Serie A: Já são seis lesões nos ligamentos cruzados só nos últimos meses
As mais importantes afectam, infelizmente, a seleção espanhola. É o caso de Rodri Hernández e Dani Carvajal. O primeiro na Premier League, o segundo na LaLiga. No campeoanto espanhol a última jornada antes da paragem foi fatídica, com as lesões de Éder Militão, Ilias Akhomach e Enric Franquesa.
Mas há um campeonato onde as ruturas de ligamentos cruzados têm afetado particularmente vários jogadores. Trata-se da Série A. Aqui, passamos em revista os casos mais importantes. O último a entrar na liga é o colombiano Juan David Cabal.
Giorgio Scalvini
O defesa-central da Atalanta é um dos mais promissores de Itália. Na verdade, o nome estava a ser falado para se juntar ao Real Madrid antes de ser afastado por lesão. Scalvini sofreu uma rutura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no último jogo da temporada passada contra a Fiorentina (2 de junho), o que o levou a perder o Campeonato Europeu com a Itália. Foi substituído por Federico Gatti na Nazionale que viajou para a Alemanha.
Esta lesão ocorreu pouco depois de ter acabado de alcançar a glória após a conquista da Liga Europa com La Dea. Ainda não voltou a jogar, pois ainda tem alguns meses para se recuperar totalmente.
Alessandro Florenzi
O antigo lateral-direito da Roma e do Valência, entre outros, agora no AC Milan, ficou de fora grande parte da temporada durante a pré-temporada. A lesão ocorreu em 28 de julho, em Nova Iorque, na vitória dos rossoneri por 3-2 contra o Manchester City. A operação envolveu a reconstrução do ligamento cruzado anterior e a reparação do menisco lateral do joelho direito.
Gianluca Scamacca
A Atalanta, apesar de ter conquistado o seu primeiro título europeu em maio e de estar muito bem na Serie A esta época (está em segundo lugar, a um ponto do Nápoles, que derrotou recentemente por 3-0 no Maradona), é o clube mais afetado por este tipo de lesões.
Gianluca Scamacca sofreu uma rutura de ligamentos a 5 de agosto, num particular contra o Parma. O diagnóstico: rutura do ligamento cruzado do joelho esquerdo.
O avançado romano estava no seu auge. Estava no Euro-2024 com a Itália e tinha marcado 12 golos no campeonato, um na Taça de Itália e seis na Liga Europa, numa época histórica para a equipa de Bérgamo.
Gleison Bremer
O defesa-central brasileiro da Juventus lesionou-se a 3 de outubro no jogo da Vecchia Signora contra o RB Leipzig para a Liga dos Campeões. Bremer sofreu uma rutura do ligamento cruzado anterior, que o afetará pelo resto da temporada.
Um jogo em que a equipa de Turim venceu por 2-3 depois de jogar com menos um jogador devido à expulsão de Di Gregorio e que terminou com uma reviravolta certificada por Francisco Conceição aos 82 minutos. No entanto, a felicidade não foi total devido à lesão grave de um dos seus pilares na defesa.
Duván Zapata
O colombiano do Torino, um clássico da Serie A depois de ter passado por Nápoles , Udinese, Sampdoria e Atalanta, rompeu o ligamento cruzado anterior, o menisco medial e o menisco lateral no jogo contra o Inter, a 5 de outubro.
O Toro ficou assim sem o seu capitão durante toda a época de 2024/25.
Juan Cabal
O último a cair na lista é Juan Cabal. O colombiano da Juventus sofre de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, segundo o clube.
Cabal, que vinha atuando em alto nível pelos Bianconeri, sofreu a lesão esta semana durante um treino com a seleção colombiana, que está na Argentina para se preparar para os próximos jogos das eliminatórias da Copa do Mundo contra Uruguai e Equador. A extensão exacta da lesão foi revelada na quinta-feira.
Outros casos
Mas, infelizmente, a lista não termina aqui. Há outros jogadores que se despediram da temporada ou de boa parte dela por causa da lesão no cruzado. É o caso de Nicolò Cambiaghi (Bolonha), Mateusz Kowalski - que rompeu com a seleção polaca sub-20 - e Alessandro Circati (Parma), Emirhan Ilkhan (Torino) ou Saba Sazonov (Empoli).
Para além disso, houve outras lesões graves na Serie A que nada têm a ver com os cruzados. É o caso de Ruslan Malinovskyi, do Génova, que sofreu uma luxação da articulação e uma fratura do perónio contra o Venezia, em setembro.
Também em setembro, Alexis Sanchez, da Udinese, sofreu uma contusão miofascial na panturrilha medial da perna esquerda durante um treino e ainda não fez a sua segunda partida pelo Friuli.
Por sua vez, Gaetano Castrovili, da Lazio, teve de ser operado mais uma vez. Desta vez, ele está fora por causa de uma lesão no menisco medial da perna esquerda, que não deve deixá-lo fora de ação por mais de um mês e meio.