um intrincado contra-ataque, que culminou com Armand Laurienté a colocar a bola na cabeça de Andrea Pinamonti para um remate à queima-roupa - o sexto golo do internacional italiano no campeonato da época.

Depois de ter marcado mais golos em casa contra o Génova do que qualquer outra equipa, o Sassuolo quase duplicou a vantagem à beira do intervalo, quando o remate de Matheus Henrique foi brilhantemente bloqueado por Josep Martínez em cima da linha de golo. Determinados a mostrar as garras, os Rossoblù sabiam que era necessária uma resposta positiva nos primeiros momentos do segundo tempo, e os homens de Gilardino ameaçaram o empate sete minutos após o intervalo, quando Milan Badelj mandou uma cabeçada que passou por cima do travessão.

Gudmundsson marcou para o Génova
Gudmundsson marcou para o GénovaProfimedia

O guarda-redes dos anfitriões, Andrea Consigli, foi então chamado a fazer três defesas, a melhor das quais a um remate rasteiro de Albert Guðmundsson. Os Rossoblù continuaram a tentar chegar ao golo, e a sua persistência foi recompensada quando uma mão na bola de um defesa dos Neroverdi lhes deu a oportunidade de converter um remate de 11 metros. Guðmundsson esteve à altura da tarefa e bateu o penálti no canto inferior, abrindo o marcador para os visitantes pela quarta vez nos seus últimos seis jogos no campeonato e acabando com a intenção dos anfitriões de garantirem a primeira exibição sem sofrer golos em casa esta época.

Com a vantagem no marcador, o Génova chegou ao golo da vitória nos últimos minutos, por intermédio de Ekuban, que aproveitou um toque brilhante de Guðmundsson e rematou calmamente para o fundo da baliza, registando assim a primeira vitória fora de casa em nove jogos competitivos, antes do desafio contra o Inter de Milão na próxima semana. Entretanto, o Sassuolo sofre a sua primeira derrota em casa com mo Génova desde janeiro de 2020, com a derrota a prolongar a má série de seis jogos sem vitória da equipa de Alessio Dionisi.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform