Serie A: Atalanta vence Torino (3-0) e coloca Benfica na Liga dos Campeões

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Serie A: Atalanta vence Torino (3-0) e coloca Benfica na Liga dos Campeões

Atalanta venceu o Torino
Atalanta venceu o TorinoProfimedia
O triunfo diante do Torino garantiu o quarto lugar na Serie A e a presença do Benfica na fase principal da Liga dos Campeões. Itália perdeu assim a oportunidade de ter a sexta equipa na principal prova europeia de clubes.

Atalanta 3-0 Torino

Na ressaca da conquista da Liga Europa, a Atalanta recebeu o Torino num jogo em que estavam mais do que os três pontos em jogo. Depois da derrota do Bolonha na véspera, a equipa de Bergamo tinha a oportunidade de garantir o quarto lugar e não desperdiçou, num triunfo com repercussões na próxima edição da Liga dos Campeões.

A classificação da Atalanta
A classificação da AtalantaFlashscore

Com bilhete já garantido para a Champions por via da Liga Europa, o facto de a Atalanta ficar num dos quatro primeiro da Seria (que habitualmente garantem a presença na prova milionária) abriu a porta ao Benfica. Isto porque as águias são a equipa com melhor ranking que não teve entrada direta na fase principal (teriam de disputar a terceira pré-eliminatória).

Se ficasse em quinto, a Atalanta mantinha a vaga da Liga Europa e o lugar extra (pelo facto de Itália ter tido o melhor desempenho no coeficiente) ia para a Roma, sexta classificada. Como isso não aconteceu, vão ser só cinco as equipas italianas na próxima Champions.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

Os donos da casa demoraram a engrenar, o que não surpreende, já que ainda comemoravam a vitória de quarta-feira sobre o Bayer Leverkusen. O Torino, que também tenta se classificar para a competição continental, teve duas oportunidades logo no início, com Ivan Ilic a rematar de longe, enquanto o goleador Duván Zapata - a jogar contra o ex-clube - não conseguiu acertar o alvo com uma cabeçada à queima-roupa.

Na outra ponta, Charles De Ketelaere girou na área e chutou rasteiro, mas a bola passou rente à trave. A equipa de Gian Piero Gasperini começava a encontrar-se. Momentos depois, Gianluca Scamacca fez um belo golo, rematando para o fundo da baliza após receber a bola à entrada da área.

Ficou 2-0 ao intervalo, quando Lookman, que antes tinha levantado por cima da barra a 10 metros de distância, continuou a sua boa forma de goleador ao converter o ressalto após o esforço de Mario Pašalić ter sido desviado por Luca Gemello.

O Torino - que estava à procura da terceira vitória consecutiva na liga pela primeira vez em cinco anos - começou a segunda parte de forma brilhante, mas Pietro Pellegri não conseguiu manter o seu cabeceamento ao encontrar um livre no segundo poste. Mais uma vez, a equipa da Deusa voltou a reagir, com De Ketelaere a testar Gemello e Davide Zappacosta a desperdiçar mais uma oportunidade.

Os anfitriões tiveram então a oportunidade de aumentar ainda mais a sua vantagem a partir da marca de grande penalidade, quando os pés rápidos de Lookman provaram ser demais para Adrien Tameze, que tropeçou no extremo na área, permitindo que Pašalić enviasse com frieza o guarda-redes para o lado errado.

O jogo terminou assim, com a Atalanta a conquistar a vitória que significa que a AS Roma já não se pode qualificar para a Liga dos Campeões da próxima época, enquanto as esperanças do Torino de jogar futebol europeu pela primeira vez em cinco anos estão por um fio, e só conseguirão um lugar na Liga Conferência se a Fiorentina vencer o Olympiacos na final da Liga Europa, na quarta-feira.

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform