Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Serie A: Atalanta perde em Florença (2-3), Frosinone vence Sassuolo (4-2), Monza (1-1) e Udinese (0-0) empatam

Jon Radcliffe, Paul Fisher, Adam Clancy e Marco Romandini
Atualizado
Atalanta sofreu em Bérgamo
Atalanta sofreu em BérgamoAtalanta
O Frosinone conseguiu a sua primeira vitória de sempre sobre o Sassuolo, com uma reviravolta impressionante após estar a perder por 0-2, vencendo por 4-2, com o capitão Luca Mazzitelli a bisar. Cagliari e Udinese empataram sem golos no Estádio Unipol Domus, o que significa que ambas as equipas continuam sem vencer no início da época 2023/24 da Serie A. Já Monza e o Lecce ficaram ambos reduzidos a dez homens num empate emocionante por 1-1 no Estádio U-Power. Apesar de ter estado em desvantagem durante grande parte do jogo, o Lecce aumentou para quatro jogos a sua invencibilidade.

Fiorentina 3-2 Atalanta

As notas do jogadores
As notas do jogadoresFlashscore

A Fiorentina sorri peranteAtalanta de Gasperini no final de um jogo animado e cheio de golos. 

Para o jogo contra os bergamaschi, o Italiano contou com Nzola no ataque, apoiado por Nico Gonzalez, Bonaventura e Brekalo, enquanto Gasperini respondeu com De Ketelaere e Lookman, atrás dos quais actua como um Koopmeiners, com licença para disparar bombas de longe.

Foi precisamente com uma das suas incursões clássicas e um remate desviado de fora da área que o neerlandês colocou a Dea em vantagem aos 20 minutos: o seu 15.º golo com a camisola da Atalanta e o primeiro da época. A Fiorentina, no entanto, conseguiu reagir e chegou ao empate 15 minutos depois com Bonaventura, que controlou um passe de Nico Gonzalez na área e bateu Carnesecchi. A Fiorentina continuava a manobrar e, antes do final da primeira parte, completou a reviravolta ao virar o jogo: aos 45 minutos, cruzamento de Duncan para o meio e cabeceamento perfeito de Martinez Quarta, com a retaguarda da Atalanta imóvel.

Na segunda parte, uma Atalanta mais determinada entrou em campo e Lookman entrou em ação. O anglo-nigeriano com uma ação solitária semeou o pânico na área da Atalanta mas foi travado por Duncan. Foi o ensaio geral para o golo que chegou pouco depois, aos 53 minutos: desta vez a incursão de Lookman na área foi vencedora e o seu remate na primeira bola bateu Terraciano. O primeiro golo do ex-jogador do RB Leipzig no campeonato assinou o empate da Atalanta.

A Fiorentina tentou reagir, mais uma vez contando com a sua estrela como finalizadora: Nico González alimentou Dodo que, no entanto, rematou para o lado de fora da baliza, à frente de Carnesecchi. Depois foi Brekalo a testar os reflexos do defesa extremo nerrazzurri, mas no final os Viola encontraram a solução vencedora com os homens do banco: aos 76 minutos Lucas Beltrán, que rendeu Nzola, driblou dois homens, o seu passe foi intercetado mas a bola acabou nos pés de Kouamé, que rematou para a baliza à distância de Carnesecchi.

E assim terminou o jogo, com a equipa italiana da Fiorentina a subir ao sétimo lugar da tabela com sete pontos, enquanto a Atalanta continua com seis.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Frosinone 4-2 Sassuolo

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Sassuolo começou rapidamente e com o pé direito, com Andrea Pinamonti a rematar logo no primeiro minuto e a inaugurar o marcador. O avançado fez um belo remate em arco para o canto oposto da baliza, para dar a vantagem à sua equipa em apenas sete minutos, antes de fazer o segundo golo a meio da primeira parte. A finalização foi ainda melhor, com um golaço de fora da área, mostrando por que os Neroverdi chegaram a um acordo recorde de 20 milhões de euros para contratá-lo definitivamente da Inter de Milão após o término do empréstimo.

Depois de mais alguma pressão por parte dos visitantes, com Domenico Berardi a tentar entrar em ação com dois remates à baliza de Stefano Turati, o Frosinone teve uma oportunidade de salvar a vida, mesmo antes do intervalo. Foi assinalada uma grande penalidade depois de o VAR ter considerado que Ruan Tressoldi cometeu falta sobre Walid Cheddira, e o avançado do Nápoles, emprestado, mandou Alessio Cragno para o lado errado, dando aos anfitriões alguma esperança para a segunda parte.

O Frosinone pressionou e chegou ao empate aos 70 minutos, com um belo golo do capitão Mazzitelli. O ex-médio do Sassuolo terá gostado especialmente do golo contra um dos seus antigos clubes. Ele não acreditou na sorte e marcou o segundo golo alguns minutos depois, após alguns remates na área - apenas a segunda vez que o jogador de 27 anos marcou dois golos na sua carreira.

