Serie A: Inter quer conquistar o título no dérbi de Milão, Roma recebe dérbi da capital
Não é incomum que as discussões sobre o clássico dominem as conversas locais em Milão na véspera da partida, mas os olhos estão voltados para este jogo há semanas, isto porque o Inter pode humilhar os seus rivais.
A vantagem de 14 pontos na liderança da Serie A, a oito jornadas do fim, significa que é apenas uma questão de tempo até que o Inter o AC Milan, segundo classificado, e conquiste o 20.º título do Scudetto.
Independentemente do que acontecer, 11 pontos serão suficientes para o Inter, mas a equipa de Simone Inzaghi ainda pode conquistar o Scudetto diante de milhares de adeptos milaneses no próximo clássico, no dia 22 de abril.
A Gazzetta Dello Sport publicou na quarta-feira que os ingressos para esse jogo esgotaram em poucos minutos, com o contingente do Inter limitado a 7.500 dos mais de 70.000 lugares no San Siro.
O defesa Alessandro Bastoni garantiu que "quando e como não importa", mas reconheceu que ganhar o título no clássico com o Milan seria uma doce vingança por ter sido derrotado pelo rival no último dia da temporada, há dois anos.
Nesta altura, a possibilidade de tal acontecer deve ser encarada com seriedade, uma vez que, se as duas equipas chegarem ao dérbi com 13-15 pontos de diferença, o Inter pode conquistar o título com cinco jogos de antecedência se vencer o AC Milan. Se a diferença aumentar para 16-18 pontos, o Inter precisará apenas de um empate contra o Milan, que recebe o Lecce no sábado.
Com ambas as equipas a terem jogos fáceis nas próximas duas semanas, o Inter deverá ter a oportunidade de conquistar o título com uma sexta vitória consecutiva no dérbi, depois de ter esmagado o Milan por 5-1 em setembro.
"Ainda é muito cedo para dizer que o Inter vai conquistar a sua segunda estrela (20 títulos)", disse o capitão do Milan, Davide Calabria, na semana passada.
A Roma, de Daniele De Rossi, por sua vez, é a anfitriã da Lazio no Stadio Olimpico, na esperança de vencer o seu primeiro dérbi em mais de dois anos depois de não conseguir vencer o seu clube da capital sob o comando de José Mourinho.
A perda de pontos em Lecce na segunda-feira de Páscoa deixou a Roma em quinto lugar, cinco pontos atrás do quarto classificado, o Bolonha, que atualmente ocupa a última vaga da Serie A na Liga dos Campeões.
O quinto lugar deveria ser suficiente para um lugar na versão renovada da próxima época da principal competição europeia de clubes, tendo em conta o desempenho das equipas italianas nas competições europeias, mas a Atalanta está à espreita, a dois pontos do sexto lugar.
A Atalanta também tem um jogo a menos do que a Fiorentina, que se desloca a Turim com a esperança de prejudicar ainda mais a difícil época da sua maior rival, a Juventus.
A equipa de Allegri, que venceu a Lazio por 2-0 para a Taça de Itália na terça-feira, está em terceiro lugar depois de somar apenas sete pontos nos últimos nove jogos da Serie A e precisa de reverter a situação, já que nove pontos separam a equipa de Turim da Atalanta.
Atenção a: Paulo Dybala (Roma)
O talismã da Roma será titular contra a Lazio depois de ter entrado em campo no empate sem golos com o Lecce na segunda-feira devido a uma lesão na coxa.
O argentino não participou nas vitórias do seu país nos amigáveis contra El Salvador e Costa Rica, mas será fundamental, ao lado do capitão Lorenzo Pellegrini, para as esperanças da Roma contra a Lazio, na luta pela primeira qualificação para a Liga dos Campeões desde 2018.
Estatísticas principais
11 - O número de pontos que o Inter precisa para garantir o título
5 - O Inter venceu todos os cinco clássicos de Milão em 2023