Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Série A: Inter vence Veneza (1-0), Roma perde em Verona (3-2), Atalanta derrota o líder (0-3)

André Guerra c/Akhil Fisher, Tom Pritchard e Massimiliano Macaluso
Atualizado
Lautaro Martínez não marcava em casa desde 28 de fevereiro
Lautaro Martínez não marcava em casa desde 28 de fevereiroGABRIEL BOUYS/AFP
Ademola Lookman continua a sua afirmação como uma das grandes figuras do futebol italiano e europeu, ao apontar dois golos na primeira parte para carregar a Atalanta ao segundo lugar depois da vitória sobre o líder Nápoles, enquanto Retegui fechou o resultado, na 11.ª jornada da Série A. A Fiorentina igualou o conjunto de Bergamo no 2.º lugar, ao vencer o Torino por 0-1. A Roma foi derrotada na deslocação a Verona, com um golo de Tengsted no triunfo da equipa da casa por 3-2. Em Milão, um golo do argentino Lautaro Martínez decidiu a partida do Inter contra o Veneza (1-0).

Inter 1-0 Veneza

O Inter respondeu às vitórias de Juventus, Milan e Atalanta e diminuiu a diferença para o Nápoles com uma vitória em casa sobre o Veneza para fechar o domingo da Série A. O Veneza parecia a clássica vítima de sacrifício para o Inter, ansioso por ganhar vantagem para depois descansar para o jogo da Liga dos Campeões frente ao Arsenal, a meio da semana.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Em vez disso, os visitantes resistiram durante a maior parte do jogo, terminando o primeiro tempo com um nulo e, acima de tudo, desperdiçando a oportunidade mais prometedora dos primeiros 45 minutos, por Gaetano Oristanio. Antes da oportunidade desperdiçada, defendida por Yann Sommer, o Inter criou muito mas não foi capaz de capitalizar a sua supremacia territorial, numa noite desinspirada de Marcus Thuram.

Na segunda parte, o equilíbrio manteve-se depois de o VAR ter anulado o golo de Henrikh Mkhitaryan, servido na perfeição por Federico Dimarco a partir da esquerda. Mas foi novamente do pé esquerdo do lateral que saiu o golo da vantagem, marcado por Lautaro Martinez de cabeça: El Toro não marcava em casa na Liga desde 28 de fevereiro.

Depois do golo, o Inter somou mais oportunidades de golo, ainda que Simone Inzaghi tenha demonstrado algum nervosismo durante os sete minutos de compensação concedidos pelo árbitro da partida, especialmente depois do empate do Veneza ter sido anulado pelo VAR, por mão na bola de Marin Sverko. Com esta vitória, o Inter subiu ao pódio e ficou a três pontos do líder Nápoles.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Hellas Verona 3-2 Roma

Ambas as equipas tinham razões para receio antes deste confronto, com o Verona a acumular seis derrotas nos últimos sete jogos e a Roma a enfrentar dificuldades fora de casa esta época.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Ao longo da primeira parte, o protagonista foi Nicola Zalewski envolvido em ambos os extremos do campo para os visitantes. O polaco pensou ter dado vantagem à sua equipa aos 12 minutos, mas o golo foi anulado por fora de jogo. Depois, apenas um minuto depois, um passe errado permitiu a Casper Tengstedt bater Mile Svilar para o 1-0.

O jovem ala mostrou caráter e, à medida que o jogo se aproximava da meia hora, o seu cruzamento de primeira foi concluído com um remate certeiro de Matias Soulé para empatar o jogo para a Roma. No entanto, os anfitriões recuperaram a vantagem 10 minutos antes do intervalo, quando Giangiacomo Magnani a cabecear na perfeição após um pontapé de canto. 

Apesar de estar a perder ao intervalo, a Roma sabia que estava bem dentro do jogo, dada a defesa frágil do Verona, que já havia sofrido um 22 golos antes do início do jogo. Oito minutos após o recomeço, a equipa de Ivan Jurić igualou pela segunda vez, quando Zeki Çelik cruzou rasteiro para Artem Dovbyk finalizar.

O jogo parecia encaminhar-se para um empate, com poucas oportunidades para ambas as equipas. Contudo, a dois minutos do final do tempo regulamentar, os anfitriões garantiram os três pontos quando Livramento assistiu Abdou Harroui para dar o triunfo à equipa da casa.

As estatísticas do encontro
As estatísticas do encontroOpta by Stats Perform

Torino 0-1 Fiorentina

O golo solitário de Moise Kean garantiu uma vitória importante para a Fiorentina, que continua o bom arranque de temporada e ocupa o lugar mais baixo do pódio, com os mesmos 22 pontos da Atalanta. 

As pontuações dos onzes
As pontuações dos onzesFlashscore

Apesar de controlar a posse de bola desde o início, o Torino sofreu um revés cedo, perdendo o seu melhor marcador, Ché Adams, devido a lesão nos primeiros 20 minutos, o que ofereceu aos visitantes uma oportunidade crucial para assumir o controlo do jogo.

Tendo marcado apenas um golo em sete das últimas 10 visitas ao Stadio Olimpico Grande Torino, a equipa Viola teve dificuldades na finalização até que Moise Kean brilhou pouco antes do intervalo. O ex-avançado da Juventus aproveitou um passe longo de Luca Ranieri e colocou a bola por baixo de Vanja Milinković-Savić para colocar a Fiorentina em vantagem.

Os comandados de Raffaele Palladino procuraram um segundo golo logo após o intervalo, mas os Granata resistiram enquanto os visitantes tentavam infligir ao Torino a sua segunda derrota nos últimos 11 jogos em casa na Serie A.

Até final, as duas equipas acertaram nos ferros das balizas contrárias e o resultado não se alterou, com a Fiorentina, que somou a sétima vitória consecutiva, a subir provisoriamente ao 3.º posto, com 22 pontos.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Nápoles 0-3 Atalanta

No Estádio Diego Armando Maradona, Mário Rui ficou de fora nos napolitanos e Rui Patrício não saiu do banco da La Dea. Este foi o duelo de cartaz desta jornada em Itália, visto que o Nápoles não perdia desde a jornada inaugural (nove jogos sem perder) e somava cinco vitórias seguidas, enquanto os visitantes vinham de quatro triunfos seguidos.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

O jogo começou a todo o vapor, com o avançado nigeriano a aproveitar uma jogada de insistência na grande área napolitana para inaugurar o marcador com um remate de primeira, depois da primeira bola ganha por Charles de Ketelaere, aos 10 minutos. A resposta surgiu no minuto seguinte, num belíssimo remate de McTominay que encontrou o poste. Mas a manhã era mesmo de Lookman que, aos 31', bisou na partida com o seu movimento favorito, fletindo para o meio antes de disparar longe do alcance de Carnesecchi.

Na segunda parte, a Atalanta ainda teve um golo anulado, antes de Rrahmani e Buongiono terem ficado perto de reduzir a diferença e Lookman desperdiçar o hat-trick, em boa posição, antes de ser substituído. Conte foi ao banco buscar o ex-Benfica David Neres, mas os líderes não conseguiam sair do marasmo. 

Em tempo de descontos, com o jogo partido, os recém-entrados Bellanova e Retegui combinaram para assinar o resultado final, num remate de primeira do avançado argentino, aos 90+3'.