Serie A: Inter tem o título garantido e Paredes brilha para a Roma
Discussão: O Inter já ganhou o título?
A esta altura, acho que estamos diante de um facto e não há muito o que duvidar: o Inter pode já ter vencido o Scudetto.
Os nerazzurri estão a jogar a um nível muito elevado. Continuam a ganhar todos os fins-de-semana, e a diferença entre eles e a Juventus continua a aumentar. Com a vitória por 4-0 sobre a Salernitana, o Inter chegou aos 63 pontos na classificação, nove pontos à frente do rival, que empatou com o Verona (2-2).
Marcus Thuram, Lautaro Martinez, Denzel Dumfries e Marko Arnautovic foram os quatro jogadores que contribuíram para a vitória do Inter. Uma equipa que marca muitos golos, sofre poucos e domina contra todos. Uma máquina perfeita, construída com mestria por Beppe Marotta e Simone Inzaghi, que provavelmente já sentirão que têm uma mão no Scudetto.
É difícil imaginar que a Juventus possa recuperar o terreno perdido. É muito difícil imaginar que o Inter perca mais de três jogos até o final da temporada, especialmente considerando que, para a Juventus ultrapassá-la, não pode perder mais pontos fora de casa. A sensação é de que a Inter já ganhou o Scudetto.
Jogador da semana: Leandro Paredes
Desde a chegada de Daniele De Rossi, o argentino Paredes começou a jogar a um nível que ainda não tínhamos visto na capital; na verdade, provavelmente está a exibir o seu melhor futebol.
Paredes tornou-se o cérebro da Roma. Parece uma cópia em miniatura do atual treinador. As ideias de De Rossi parecem combinar na perfeição com as características de Paredes.
A Roma está a jogar de forma muito mais fluida e com passes mais curtos, o que significa que Paredes tem de cobrir menos o campo defensivamente. Na fase de construção, é mais fácil para ele encontrar os seus companheiros entre as linhas e recompensar os seus movimentos, razão pela qual o seu desempenho melhorou significativamente, tanto a nível defensivo como ofensivo.
No último jogo contra o Frosinone, Paredes marcou mesmo um golo de grande penalidade. Ele e Lorenzo Pellegrini são, sem dúvida, os jogadores que mais beneficiaram com a mudança de direção. O argentino realmente parece um jogador diferente.
Equipa da semana: Bolonha
Já dissemos há algumas semanas: O Bolonah de Thiago Motta, depois de um período complicado em que perdeu alguns pontos, está de volta. Josh Zirkzee e seus companheiros venceram no domingo a Lazio de Maurizio Sarri no Stadio Olimpico, subindo assim para o quinto lugar na classificação, sete pontos atrás do terceiro na tabela e à frente de Roma, Lazio e Nápoles, para citar alguns.
É um feito incrível. Talvez não nos apercebamos totalmente do que Motta e os seus rapazes estão a fazer este ano. Habituámo-nos e damos por garantido que o Bolonha joga com tanta personalidade contra qualquer um, incluindo as equipas mais fortes do campeonato.
No domingo, Oussama El Azzouzi e Zirkzee deram a vitória ao Bolonha, respondendo ao golo madrugador de Gustav Isaksen. Motta continua a conseguir resultados importantes, demonstrando grande conhecimento tático e igualmente pragmatismo.
Surpresa da semana: Monza vence AC Milan
Mais uma aula de mestre de Raffaele Palladino. O técnico do Monza levou a melhor sobre Stefano Pioli, vencendo o AC Milan por 4-2 e impedindo que os rossoneri ultrapassassem a Juventus no segundo lugar da tabela.
Foi um jogo de sentido único, um domínio contínuo e incontestado de Andrea Colpani e dos seus companheiros, apesar de a certa altura o resultado estar 2-2 (graças às grandes exibições de Olivier Giroud e Christian Pulisic).
As alterações efectuadas por Pioli não surtiram efeito e Palladino aproveitou: Matteo Pessina e Dany Mota colocaram o Monza a ganhar por 2-0; o Milan empatou momentaneamente graças a Giroud e Pulisic, mas Warren Bondo e Lorenzo Colombo marcaram para fazer o 4-2.
Bondo marcou o terceiro golo do Monza, um remate sensacional contra o qual Mike Maignan nada pôde fazer. Era o seu primeiro golo, como se pode ver pela sua explosão de alegria. Um mau passo de Pioli e da sua equipa. Nesta altura, a esperança está na sua campanha na Liga Europa.