Serie A: Génova empata em Udine (2-2), Orsolini dá vitória do Bolonha (3-0)
Udinese 2-2 Génova
Os visitantes, cheios de confiança depois de terem vencido a Roma por 4-1 na quinta-feira, foram recompensados pela sua pressão inicial e chegaram à vantagem aos 14 minutos. Uma má saída à bola do guarda-redes da Udinese, Marco Silvestri, teve consequências nefastas, levando Albert Gudmundsson a disparar um foguete para a sua baliza a partir da entrada da área. No entanto, os anfitriões chegaram ao empate na única oportunidade significativa no primeiro tempo, com a bola a cair para Lorenzo Lucca, que rematou para o fundo das redes, marcando o primeiro golo da sua equipa no campeonato esta época.
O Génova pensou que estava novamente em vantagem, mas o remate preciso de Gudmundsson foi anulado por fora de jogo. O internacional islandês acabou por marcar o segundo golo no final da primeira parte, depois de um belo passe de longa distância de Ruslan Malinovskyi.
A Udinese, determinada a fazer as pazes com a vida, teve a primeira grande oportunidade do segundo tempo, mas foi desperdiçada pelo goleador Lucca, que cabeceou fraco por cima do travessão. Gudmundsson, que teve oportunidades para marcar o seu hat-trick, viu o último remate ser defendido por Silvestri a 15 minutos do fim. Quase de seguida, Gudmundsson podia ter sido assistido pelo suplente Junior Messias, mas o brasileiro quis a glória e viu o seu remate ser defendido.
A decisão acabou por custar caro, já que a Udinese empatou nos descontos, com o infeliz Alan Matturro a cabecear para a própria baliza na sequência de um canto, no seu primeiro toque na bola. Os anfitriões aguentaram, apesar do cartão vermelho tardio de Sandi Lovrić, e ainda estão à procura da sua primeira vitória na liga nesta campanha, mas podem tirar alguns pontos positivos de pelo menos garantir um ponto após um desempenho pouco inspirador.
Bolonha 3-0 Empoli
Um Bolonha fresco e animado venceu com alguma facilidade (3-0) uma equipa do Empoli que, após a primeira vitória, parecia novamente rendida e pouco concretizadora. Elétrico, dinâmico e reativo, o onze de Thiago Motta trabalhou arduamente para encontrar o triunfo, que os levam aos 10 pontos e dão continuidade a um importante início de temporada. Tudo graças ao primeiro hat-trick de Riccardo Orsolini na Serie A , que rompeu com um longo período sem marcar.
O triunfo sobre os toscanos permite assim aos Rossoblu subir momentaneamente para o oitavo lugar, o que no final do ano poderá ser um degrau em que poderão parar, dando provas de um planeamento que está a dar frutos, também graças ao belo jogo pregado pelo treinador ítalo-brasileiro, um dos pontos fortes desta equipa, também a nível de carácter.
A equipa de Bolonha conquistou a sua segunda vitória no atual campeonato graças ao redescoberto Orsolini, que até agora não tinha conseguido ter o impacto que devia. Colocado habitualmente como extremo direito do tridente "mottiano", o esquerdino deu um contributo notável no ataque, revelando-se finalmente um goleador.
O primeiro golo, aos 21 minutos, foi de um verdadeiro campeão, com um esplêndido controlo na área adversária, seguido de um sombrero sobre o defesa que se aproximava e de um remate certeiro para o fundo das redes.
O bis, aos 66 minutos, chegou depois de uma carga de Ferguson na esquerda, após a qual Orsolini colocou a bola no pé direito com um remate rasteiro, que deixou o guarda-redes rival atónito. Foi o golpe de magia que pôs fim ao monólogo do Bolonha contra um Empoli que tentou, mas foi superado também em virtude da enorme disparidade de qualidade em campo.
Depois, a cereja no topo do bolo, assinada pelo habitual Orsolini, que, já para lá do minuto 90, entrou na área a reboque após uma bela ação, que resultou num cruzamento da direita sobre o qual rematou de primeira, com o pé esquerdo, colocando um esplêndido selo individual na prestação colectiva de um excelente Bolonha.
Com esta atuação, Orsolini tornou-se também o primeiro homem a marcar seis épocas consecutivas com a camisola do Bolonha na Serie A desde Giuseppe Signori, entre 1998/99 e 2003/04.