Serie A: Empoli vence Como (1-0), Génova triunfa em Parma (0-1)
Empoli 1-0 Como
Antes deste jogo, nenhuma equipa tinha marcado menos golos nos primeiros 10 jogos da Serie A do que o Empoli, que marcou 16. Por isso, talvez não seja de surpreender que o jogo não tenha começado de forma brilhante, com Andrea Belotti a desperdiçar uma rara oportunidade num encontro cauteloso. O que é indicativo da falta de perigo ofensivo - tal como o facto de ter sido preciso esperar 25 minutos para que o Como conseguisse o primeiro canto do jogo - é também um sinal de uma defesa determinada de ambas as equipas.
A falta de confiança em frente à baliza foi especialmente notória no Azzurri Empolesi, com Emmanuel Gyasi e Ola Solbakken a ficarem em posições promissoras para uma oportunidade de remate, mas a optarem por fazer um passe que foi cortado. O primeiro remate à baliza do jogo acabou por acontecer aos 38 minutos, mas o cabeceamento de Belotti acertou nas mãos de Devis Vásquez.
A injeção de energia veio 90 segundos depois do recomeço, quando Pellegri aproveitou um cabeceamento pouco convincente de Alberto Moreno e marcou o primeiro golo do Empoli em casa na época, com a ajuda de um ligeiro desvio de Dossena. O jogo ganhou ritmo, com Alieu Fadera e Gyasi a sofrerem golos pouco depois do golo inaugural. Mattia De Sciglio rematou à baliza de Reina e Youssef Maleh obrigou o guarda-redes espanhol a uma defesa ainda mais impressionante, ao desviar o seu remate.
Lorenzo Colombo fez dois lances de golo que acabaram por sair ao lado, mas a tentativa de Alberto Cerri desviada na outra extremidade passou por Vásquez e o Empoli pôs fim à série de cinco jogos sem vencer, subindo dois lugares na tabela da Serie A.
O Empoli encerrou a série de cinco jogos sem vitória e subiu duas posições na tabela. A vitória também deixou o Como um ponto acima dos três últimos classificados, já que os Lariani não venceram nas últimas cinco partidas.
Parma 0-1 Génova
Depois de ter terminado em 12.º lugar na época passada, o Génova chegou a este jogo na parte inferior da tabela. Uma das principais razões para a sua má forma esta temporada é a falta de perigo à frente da baliza, com apenas o Lecce a encontrar o fundo das redes em menos ocasiões esta época. No entanto, a equipa visitante teve o primeiro remate à baliza logo no primeiro minuto, com Alan Matturro a cabecear o cruzamento de Aarón Martín para os braços de Zion Suzuki.
Mas foram os anfitriões que tiveram a melhor oportunidade a meio da primeira parte, quando o suplente Anas Haj Mohamed recebeu um passe brilhante de Ange-Yoan Bonny dentro da grande área, mas o médio tunisino rematou com o pé direito para fora.
O Parma começou a dominar a partida, e os anfitriões voltaram a estar perto de marcar cinco minutos mais tarde, desta vez por Valentin Mihaila, com o romeno a desperdiçar uma oportunidade de ouro ao atirar a bola ao poste direito. Mas os Rossoblù conseguiram resistir à pressão dos anfitriões e quase assumiram a liderança à beira do intervalo, mas o remate de Morten Frendrup que parecia destinado ao canto superior direito foi afastado por Suzuki.
A equipa de Alberto Gilardino começou bem a segunda parte, testando a determinação de Suzuki apenas dois minutos após o recomeço por Morten Thorsby, mas o cabeceamento do norueguês foi bem defendido pelo guardião japonês. O Génova pensou que a sua entrada rápida no segundo tempo lhe tinha valido a liderança pouco depois, mas Morten Thorsby viu o seu golo ser anulado por mão na bola. Mas essa não seria a única vez que o Génova seria prejudicado pelos árbitros, já que Jeff Ekhator teve a bola na rede a pouco menos de 20 minutos do fim, mas depois de uma revisão do VAR o golo foi anulado por fora de jogo.
A sorte da equipa visitante acabou por mudar quando o jogo entrou nos últimos 10 minutos, quando finalmente conseguiu marcar o seu golo. O golo foi marcado por Andrea Pinamonti, depois de o italiano ter aproveitado o ressalto de um remate de Suzuki, que Ekhator empurrou para o canto inferior esquerdo.
O Génova conseguiu segurar os três pontos que o tiram do fundo da tabela, estando agora um ponto acima da zona de descida. O Parma, por sua vez, ficou ainda mais perto da luta contra a despromoção, empatado em pontos com o Génova, na 15.ª posição.