Matías Soulé, emprestado pela Juventus, quase marcou o quarto golo a cinco minutos do fim do tempo regulamentar, quando seu belo remate em curva passou rente à trave. Cheddira viu então um golo ser anulado por fora de jogo, quando pensava que tinha feito o seu segundo, e o Frosinone voltou a acertar na trave por Luca Garritano.

Turati transformou-se no herói no final dos descontos, ao fazer uma defesa de classe mundial para impedir o empate do Sassuolo, antes de Pol Lirola fechar o marcador, após um passe de Cheddira.

O resultado eleva a equipa de Eusebio Di Francesco ao sexto lugar da Serie A, enquanto o Sassuolo continua a sua terrível série de jogos fora de casa - são agora sete jogos sem vencer.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Monza 1-1 Lecce

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Houve drama no minuto inicial do jogo, quando o experiente defesa do Monza, Luca Caldirola, derrubou Pontus Almqvist, do Lecce, na área. Nikola Krstović, que tinha caído ao serviço da seleção de Montenegro durante a semana, mas que posteriormente foi considerado apto para jogar hoje, bateu a bola por cima do guarda-redes da casa, Alessandro Sorrentino, que estava a fazer a sua estreia. O Monza reagiu quase de imediato e Calidirola teve a oportunidade de se redimir do erro cometido no início do primeiro tempo, mas só conseguiu cabecear para fora.

Mas a equipa da casa não demorou muito a responder e foi uma bela jogada que levou os Biancorossi ao empate. Um passe primoroso de Lorenzo Colombo, ex-jogador do Lecce, fez com que Andrea Colpani corresse para a grande área e rematasse para o seu terceiro golo da época. O golo pareceu inspirar a equipa da casa e as oportunidades de Patrick Ciurria e Lorenzo Colombo não passaram dos postes. O Monza desperdiçou mais oportunidades, incluindo uma oportunidade quase perfeita para o português Dany Mota no final do primeiro tempo, mas ele só conseguiu colocar o seu remate nas mãos do guarda-redes do Lecce, Wladimiro Falcone.

O Monza começou o segundo tempo como tinha terminado o primeiro, perdendo oportunidades de golo - desta vez Colpani não conseguiu aumentar o seu golo da primeira parte, rematando para fora. As esperanças do Lecce de conseguir a vitória sofreram um rude golpe quando o defesa Federico Baschirotto foi expulso. O árbitro Livio Marinelli consultou o VAR e olhou para o monitor, mas manteve a sua decisão original. O Monza continuou a bombardear a defesa do Lecce e os homens de Roberto D'Aversa respiraram de alívio quando um golo de Andrea Carboni foi anulado por fora de jogo através do VAR. O avançado português Dany Mota voltou a ser travado por Falcone na fase final do jogo, que fez uma defesa fantástica. O jogo ficou empatado a cinco minutos do fim, quando Caldirola completou o seu mau dia ao ser expulso por um segundo cartão amarelo.

No final, o Monza continua invicto em casa esta época, mas o treinador Raffaele Palladino ficará frustrado por a sua equipa não ter conseguido vingar a derrota caseira da época passada frente ao Lecce, apesar do domínio.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Cagliari 0-0 Udinese

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Antes do pontapé de saída, as duas equipas tinham marcado apenas três golos num total de seis jogos, pelo que não foi de estranhar a dificuldade ofensiva que tiveram ao longo da primeira parte. O Cagliari, recém-promovido à primeira divisão, teve um início difícil, e a falta de pontaria foi mais uma vez um problema. Alessandro Deiola foi o maior culpado, ao cabecear para fora quando estava sem marcação masao lado, e ao cabecear outra oportunidade livre, embora mais difícil, por cima da barra nos descontos da primeira parte. Zito Luvumbu também acertou no poste de dentro da área, enquanto Alberto Dossena cabeceou por cima do travessão, deixando Claudio Ranieri a perguntar-se como é que a sua equipa não estava a ganhar ao intervalo.

A Udinese, que não ofereceu quase nada no primeiro tempo, além de um remate de Florian Thauvin de uma posição promissora, que não acertou na baliza, continuou a ser a segunda melhor equipa logo após o recomeço, enquanto os seus adversários continuavam a pressionar. Pela terceira vez na partida, Deiola não conseguiu incomodar Marco Silvestri, enquanto Luvumbu teve um remate cruzado defendido pelo guarda-redes dos anfitriões. A meio da primeira parte, Deiola voltou a falhar o seu remate, deixando Silvestri mais uma vez sem hipóteses. Apesar de parecerem sem argumentos durante a maior parte do encontro, os Bianconeri tiveram a melhor oportunidade do jogo, quando Boris Radunović precisou de fazer uma defesa impressionante com uma mão para impedir Lorenzo Lucca de marcar.

No final das contas, as duas equipas podiam continuar em campo mais tempo que o golo teimaria em não aparecer, enquanto o cartão vermelho tardio de Mateusz Wieteska por uma segunda infração com cartão foi o ato final de um dia desanimador para Ranieri.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Com este resultado, a Udinese e o Cagliari ocupam o 16.º e o 18.º lugares da tabela, respetivamente, e, com base nesta exibição, em particular na fraca finalização, ambos os clubes podem estar em apuros no lado errado da tabela esta temporada.