Serie A: Juventus perde em Nápoles (1-2), Atalanta sofre nova derrota (1-2) antes da visita ao Sporting
Nápoles 2-1 Juventus
Na última vez em que o Nápoles recebeu a Juventus em Nápoles, os partenopei golearam por 5-1 e continuaram a caminhada rumo ao primeiro Scudetto em 33 anos. A temporada atual tem sido muito mais difícil para os campeões, a defesa do título está fora de questão, mas a classificação para a Liga dos Campeões continua a ser uma possibilidade, mesmo que eles estejam 11 pontos atrás do quarto colocado Bolonha antes do pontapé inicial. A Juventus, por sua vez, chegou ao jogo em segundo lugar na tabela, tentando garantir o seu próprio lugar no topo da Europa, e começou melhor do que as duas equipas. A primeira oportunidade clara do jogo coube a Dušan Vlahović aos 10 minutos, com o internacional sérvio a colocar um cabeceamento sem marcação fora do poste após o cruzamento de Chiesa.
Samuel Iling-Junior viu então um esforço salvo por Alex Meret, antes de Giovanni Di Lorenzo cortar um vólei por cima da barra depois de ser encontrado no espaço dentro da área do outro lado. Em seguida, a Velha Senhora teve duas oportunidades fantásticas para quebrar o impasse; primeiro, Iling-Junior disparou para fora de uma posição promissora, depois Vlahović lascou Meret e acertou na trave após ser tocado por Chiesa. Apesar de dominar a posse de bola, o Nápoles teve inicialmente dificuldades em criar aberturas, mas aos poucos foi entrando no jogo e chegou perto através de Khvicha Kvaratskhelia e Mathías Oliveira, antes de o primeiro dar a vantagem à sua equipa. Foi também um golo fantástico, com o georgiano a rematar em vólei ao poste mais próximo, apesar dos melhores esforços de Wojciech Szczęsny. Apesar de ter ficado para trás, a Juve deveria ter chegado ao intervalo empatada, mas Vlahović só conseguiu colocar o seu esforço para fora depois de ter despistado Haméd Traoré dentro do terço defensivo do Nápoles.
Nos minutos iniciais do segundo período, a equipa de Massimiliano Allegri teve mais oportunidades. Mais uma vez, porém, um toque clínico escapou-lhes, já que Fabio Miretti e o sempre envolvido Vlahović não conseguiram vencer Meret. No entanto, a Juve não conseguia manter a sua energia enquanto a linha defensiva do Nápoles desfrutava de um respiro. Os Partenopei dificilmente ameaçavam, mas com uma vantagem de um golo, não precisavam necessariamente de o fazer. Até que os adversários voltaram a igualar o marcador com Chiesa, que marcou o golo que o seu desempenho diligente merecia, nos últimos 10 minutos.
Mas o Nápoles não se deixou abater e ganhou um penálti pouco depois, quando Joseph Nonge derrubou Victor Osimhen na área. O nigeriano foi para a marca de pénalti e, apesar de o remate ter sido defendido por Meret, Raspadori reagiu rapidamente para rematar para o fundo das redes. Com a vitória, a Juventus subiu para a sétima posição, enquanto a Juventus, que já estava sob grande pressão, está agora em perigo, pois tem 12 pontos a mais que a Inter de Milão, que disputou um jogo a mais.
Atalanta 1-2 Bolonha
Pela primeira vez desde 1967, o Bolonha de Thiago Motta conseguiu seis vitórias consecutivas na Serie A ao vencer a Atalanta (1-2), no Estádio Gewiss, garantindo assim a permanência num lugar de Liga dos Campeões.
Com os três primeiros lugares praticamente entregues (AC Milan, Juventus e Inter), resta apenas o quarto lugar em disputa, e as duas equipes sabiam da importância de conquistar os três pontos. A Atalanta, sexta classificada, teve um início quase perfeito quando o cruzamento de Matteo Ruggeri foi recebido por Charles De Ketelaere, mas o belga não conseguiu evitar que o remate saísse por cima da barra.
A equipa da casa continuou a pressionar e acabou por chegar ao golo inaugural pouco antes da meia-hora. Davide Zappacosta entrou na área pelo flanco direito e rematou na cara do golo, que Łukasz Skorupski defendeu. No entanto, Ademola Lookman aproveitou a sobra para colocar a Atalanta na frente.
O Bolonha, por sua vez, não chegou nem sequer perto do empate antes do intervalo, e Motta exigiu mais da sua equipa durante o intervalo. O técnico dos rossoblù recorreu ao seu banco, fazendo entrar Alexis Saelemaekers e Jhon Lucumí. Uma dessas alterações, Saelemaekers, teve um impacto quase imediato, ganhando um penálti aos 56 minutos, quando foi derrubado na área por Teun Koppmeiners.
Na cobrança do castigo máximo, Joshua Zirkzee não perdoou e marcou o seu décimo golo na temporada. O conjunto visitante completou a reviravolta minutos depois, com assinatura de Lewis Ferguson.
O técnico Gian Piero Gasperini decidiu então fazer quatro alterações em cinco minutos. Os anfitriões começaram a aumentar a pressão em busca do empate, mas a falta de eficácia e uma defesa resoluta do Bolonha impediu que a Atalanta conseguisse o empate e deixasse fugir o adversário na tabela, que fica agora com mais cinco pontos.