Serie A: Atalanta esmaga Frosinone (5-0) e sobe ao quinto lugar
Atalanta 5-0 Frosinone
O início de 2024 foi feliz para a Atalanta, cuja busca para terminar dentro dos lugares europeus nesta temporada começou da melhor forma em Bérgamo, com a La Dea a abrir uma vantagem de três golos em 15 minutos. O frenesim começou no oitavo minuto da partida, quando Mateus Lusuardi cometeu falta sobre Emil Holm dentro da grande área, deixando Alessandro Prontera sem outra opção senão assinalar o penálti. Teun Koopmeiners converteu a grande penalidade com facilidade, dando à equipa da casa uma vantagem inicial.
Os presentes no Estádio Gewiss foram obrigados a esperar apenas cinco minutos pelo golo seguinte, com Éderson a duplicar a vantagem da Atalanta, depois de ter ficado sem marcação na grande área para rematar O terceiro golo da Atalanta chegou de forma elegante, com Charles De Ketelaere a ultrapassar a linha defensiva do Frosinone e a rematar à trave para o fundo das redes.
Com a vantagem obtida na primeira parte, não foi de estranhar que a Atalanta tenha baixado um pouco o ritmo no segundo tempo. Mas isso não impediu Gasperini de aumentar o poder de fogo do seu ataque, com o substituto Luis Muriel a entrarem campo em busca do quarto golo. A meio da segunda parte, o colombiano quase marcou, com o guarda-redes Stefano Turati a tentar encobrir o guarda-redes do Frosinone.
O merecido quarto golo chegaria no final do dia, com uma defesa mais frouxa dos visitantes a deixar Davide Zappacosta com muito espaço dentro da área. O ex-jogador do Chelsea, que estava no canto direito, rematou com o pé direito para o fundo da baliza de Turati. O quinto golo do Frosinone foi marcado por Holm já nos descontos, o que reflecte o domínio da equipa da casa.
O Frosinone continua na luta contra a despromoção na parte inferior da tabela da Serie A, com os canários agora apenas dois pontos acima dos três últimos. No lado oposto da tabela, a Atalanta está em alta e reduziu para um ponto a diferença para a Fiorentina, quarta classificado, e pode sonhar com a Liga dos Campeões em 2024.