Serie A: Martinez está imparável, AC Milan empata e Atalanta volta a vencer
Jogador da Semana - Lautaro Martíenz
Não há ninguém como ele. O argentino continua a marcar golos a um ritmo impossível para todos os outros avançados do campeonato. Marcou mais um golo, desta vez no domingo à noite contra a Fiorentina.
Foi uma partida complicada para os nerazzurri, com os rapazes de Vincenzo Italiano fazendo um jogo muito bom, mas, como de costume, eles tiveram dificuldades dentro da área quando era hora de prejudicar a Inter (como evidenciado pelo penálti desperdiçado por Nico Gonzalez).
O Inter voltou a vencer no domingo e fê-lo, como sempre, graças ao seu capitão, graças a Lautaro Martinez. Desta vez, o argentino marcou com uma grande cabeçada no poste mais próximo, tornando impossível qualquer defesa de Pietro Terracciano. Atacou o cruzamento do seu colega de equipa, foi um pontapé de canto, e bateu todos os defesas adversários e o guarda-redes, como um relâmpago implacável, bateu a bola e enviou-a para a baliza.
Foi o seu 19.º golo na Serie A, sim, leu bem, não é um erro de escritor, mas também o golo que coloca o Inter de novo no primeiro lugar da classificação, a salvo de uma possível ultrapassagem da Juventus. Neste momento é, sem dúvida, um dos melhores avançados do mundo e Simone Inzaghi está a gostar dele.
Jogo da semana - AC Milan - Bologna
Outro jogo do AC Milan, outro jogo cheio de emoções, golos e acontecimentos. Na noite de sábado, os rapazes de Stefano Pioli e Thiago Motta se enfrentaram e acabou por ser uma partida deixar água na boca, cheia de emoções e reviravoltas, como era de se esperar.
O AC Milan nunca tem um momento de tédio este ano, isso já está claro, mas ninguém podia esperar um jogo com três penáltis, dois dos quais foram falhados (ambos pelo Milan). Pioli voltou a encontrar um Rafael Leão de luxo, com o português a ser o protagonista absoluto do jogo, com muitas oportunidades de golo criadas, enquanto Motta contou com o fenomenal Josh Zirkzee, a estrela do Bolonha.
Foi ele quem marcou o primeiro golo do jogo, no final de uma bela jogada de equipa, que ele próprio iniciou. O AC Milan, no entanto, não desanimou. Pelo contrário. Uma bela jogada individual de Ruben Loftus-Cheek colocou os rossoneri em vantagem. O antigo jogador do Chelsea está a tornar-se cada vez mais central para os italianos e estes dois golos provam-no.
Aos 90+2 minutos, tudo parecia estar resolvido, com os rossoneri convencidos de que já tinham os três pontos no bolso, mas de repente surgiu um penalti para o Bolonha, que nunca deixou de atacar e tentar, graças em parte a uma sumptuosa atuação de Zirkzee, que praticou um futebol incrível em cada minuto que esteve em campo. Riccardo Orsolini assumiu a responsabilidade de cobrar a grande penalidade e assinou o golo do empate com um remate perfeito - 2-2. Um resultado justo e um jogo divertido.
Supresa da semana- Juventus - Empoli
Quando menos se espera, uma parada chega para a Juventus. Os Bianconeri perderam o topo da classificação e deram lugar ao Inter, mas muito do crédito pertence ao Empoli e, acima de tudo, à tolice cometida por Arek Milik, que foi expulso na primeira parte (aos 18 minutos!) num jogo muito delicado e importante.
Max Allegri provavelmente deveria ter dado outra oportunidade à sua estrela em ascensão Kenan Yildiz. Entre os Bianconeri e os Toscanos, o jogo terminou em 1-1. O primeiro golo foi marcado por Dusan Vlahovic, que já se tornou uma máquina de fazer golos e o momento difícil parece pertencer a outra era.
O jovem médio foi o grande protagonista e, com um remate preciso e venenoso de pé direito, travou a corrida ao Scudetto da Juventus, pelo menos por enquanto. Finalmente, Baldanzi voltou à ribalta com a camisola do Empoli - os rumores sobre o interesse da Roma no jogador provavelmente fizeram-lhe bem.
Equipa da semana - Atalanta
Aleksey Miranchuk e Gianluca Scamacca marcaram os golos da vitória da Atalanta por 2-0 sobre a Udinese.
Os comandados de Lele Cioffi jogaram bem, às vezes até mereciam o empate, mas é com partidas como essa que se pode mudar as temporadas aparentemente mais complicadas, e foi exatamente isso que a Atalanta fez.
A equipa treinada por Gasperini está agora em quarto lugar na classificação - um sinal de maturidade e crescimento é ganhar jogos que as pessoas esperam que ganhemos. A Atalanta está a crescer neste aspeto e, no jogo contra a Udinese, não precisou de muito para fazer valer a sua qualidade.
Um facto não deve ser esquecido - em todos estes últimos jogos, Gian Piero Gasperini não pôde contar com o melhor jogador, Ademola Lookman. Este é o caminho certo e os adeptos da Atalanta estão agora a apreciar a evolução da equipa.