Serie A: Nápoles vence Monza (2-0) e é líder do campeonato
Recorde as incidências da partida
Depois de um início de temporada dececionante, com uma derrota por 3-0 com o Hellas Verona na primeira jornada, Antonio Conte comandou uma recuperação dramática que rendeu 10 pontos nos últimos quatro jogos do Campeonato Italiano.
No papel, a visita de um Monza sem vitórias ao Estádio Diego Armando Maradona parecia ser a oportunidade ideal para dar continuidade a esse ressurgimento. Os Partenopei conseguiram isso mesmo, abrindo o marcador aos 22 minutos, por Matteo Politano. O lendário defesa italiano Alessandro Nesta teria feito o banco de suplentes estremecer, já que o central Alessandro Bianco, do Biancorossi, deu uma assistência inadvertida para o avançado do Nápoles rematar para o 1-0 de um ângulo apertado.
Com este golo, Politano tornou-se apenas o terceiro jogador a marcar em cada uma das últimas 10 épocas da Serie A - desde a campanha de 2015/16 - juntamente com Duván Zapata e Paulo Dybala.
Os anfitriões dobraram a vantagem 12 minutos mais tarde, após mais uma defesa infeliz do Monza, quando Stefano Turati cortou a bola e Khvicha Kvaratskhelia rematou para a baliza, depois de Andrea Carboni ter bloqueado o remate inicial de Scott McTominay. A forma como os jogadores de Conte trocaram de posição sem problemas teria dado ao notoriamente exigente treinador muita satisfação antes do intervalo.
O jogo parecia ter voltado à normalidade depois do intervalo, com Kvaratskhelia a antecipar-se à indecisão de Warren Bondo no meio-campo para fazer a jogada para Lukaku, mas o remate do belga foi bloqueado por Pablo Mari. Na sequência do canto, McTominay ficou a centímetros de abrir o dilatar o resultado para o N+apoles, subindo mais alto para receber o lançamento de Politano e cabecear.
No entanto, houve alguns sinais de encorajamento para os visitantes, com Elia Caprile a ser forçado a fazer a sua primeira ação significativa do jogo para salvar o cabeceamento de Milan Đurić, antes de o livre vistoso de Daniel Maldini ter rasado a rede lateral.
Apesar do esforço da segunda parte dos Biancorossi, não foi suficiente para entrar na folha de pontuação e deixar a equipa de Nesta como uma das duas únicas equipas - juntamente com o Cagliari - que ainda não provaram a vitória na Serie A esta temporada.