Serie A: Golo de Immobile no fim dá vitória à Lazio (1-0), Atalanta vence Empoli (0-3)
Lazio 1-0 Fiorentina
O desafio manteve-se bloqueado durante muito tempo, com as duas equipas a estudarem-se mutuamente, primeiro timidamente, depois com mais frequência, tentando romper a defesa adversária. A melhor oportunidade foi aproveitada pela Fiorentina, que esteve perto de chegar à vantagem em duas ocasiões na primeira parte, inspirada por um grande Beltran.
Na segunda parte, o ritmo manteve-se elevado, com o desempenho dos biancocelesti a aumentar de intensidade à medida que os minutos passavam. Se as melhores oportunidades da primeira parte tinham sido da Fiorentina, na segunda foram os homens de Maurizio Sarri que tiveram as maiores oportunidades.
Devido em parte ao cansaço dos homens de Italiano, a defesa dos Viola mostrou-se menos infalível do que na primeira parte, concedendo espaços para os atacantes da equipa da casa. A maior oportunidade foi de Felipe Anderson, que esteve perto de fazer o 1-0 aos 70 minutos, com um duplo remate que foi primeiro repelido e depois passou por cima da trave.
Entre os biancocelesti, no entanto, Luis Alberto, Vecino e Ciro Immobile também foram perigosos, enquanto no lado da Fiorentina foram Nzola e Maxime Lopez que estiveram perto de marcar. Foi precisamente o capitão da Lazio que decidiu o jogo, ao marcar o golo que fez o 1-0 aos 95 minutos. Depois de ter substituído Castellanos aos 78 minutos, Ciro Immobile foi para a marca de grande penalidade no final do jogo, depois de uma falta cometida por Milenkovic na área ter levado o árbitro a assinalar um pontapé de penálti.
Empoli 0-3 Atalanta
Houve algumas surpresas no onze de Gasperini, que preferiu deixar de fora Charles De Ketelaere para dar espaço ao trio Koopmeiners-Lookman-Scamacca. Uma confiança que foi retribuída da melhor forma possível pelos avançados, que souberam orientar o jogo de imediato a favor dos Dea, que dominaram o terreno e abriram o marcador logo aos cinco minutos. Gianluca Scamacca assinou o golo do 1-0 com um gesto técnico extremamente difícil, recebendo a bola de Lookman e batendo Berisha com um sensacional toque de calcanhar.
O golo não fez mais do que galvanizar o Dea, que teve a bola nas mãos durante todos os primeiros 45 minutos da partida, concedendo muito pouco ao adversário, que não conseguiu contrariar de forma alguma as ofensivas dos visitantes. O Empoli esteve sempre preocupado com Scamacca, que acertou no poste aos 17 minutos e assinou outro golo, desta vez de cabeça, aos 20 minutos, mais tarde anulado por fora de jogo.
A piorar a noite para os anfitriões, que vinham de uma grande vitória contra a Fiorentina, mas limitados por várias ausências de peso, estava Koopmeiners, à passagem da meia hora. O médio, servido por um imparável Scamacca, foi servido na área e conseguiu assinar o golo com um potente remate de pé esquerdo à baliza.
Na segunda parte, a tendência do jogo não se alterou. Foi mais uma vez a equipa de Gasperini que dominou, com Scamacca a inspirar novamente a sua equipa. O avançado, depois de ter feito tudo de bom e de mau na primeira parte, assinou o bis aos 55 minutos, depois de ter sido servido por De Roon à entrada da pequena área e de ter batido o extremo defensor adversário com um remate ao segundo poste.