Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Serie A: Inter goleia (4-0) Udinese, Atalanta atrasa AC Milan (3-2), Verona empata (1-1) Lazio

Danny Clark, Fabio Duarte, Massimiliano Macaluso
Atualizado
Inter não facilitou e está de regresso ao topo da tabela
Inter não facilitou e está de regresso ao topo da tabelaAFP
O Inter Milão goleou este sábado a Udinese, por claros 4-0, e voltou a assumir a liderança da Serie A. Antes, a Atalanta quebrou um ciclo negativo e triunfou na receção ao AC Milan, por 3-2. Já o Hellas Verona conseguiu um empate a um golo com a Lazio, aguentando-se após a expulsão de Ondrej Duda, aos 77 minutos, e deixou os Aquilotti à procura da primeira vitória fora de casa em quatro jogos em todas as competições.

Inter 4-0 Udinese

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

O Inter Milão voltou à liderança da Serie A, após uma convincente vitória por 4-0 sobre a Udinese, em San Siro, ampliando a série invicta dos nerazzurri em todas as competições para 13 jogos. 

Depois de ter marcado um ponto na vitória sobre o campeão Nápoles, o Inter parecia cheio de confiança durante os primeiros minutos, com Lautauro Martínez a rematar de cabeça à trave e Federico Dimarco a ver um remate rasteiro ser travado por Marco Silvestri. O tráfego de sentido único continuou à medida que o primeiro tempo avançava, e Hakan Çalhanoğlu esteve a centímetros de quebrar o impasse, pouco antes da marca da meia hora, quando o internacional turco disparou por pouco para fora do alcance.

Sem se deixar abater pela falta de pontaria, o Inter não deu sinais de abrandar o ritmo com o aproximar do intervalo, e os homens de Simone Inzaghi tiveram uma oportunidade de ouro para chegar à vantagem quando Nehuen Perez foi penalizado por puxar Martínez na área. Çalhanoğlu assumiu a responsabilidade e rematou com frieza para o canto inferior esquerdo, marcando o seu sétimo golo na serie A, aos 37 minutos.

Animado com o avanço, o Inter subiu de ritmo antes do intervalo, marcando dois golos no espaço de três minutos. Primeiro, Dimarco mostrou uma compostura impressionante para varrer para casa o passe perfeito de Çalhanoğlu, aos 42 minutos, antes de Marcus Thuram terminar uma jogada sensacional da equipa, batendo na trave após o cruzamento hábil de Henrikh Mkhitaryan, aos 44', dando aos Nerazzurri uma vantagem de três golos ao intervalo.

Com a vitória praticamente garantida, os anfitriões não aceleraram muito no início do segundo tempo. No entanto, continuaram a ser uma ameaça no último terço, com Dimarco a ser uma constante saída de bola a partir da lateral. Com os 14 primeiros jogos da primeira divisão com o menor número de pontos desde 1994/95, os visitantes tiveram de limitar os danos até à última meia hora, apesar de Lorenzo Lucca ter pensado que poderia ter marcado um golo de consolação para os Bianconeri, mas foi impedido pela bandeirola do árbitro assistente.

A seis minutos do fim, o Inter teve o seu momento de glória com o golo do talismã Martínez, que rematou de primeira para o fundo da baliza, selando assim a sexta vitória consecutiva em casa no campeonato, pela primeira vez na história dos nerazzurri.

A Udinese, por sua vez, quer recuperar contra o Sassuolo no próximo fim de semana, depois de ter somado apenas uma vitória em 19 jogos.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform

Atalanta 3-2 AC Milan

Os onzes iniciais da partida
Os onzes iniciais da partidaFlashscore

No segundo jogo do dia, a Atalanta derrotou o Milan (3-2) com um grande golo de Muriel nos últimos minutos.

O Milan caiu para a sétima posição, a sete pontos da Juventus e do Inter de Milão, enquanto a Atalanta subiu para a 7.ª posição, a apenas um ponto da Roma, quarta classificada, que tem um jogo a menos.

