Serie A: Milan tramado pelos penáltis (2-2), Juventus com liderança em risco (1-1)
Milan 2-2 Bolonha
O Milan não aproveitou o empate da Juventus ao final da tarde e acabou por também somar apenas um ponto, num jogo definido pela incapacidade, e pela capacidade, de cobrar grandes penalidades.
Num primeiro tempo marcado pela suspensão do jogo em solidariedade com Mike Maignan aos 16 minutos, o Milan criou muito, mas foi o Bolonha que assumiu a liderança pouco antes da meia hora, em mais um grande momento de Zirkzee, que vai brilhando sob o comando de Thiago Motta.
O antigo jogador, agora treinador do Bolinha, acabou expulso aos 41 minutos, ao protestar um penálti assinalado sobre Kjaer. O italo-brasileiro viu vermelho, mas a verdade é que Giroud permitiu a defesa de Skorupski.
Quando parecia que a primeira parte ia terminar, o Milan chegou ao empate através de Ruben Loftus-Cheek, que conseguiu desviar para a baliza um cruzamento da direita de Davide Calabria.
O Bolonha começou melhor a segunda parte, com Zirkzee a desperdiçar uma grande oportunidade de golo logo aos poucos minutos, rematando por cima de uma posição favorável. O Milan respondeu e ganhou uma grande penalidade depois de um grande lance de Rafael Leão. Desta vez, Theo Hernández foi chamado a converter, mas não era dia de franceses a marcar penáltis: se Giroud permitiu a defesa, o lateral acertou no poste. Ainda marcou na recarga, mas contra as regras. Tudo na mesma.
O improvável Loftus-Cheek, no entanto, ainda deixou o Milan em vantagem, novamente num lance da direita, desta vez saído dos pés de Florenzi, mas o jogo ainda não tinha terminado. Kristiansen cometeu uma grande penalidade em cima do apito final e Orsolini mostrou como se faz ao apontar o golo do empate aos 90'+2.
Juventus 1-1 Empoli
Reduzida a 10 desde os 15 minutos, a Juventus não foi além do 1-1 contra o Empoli, pondo assim fim à série de vitórias e deixando o primeiro lugar da Serie A em risco.
Depois de um par de tentativas bem repelidas por Elia Caprile, o jogo sofreu uma reviravolta logo aos quinze minutos: Arkadiusz Milik viu vermelho direto após entrada dura sobre Alberto Cerri e obrigou a Juventus a jogar quase todo o jogo em inferioridade numérica.
O jogador a mais deu confiança ao Empoli, que manteve a posse de bola durante longos períodos, obrigando os Bianconeri a refugiarem-se na defesa. Na primeira parte, a equipa de Massimiliano Allegri não criou perigo, com exceção para um lance de Miretti perto do final.
Na segunda parte, o jogo recomeçou como tinha terminado, mas a Juventus mostrou desde o início que queria explorar todas as oportunidades possíveis para desbloquear o resultado. Assim, após um pontapé de canto, Dusan Vlahovic abriu o marcador aos 50 minutos.
A desvantagem obrigou Davide Nicola a uma dupla mudança ofensiva: saíram Alberto Grassi e Alberto Cerri, entraram Cancellieri e Tommaso Baldanzi. A Juventus, pressionada para defender a vantagem, não conseguiu manter a baliza a zero e, surpreendentemente, sofreu o golo do empate por Baldanzi, com um remate rasteiro de pé direito, o seu pé mais fraco.
A Juventus sofreu e, nos minutos finais, lançou-se num forcing tímido que não deu em nada, apesar das entradas de Yildiz e Samuel Iling-Junior. Com este resultado, o Inter, que tem dois pontos e dois jogos a menos, pode aproveitar para assumir a liderança do campeonato.
Atalanta 2-0 Udinense
Quinta vitória consecutiva em casa da Atalanta que, apesar de muitas ausências (Toloi, Koopmeiners, Lookman), venceu a Udinese por 2-0 e conquistou momentaneamente o quarto lugar.
A primeira parte foi disputada a um ritmo baixo, mas as oportunidades não faltaram. A Atalanta começou melhor, com Scalvini a aventurar-se no ataque e a criar o primeiro lance de perigo para a equipa de Gasperini.
Inspirado só mesmo o belga Charles de Ketelaere, que acabou por ser o homem do jogo com as duas assistências decisivas na partida frente ao conjunto de Udine, que não vence há quatro jornadas.
Aos 33 minutos, o jogador emprestado pelo AC Milan recebeu de Kolasinac e cruzou para Miranchuk. De forma algo confusa, o ucraniano acabou por bater Okoye e abriu o marcador.
A reação da Udinese foi imediata: primeiro, Festy Ebosele viu-se sozinho frente a Marco Carnesecchi, que, no entanto, fez uma grande defesa com o pé; depois, foi Sandi Lovric a finalizar uma bela ação colectiva, mas o seu remate acabou por sair ao lado.
Mas, nos últimos segundos da primeira parte, a Atalanta conseguiu uma inesperada vantagem de dois golos. De Ketelaere encontrou Gianluca Scamacca, que não perdoou e, com um remate diagonal, fez o sexto golo na Serie A.
Mesmo na segunda parte o ritmo manteve-se baixo, com a Atalanta a limitar-se a controlar o marcador, sem arriscar. Por outro lado, a inércia da Udinese não evitou mais uma derrota da equipa de João Ferreira, que foi titular. Com este resultado, o conjunto de Udine pode mesmo cair para a zona de despromoção.