Serie A: Atalanta volta a perder pontos (2-2), Fiorentina empata com o Génova (1-1)
Atalanta 2-2 Verona
O português Dani Silva, antigo jogador do Vitória SC, foi titular e fez os 90 minutos no empate do Hellas Verona em casa da Atalanta, no qual também esteve presente Rúben Vinagre, lateral emprestado pelo Sporting que entrou aos 77 minutos.
Depois da façanha frente ao Liverpool, a Atalanta voltou a campo com o desejo de levar esse resultado também para o campeonato.
Tudo foi fácil na primeira parte, onde os homens de Gian Piero Gasperini não tiveram de se esforçar muito para dominar a partida e marcar os dois primeiros golos do jogo em apenas alguns minutos.
O protagonista foi mais uma vez Gianluca Scamacca, que assinou o golo do 1-0 logo aos 13 minutos. A ação foi desencadeada, no entanto, por um incrível Teun Koopmeiners, que serviu o seu companheiro de equipa com uma grande assistência, antes de o avançado enviar a bola para a baliza com um remate de primeira.
Scamacca, no entanto, não estava satisfeito e, apenas cinco minutos depois, fez a assistência para o segundo golo, desta vez assinado por Ederson. Com o 2-0, com o Verona completamente fechado na sua área e quase sem incomodar a defesa da Atalanta, os homens de Gasperini fizeram o seu melhor na área do adversário.
Houve várias oportunidades para os anfitriões, primeiro com Mario Pasalic, depois com Koopmeiners e De Ketelaere. No entanto, nenhuma se traduziu em golos, com as duas equipas a regressarem ao balneário com o 2-0 no marcador.
Completamente diferente, porém, foi o segundo tempo, no qual o Verona soube aproveitar o relaxamento excessivo da Atalanta, talvez já convencida da vitória, para voltar ao jogo.
O Hellas Verona encontrou cada vez mais espaço após o início da segunda parte e, aos 56 minutos, conseguiu reabrir o jogo graças a um golo de Darko Lazovic, num grande remate de longe, que entrou no canto esquerdo, surpreendendo Marco Carnesecchi.
Apesar do golo sofrido, o despertador não tocou para a Atalanta, que apenas quatro minutos depois sofreu também o segundo golo dos Gialloblu, desta vez assinado por Tijjani Noslin, já protagonista no golo do 2-1. O neerlandês, aproveitando o cruzamento de Fabien Centonze, antecipou-se a Carnesesecchi e desviou para o empate.
Após os dois golos sofridos, Gasperini procurou reagir revolucionando o ataque: aos 62 minutos, saíram Scamacca e De Ketelaere, entraram Miranchuck e Lookman e a Atalanta cresceu, mas não foi a tempo de regressar ao empate na Serie A, dando ao Hellas Verona um ponto precioso.
Fiorentina 1-1 Génova
Um Génova sem o português Vitinha, ausente por lesão, fez a curta deslocação até à cidade de Florença, de onde saiu com um ponto, somando o quarto jogo consecutivo sem derrotas. Por outro lado, a equipa de Vicenzo Italiano já não triunfa, para a Serie A, há cinco jornadas, isto depois de não ir além de um nulo frente ao Plzen, para a Liga Conferência.
A equipa Viola entrou melhor e marcou primeiro, por Andrea Belotti, mas o golo do italiano foi anulado pelo VAR, por fora de jogo, depois do passe de Lucas Beltrán.
O VAR voltou a estar no foco das atenções quando Ekuban foi travado em falta por Fabiano Parisi no interior da área da Fiorentina. Perto do intervalo Albert Gudmundsson colocou o Génova em vantagem no marcador.
Por isso, Italiano contou com a experiência de Arthur Melo no segundo tempo. Os anfitriões estavam a apenas sete pontos da qualificação europeia antes do pontapé de saída, pelo que, apesar de terem ambições europeias na Liga Conferência, a sua campanha na Serie A está longe de estar terminada. A mudança de postura do técnico teve o efeito desejado, já que Jonathan Ikoné empatou a partida nove minutos depois do início do jogo, após cruzamento de Giacomo Bonaventura ao segundo poste.
Depois disso, praticamente só deu Fiorentina, apesar de um lance que poderia ter resultado no triunfo do Génova, a envolver Kayode e Retegui. O árbitro começou por assinalar penálti, mas anulou a decisão com novo recurso ao VAR. Até final, a equipa Viola teve duas boas ocasiões para chegar ao triunfo, mas ainda não foi desta que o conjunto de Florença voltou às vitórias para a Serie A.