Uma primeira parte aberta e equilibrada terminou empatada, quando parecia que podia ter terminado 1-0 para a equipa da casa, graças à ação individual de Lookman aos 38 minutos: o inglês soltou-se da defesa rossoneri e aproveitou um desvio decisivo do compatriota Tomori, que tornou inútil a presença de Mike Maignan entre os postes.

Na última jogada antes de ir para o descanso, de facto, um cabeceamento de Giroud após um pontapé de canto cobrado por Alessandro Florenzi trouxe a sua equipa de volta ao jogo, gelando o público do Estádio Gewiss.

Na segunda parte, a Atalanta tentou imediatamente responder ao golo do empate antes do intervalo e, depois de uma série de iniciativas intempestivas, voltou a encontrar a vantagem aos 55 minutos com Lookman, que trabalhou bem com De Ketelaere e rematou para o 2-1.

As primeiras alterações de Pioli para tentar dar a volta ao jogo foram de Ismael Bennacer e depois Luka Jovic (para os lugares de Samuel Chukwueze e Ruben Loftus-Cheek, respetivamente).

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

A um quarto de hora do fim, a Atalanta esteve a centímetros do 3-1, primeiro com Giorgio Scalvini e depois com Lookman, mas em ambos Maignan foi prodigioso e manteve o Milan vivo no jogo.

Um golo marcado, um golo sofrido: passaram-se alguns minutos e Christian Pulisic conseguiu colocar uma bola rasteira na área que Jovic desviou para o interior da baliza, passando por cima da desatenta defesa da Atalanta: 2-2.

Nos descontos, o Milan ficou reduzido a dez homens quando Davide Calabria viu um duplo cartão amarelo e, segundos depois, sofreu o 3-2 pelo recém-entrado Luis Muriel, com um esplêndido golo de calcanhar.

Verona 1-1 Lazio

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Talvez impulsionada pelo primeiro triunfo no campeonato desde outubro, a Lazio começou bem a partida, abrindo vantagem a meio do primeiro tempo, graças a uma jogada coletiva incisiva. Uma série de passes rápidos ajudou a abrir caminho pela retaguarda do Verona, culminando com um remate de Mattia Zaccagni, ex-Gialloblù, a partir de um cruzamento rasteiro de Felipe Anderson, aos 23 minutos.

Os Aquilotti controlaram o jogo durante todo o primeiro tempo, dominando a posse de bola e marcando o único remate à baliza de ambos os lados.

Com uma hora de jogo, nenhum dos guarda-redes tinha feito qualquer defesa e as oportunidades claras de golo eram difíceis de concretizar. Depois de ter marcado cinco golos nos dois jogos anteriores, o Verona precisava de mais ímpeto ofensivo se quisesse salvar alguma coisa da disputa, mas a equipa de Maurizio Sarri parecia relativamente confortável com o estado do jogo.

No entanto, tudo isso mudou num piscar de olhos, quando Ivan Provedel não conseguiu lidar com um cruzamento em arco, permitindo que Tomáš Suslov colocasse a bola no caminho de Thomas Henry, que improvisou para empatar pela segunda vez numa semana, aos 70 minutos.

Momentos depois, os adeptos do Verona pensaram que estavam a perder mais um golo de um antigo jogador, mas o VAR veio em seu auxílio para anular o cabeceamento de Nicolò Casale, na sequência de um canto. O jogo estava a aproximar-se do fim e, quando Duda recebeu o segundo cartão amarelo, aos 77 minutos, os anfitriões ficaram a ganhar.

No final, o Verona fez o suficiente para conquistar uma parte do resultado, que mantém os Gialloblù na zona de despromoção, sem vencer nenhum dos últimos seis jogos da Serie A. Já a Lazio, apesar de ter subido para o oitavo lugar, terá a sensação de dois pontos perdidos, já que os rivais europeus poderão distanciar-se ainda mais nesta 15.ª jornada.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaOpta by Stats Perform